Transformação de sótão em T2 aconchegante com decoração minimalista (Castanheira do Ribatejo)

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Transformação de sótão em T2 aconchegante com decoração minimalista (Castanheira do Ribatejo)

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
by Homestories Scandinavian
Loading admin actions …

O sótão é ainda muito associado a uma área de arrumação onde vai parar tudo e mais alguma coisa: aqueles objectos que já não usamos, mas que também não sabemos se queremos mesmo deitar fora, os enfeites de Natal, os brinquedos antigos, alguns livros, e assim por diante. Não temos dúvidas de que é útil ter uma zona de arrumos em casa, mas a verdade é que há sótãos com potencial para serem muito mais do que isso. Não é por acaso que, à homify, chegam muitos projectos de sótãos convertidos em suítes, em salas de jogos, em salas multimédia e até em pequenos apartamentos. Hoje, trazemos-lhe um desses projectos.

A Isabel e o Joaquim andavam há muito a pensar remodelar o sótão lá de casa, mas ainda não tinham sentido real necessidade disso. Agora, com as visitas dos filhos e dos netos, a casa tornou-se pequena e surgiu a oportunidade certa para o casal dar asas ao seu velho sonho e criar um T2 com casa de banho, acesso ao piso inferior, uma mini-cozinha e uma sala muito confortável.

O trabalho foi levado a cabo pela Homestories que nasceu da paixão pela arquitectura e design da sua criadora, a arquitecta Tânia Martins. A empresa, que privilegia a simplicidade e a funcionalidade do estilo escandinavo, presta serviços variados e em diferentes áreas: remodelação de edifícios, casas, espaços comerciais e escritórios; recuperação e reabilitação de espaços interiores ou exteriores; projectos de arquitectura e especialidades; home-staging; decoração; consultoria na área do design gráfico, de interiores e equipamento; projectos 3D de espaços; licenciamentos e serviços de apoio à efectivação dos mesmos e venda de artigos de decoração. Se precisa de uma equipa experiente para dar um novo élan ao seu espaço, pode ter na Homestories a resposta.

Sem mais delongas, vamos conhecer o aconchegante sótão da família Oliveira.

1. Cozinha aberta para a zona de refeições

Encetamos o nosso livro de ideias com a proposta para a cozinha e a zona de refeições do sótão onde, de imediato, sobressai o elegante e intemporal binómio branco e madeira.

A cozinha, com armários brancos e frente lisa, desenvolve-se ao longo de uma parede e tem, ainda, a ilha central como apoio adicional. A ilha, para além de trazer mais espaços de arrumação e de tornar a cozinha mais prática, funciona como elemento sectorizador.

A zona de refeições é composta por uma mesa redonda—perfeita para quebrar a geometria do espaço e torná-lo mais dinâmico—rodeada por quatro cadeiras DSW da Charles and Ray Eames. Sobre o tampo desemboca um candeeiro super moderno que, para além de criar um ponto focal, será responsável por gerar uma atmosfera mais intimista durante as refeições e, claro está, assegurar a funcionalidade da área.

2. Cozinha em pormenor

Nas imagens pode-se ver de forma mais aproximada a cozinha e a forma como se integra no espaço e dialoga com os restantes zonas. A ilha central possui gavetas altas e espaçosas e tem o lava-louça incorporado, bem como a placa de indução sobre a qual foi instalado um exaustor cilíndrico.

A madeira exibe orgulhosamente os seus veios e nós, tornando o ambiente mais rústico e acolhedor. A partir desta perspectiva, conseguimos perceber melhor a forma como o sótão se organiza. A arquitecta teve o cuidado de incluir um ripado que circunscreve e proporciona resguardo à zona de refeições e de posicionar a mesa sob uma das clarabóias que permite que a luz natural entre no sótão.

3. Sala de estar: um sofá confortável para toda a família

Na sala de estar, encontramos um fantástico sofá de canto de linhas clean ao lado do qual foi colocado um candeeiro de pé com braço flexível. Esta peça é perfeita não só para criar um ambiente mais acolhedor e completar a decoração como também para auxiliar a leitura. A decoração obedece a uma estética minimalista em que menos é mais.

4. O móvel de televisão

A opção por móveis baixos e compridos não terá sido fortuita. Os espaços com tectos baixos ou esconsos pedem móveis que sejam, também, eles, baixos. Desta forma, o ambiente fica menos sobrecarregado e cria-se a ilusão de que os tectos são mais altos. Esta lógica aplica-se, fundamentalmente, às peças mais volumosas como, por exemplo, os sofás, as camas ou os móveis de televisão. Neste sótão, o móvel de televisão terá sido pensado à medida para encaixar com exactidão na parede que defronta o sofá.

5. Quarto

Não há quartos mais acolhedores do que os quartos em sótãos. As clarabóias, o facto de estarem lá em cima longe de tudo e os tectos esconsos, sobretudo em madeira, proporcionam-lhes um aconchego muito especial. Para este quarto, a Homestories criou uma cabeceira branca à medida, em branco, e por uma cama que, por estar (ou parecer) suspensa, transmite uma enorme sensação de leveza. A carpete completa o conjunto e reforça o conforto da divisão.

6. Casa de banho

Terminamos na casa de banho onde se destaca o enquadramento geométrico fantástico da zona do lavatório e o espelho a gerar reflexos intrigantes que nos fazem olhar duas vezes. Chamamos, também, a sua atenção para o pormenor da cama de pedra que surge sob o móvel do lavatório, emprestando um toque orgânico ao ambiente que, de certa forma, nos lembra um spa. Para se preservar a amplitude visual do espaço, optou-se por um duche italiano protegido por uma superfície de vidro.

____________________________________________________________________________________________________

Acha que a Homestories era a empresa ideal para o ajudar a transformar a sua casa? Deixamos-lhe, abaixo, todos os contactos úteis:

  • Morada: Rua Isabel Dumond, n.º2, 2600—642 Castanheira do Ribatejo, Portugal 
  • Contacto telefónico: +351 263 283 142
  • Site: www.homestories.pt
Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!