Saiba como escolher e combinar as cadeiras perfeitas para a sua casa!

Mariana Garcia—Homify Mariana Garcia—Homify
Cadeiras , Webdecor Webdecor Classic style houses
Loading admin actions …

No artigo de hoje, trazemos-lhe como estrela do cenário a cadeira, essa peça de mobiliário imprescindível em qualquer casa. Já se imaginou viver sem ela? Impossível. É precisa no momento das refeições, para pousarmos as compras que acabámos de trazer, para fazermos aquele dia de home office ou até para atirar a roupa do dia, quando chegamos a casa estoirados e só queremos um banho e um pijama limpo. Muitas vezes até pode passar despercebida, mas a verdade é que está sempre presente e assume um papel muito importante no nosso dia-a-dia. No entanto, nem sempre é fácil saber escolher as cadeiras que nos assentam melhor, assim como pode ser tarefa complicada conjugá-las com toda a envolvência onde se vão inserir. E é por isso mesmo que hoje lhe dedicamos este espaço: para apresentarmos aos nossos leitores várias soluções de cadeiras que pode combinar com a restante mobília e decoração! Existindo em vários modelos e materiais, vai poder tirar várias ideias para chegar à sua cadeira ideal. Vamos lá?

Cadeiras de policarbonato

O policarbonato é um tipo de polímero de cadeira longa que tem como principal característica ser termoplástico, isto é, é facilmente moldável quando aquecido. No entanto, embora se assemelhe aparentemente ao vidro, depois de arrefecido é altamente resistente ao impacto. A sua limpeza é muito prática e fácil, pelo que tem sido cada vez mais utilizado para fazer mobiliário. No caso específico das cadeiras, dá um toque muito moderno a qualquer peça, mesmo que tenha linhas mais vintage, como esta apresentada pela decoradora Ângela Pinheiro. Uma vez que na sua forma bruta é incolor como o vidro, facilmente se podem adquirir peças coloridas, mantendo ou não a característica da transparência.

Cadeiras brancas com acabamentos em aço

O branco é uma cor que nunca cai mal, pois combina com qualquer outra. Portanto, em caso de dúvida, pode sempre optar por cadeiras desta cor. Porém, pode revelar-se uma escolha ingrata, por sujar-se ou manchar-se facilmente. Se gosta mesmo desta cor nas cadeiras, pode jogar essa preferência com o material escolhido, optando por um que seja fácil de limpar (evite os tecidos, por exemplo). Mas sabemos que peças assim podem tornar-se aborrecidas… por isso, nada como lhe dar apontamentos diferentes, como pormenores em aço! Além de reforçarem a estabilidade e resistência da sua cadeira, dão-lhe um ar super interessante e que cativa. A elegância toma lugar na sua mesa e vai ver como os elogios rasgados também!

Cadeiras de madeira modernas

É altura de chegar à matéria-prima de eleição para a elaboração de mobiliário: a madeira! Desde os primórdios, que este era o material predilecto para se fazerem aparadores, camas e outras peças de mobiliário—e as cadeiras não se escapam a esta tendência! No entanto, é natural que o design tenha sofrido uma evolução com a passagem de tempo, pelo que hoje em dia conseguimos encontrar excelentes modelos sem ter que abdicar de uma mobília moderna. Neste ponto, apresentamos-lhe este conjunto de cadeiras com um desenho diferente, bonito e atraente. A sua forma de linhas direitas tropeça no assento confortável, ao mesmo tempo que o seu design lhe permite ter uma apresentação leve e pouco formal. Vai conseguir tirar os olhos delas para passarmos ao modelo seguinte?

Cadeiras com estofo

O estofo é outro pormenor que pode realmente fazer a diferença nas suas cadeiras. Hoje em dia, as opções são variadíssimas, quer em padrões, quer em tecidos e cores. Facilmente conseguimos alterar toda uma sala de jantar pelo simples facto de modificarmos os estofos das cadeiras, pelo que a única dificuldade é decidir qual escolher! Comece sempre por perceber qual vai ser a principal utilidade das cadeiras: mesa de jantar? quarto dos miúdos? cadeira de apoio? É importante perceber a frequência da sua utilização para ver qual o material que vai escolher para o estofo. Escolhido o material, pode de imediato ficar limitada às cores existentes (por exemplo, se preferir pele pura, pode só encontrar em castanho ou preto, por exemplo) ou até mesmo a padrões. Se gostar de mais vida, as cores fortes podem ser as eleitas, mas se forem cadeiras para um uso mais frequente, talvez seja melhor escolher tecidos estampados onde não se notem tanto as marcas do uso. Portanto, conclui-se que é uma questão de equilibrar na balança os seus gostos pessoais, a decoração envolvente e a utilização que será dada à peça, com vista a não ter que estofar os assentos várias vezes ao longo do tempo de vida dos mesmos.

Cadeiras com assento de plástico

Por último, temos as cadeiras com assento de plástico. Têm claramente um ar mais moderno, quanto mais não seja por ser um material que nem sempre foi utilizado na indústria do mobiliário. Por isso mesmo, assume sempre um aspecto mais recente e confere ao espaço um toque vanguardista. De qualquer maneira, é preciso tomar nota de um grande inconveniente: o facto de o plástico não ser transpirável. Desta maneira, passar longos períodos de tempo sentado num assento deste tipo pode provocar um certo desconforto ao seu utilizador. A principal consequência disto é ficarmos com as pernas muito transpiradas, o que pode não ser agradável. Este inconveniente pode ser ultrapassado com a colocação de uma almofada, por exemplo. No entanto, se for um assento para ser utilizado esporadicamente ou que funcione mais como uma peça decorativa, não há qualquer inconveniente nisso.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine