Ideias bonitas de decoração com papel

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Expo CIHAC 2013, AMOATO STUDIO SA DE CV AMOATO STUDIO SA DE CV Modern Corridor, Hallway and Staircase Paper
Loading admin actions …

Quando pensamos em introduzir algo de moderno e bem atual na decoração da nossa casa pensamos em variadíssimos materiais—o vidro, o aço, a madeira, o cimento, a pedra ou o tijolo… Mas e o papel? Este nem nos vem à cabeça talvez pela sua fragilidade e delicadeza. Mas se pensarmos bem, este é mesmo assim, presente nas nossas casas, como no revestimento das paredes (papel de parede). 

No entanto, achamos que não é suficiente e que precisamos de valorizar mais este material, nas suas variadas formas, feitios, cores, reciclado ou não… até porque o papel é algo de barato e de bem belo, e se combinarmos estes dois pontos o resultado é sem dúvida incrível! Como tal, apresentamos este artigo super criativo para mostrar-vos as diferentes possibilidades de decorar a vossa casa com papel. Um momento que pode ser passado em família, criações feitas com os vossos filhos. Além de passarem momentos únicos, que eles jamais esquecerão, terão em sua casa uma assinatura própria do vosso estilo e de detalhes inigualáveis. 

Despertamos curiosidade sobre estes milagres homify com o papel? Então siga-nos porque garantimos que se vai surpreender e não será apenas uma inspiração que quererá copiar, talvez todas!

O mobil

Está em preparação para a vinda do seu bebé? Ou simplesmente está a pensar numa nova decoração? Então sugerimos que faça você mesmo o mobil para o quarto do seu filhote. Além de poupar algum dinheiro, terá algo tão original quanto esta bela inspiração, com animais feitos em origami. Canguru? Elefante? Urso? Pássaros? Sapo? Enfim… Está à vontade para criar, tudo o que entender, escolhendo cores e padrões de papel que possam combinar com a decoração do quarto. 

leveza do papel, fará que se movem com um pouco de vento ou ao abanar, o seu bebé irá achar tanta piada! Para suspendê-los só precisará de um fio de pesca na cor transparente, de dois paus recolhidos num passeio à floresta e um pequeno gancho para suspender no teto. 

Tão fácil, tão prático, tão barato, tão criativo, tão giro e… tão apaixonante!

Guirlanda de papel num canto acolhedor

Um pouco na onda das festas da aldeia decora-se um canto da nossa casa com guirlandas de papel. Haverá maneira mais original do que esta para trazer vida, cor e alegria? Acreditamos que não! Traz um ar super festivo e divertido, que não há como não arriscar, porque afinal não terá nada a perder. 

Pode levar esta ideia para uma festa, para o vosso jardim agora no verão, para um canto da vossa sala, enfim todos os cantos e recantos são possíveis, com imaginação e vontade será a via certa. Misturar e combinar cores diferentes, fará reavivar o canto instantaneamente. Pode inovar nas cores e/ou nas formas.

Quando começamos a descobrir e a pensar sobre este assunto, verifica-se que as decorações de papel não nos são alheias, apenas nem sempre sabemos delas!

Formas orgânicas + aguarela

Uma ideia que pode utilizar para decorar a sua casa ou a próxima festa de aniversário. Para isso, bastará usar esta técnica de papel molhado ou de papel seco, mas mantendo a cor, vinda de tintas aguarelas ou de pinturas a óleo. 

A grande vantagem desta arte é que o origami fica com dobras suaves, sendo mais fácil criar formas naturais ou orgânicas. 

São variadas as propostas e as ideias que pode criar. Até pode fazê-lo com um rolo de papel higiénico, desenrola todo o papel fazendo vários leques. Depois só terá de juntá-los e criar umas formas bem divertidas. No fim, escolha as tintas que desejar, até podem ser de tons diferentes e só terá de se divertir ao pintar as bordas, para criar o efeito do exemplo. Tenha cuidado para não aguar demasiado as tintas, para que o papel não absorve tanto líquido. 

Agora é só criar.

Cubos de papel, para um efeito tridimensional parede

Quer surpreender? Quer fazer diferente? Quer quebrar a quebra dos trabalhos em 2D? Então tente criar produtos feitos em papel com forma 3D, irá surpreender tudo e todos. Não há como ficar indiferente a paredes destas, ora veja este exemplo! Uma fantástica ideia para revestir as suas paredes, deixando para trás a pintura ou o tradicional papel de parede. Pode criar origamis 3D de diversas formas, mediante o espaço que estiver, por exemplo no quarto do filhote pode fazer ursos, pinguins, flores ou cubos.

Se é uma tarefa fácil? É claro que não o é, mas não é excessivamente complexa; tempo, dedicação e pôr toda a família a desenvolver origamis é o grande segredo. Brinque com as cores e o efeito das sombras, sem dúvida que aquela parede de casa, será uma autêntica obra de arte!

Criar o seu candeeiro de papel

Está a adiar a compra do candeeiro, ora são caros ora são feios, e nenhum ainda veio consigo, apesar da sua sala ou até o quarto estarem a precisar, já que está pendurada solitariamente a lâmpada. Então para não deixar esse teto sem decoração, faça você mesmo o tal candeeiro e sim ainda continuamos a falar do papel.

Utilize a técnica do origami, para criar o seu novo candeeiro. Escolha as cores que preferir e o tipo de papel, sendo que o papel de seda é o mais procurado, sendo de uso fácil e de baixo preço. Depois de ter dobrado várias vezes o papel e ter deixado secado as várias peças, pode reuni-las e prender a forma criada ao fio da lâmpada, mais nada. Aqui tem o seu candeeiro criativo e económico.

Por outro lado, poderá também optar pela técnica do papier-maché, também conseguirá criar candeeiros sensacionais. 

Cabeças de animais com papel

Agora que está a ficar pro na matéria apresentamos uma sugestão mais laboriosa. E aqui está a prova que podemos criar coisas fantásticas apenas com papel, até cabeças de animais, coloridas e super artísticas para decorar o hall de entrada ou a sala de estar. E estas não têm nada um ar assustador, já que o papel colorido ameniza a forma desta vida inanimada. 

É de facto incrível, como o papel pode ser usado e transformado nas nossas mãos, mesmo que possa parecer que estes exemplos tenham saído diretamente de uma impressora 3D. 

Faça dos vossos tempos livres algo de criativo e dê asas à imaginação, esqueça por uns tempos o computador e a televisão. Porque a arte é sim, uma grande terapia e um puro relaxe.

Bolas com papel de seda

E terminamos este artigo impressionante, com mais uma ideia impressionante, ideias para festas, mas também para decorações incríveis e singulares… Bolas com papel de seda, tão fáceis e rápidas de concretizar. Em menos de nada tem o teto do quarto do seu filho com outro dinamismo. Rosa, azul, branco, cor-de-rosa… Pergunte-lhe a cor que preferir e quando se fartar faça outras!! 

Ah e reparem naquela guirlanda de estrelas, feita com papel…  

Não há dúvidas que a verdadeira estrela deste artigo é bem o papel!!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine