10 cozinhas portuguesas com certeza!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

10 cozinhas portuguesas com certeza!

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
by Homestories Scandinavian
Loading admin actions …

Precisa de uma dose de inspiração para renovar a sua cozinha? E se lhe dissermos que temos 10 belas cozinhas portuguesas para o inspirar, fica entusiasmado? Não temos dúvidas que sim!

O processo de renovação de uma cozinha é dispendioso mas, sejamos sinceros, é algo que vale a pena, porque não é só a casa que fica a ganhar, mas também todos os seus utilizadores. Uma cozinha atrativa e confortável deixa-nos com muito mais apetite, sobretudo com muito mais vontade de confecionar pratos típicos portugueses. No entanto, não estamos aqui para lhe dar receitas de Bacalhau à Brás, nem tão pouco de Carne à Alentejana. A nossa receita baseia-se mais na partilha de dicas, ideias e imagens para inspirá-lo a ter a cozinha perfeita e muito à moda portuguesa.

Venha daí, porque o nosso artigo é de abrir o apetite! 😋

1. Uma mistura de emoções

Imaginamos uma cozinha portuguesa como sendo acolhedora, espaçosa, luminosa e com muita arrumação, mas também com detalhes tradicionais e característicos do nosso país. Esta cozinha, por exemplo, adequa-se perfeitamente às expetativas dos portugueses, porque tem elementos bastante típicos, como os mosaicos a preto e branco e os armários em madeira, para além de tudo aquilo que precisa para ser feliz numa cozinha. Repare como a madeira dos móveis proporciona calor e bem-estar ao espaço, sendo que os detalhes negros da bancada, dos puxadores, da janela ou, ainda, do revestimento do chão criam um contraste moderno.

2. Reviver o passado, no presente

Esta cozinha mostra-nos que podemos optar por um modelo mais tradicional, mas revisto com as linhas do presente. Um acabamento mais tradicional, mas que foi amenizado pela cor suave dos móveis e de todos os outros detalhes presentes no espaço.

Se não tiver orçamento para comprar novos móveis de cozinha, pode sempre pensar em pintá-los, com uma cor suave e delicada. Veja como o fazer—aqui. Dá algum trabalho, mas pouca despesa, tendo em conta a mudança que isso implica na sua cozinha. Se, ainda, não se lembrou de restaurar os seus móveis de cozinha antigos, pense nisso.

3. Como é o chão das cozinhas portuguesas?

As cozinhas portuguesas também procuram estar por dentro das tendências, sendo que uma das soluções mais em voga, atualmente, é o ladrilho hidráulico ou mosaico hidráulico, para revestir o chão das cozinhas. Este revestimento existe em diversos padrões e cores, mas promete dar carácter e personalidade ao espaço. Neste caso, foi usado para dividir (visualmente) as divisões: cozinha e espaço de refeição.

4. Há cor nas cozinhas portuguesas!

Não pense que as cozinhas portuguesas têm de ser apenas brancas, também podem ser coloridas. Azul do mar? Verde da natureza? Amarelo como o sol? Enfim, a cor que quiser e gostar é bem-vinda numa cozinha portuguesa! Pode optar por aplicá-la de forma pontual ou mais intensa, fica ao seu critério. Neste caso, os profissionais optaram por uma cozinha branca e azul, criando leveza e elegância, como a alma tradicional portuguesa.

5. Acessórios tradiconais

As cozinhas típicas portuguesas têm de ter alguns acessórios tradicionais, mas não precisa necessariamente de comprá-los. Pode recuperá-los de uma herança ou pedir aos seus avós para lhe darem um prato antigo ou outra cerâmica especial. Pode suspender as peças na parede, como vemos aqui, mas também pode colocá-los numa prateleira ou numa vitrina. É uma forma de personalizar e enriquecer o seu espaço!

Dica: se a sua família não tiver peças antigas, procure em feiras, mercados ou lojas vintage. Lá, encontra sempre boas oportunidades!

6. Com ou sem ilha?

As cozinhas tradicionais, por norma, não têm ilha, mas não quer dizer que não possa incluir este elemento na sua cozinha portuguesa, porque os tempos evoluem e temos que acompanhar as tendências. Claro que esta opção depende do espaço que tiver, pois as cozinhas pequenas, normalmente, não suportam esta solução de design.

No entanto, se quiser o bom sabor de uma cozinha portuguesa com ilha, pode inspirar-se neste exemplo, em que revestiram a ilha com azulejos, com um padrão na cor azul, que nos remete para os azulejos tradicionais.

7. Uma bancada bem apetrechada

Uma cozinha portuguesa quer-se cheia! Mas atenção, não queremos dizer com isso que deve estar desorganizada e com tudo à vista. Mantenha na bancada o essencial e o que fica bem, do ponto de vista decorativo. Por exemplo, as colheres de pau num vaso, o sal num recipiente bonito, as especiarias em frascos iguais, as frutas numa cesta bonita, etc.

8. Recuperar também faz parte

Na sua cozinha portuguesa, tanto pode incluir caixas de madeira para ajudá-lo a arrumar e a organizar tudo, como para colocar as batatas, as cebolas, os temperos, as ervas aromáticas, etc. Recupere caixas de vinho ou caixas de frutas, por exemplo. A ideia é sempre reciclar o que temos, dando-lhes uma nova vida.

9. Cozinha portuguesa quer-se arrumada e organizada

Se somos conhecidos por ter uma comida deliciosa, é porque a nossa cozinha é mesmo o nosso espaço sagrado. E, dentro dela, só nós é que mexemos, como quem diz aqui ninguém toca!

Uma cozinha organizada e arrumada é fundamental. Mantenha tudo o mais prático e funcional possível, para facilitar a sua vida na hora de cozinhar, mas também para arrumar tudo no lugar. Quer dicas de arrumação de cozinha? Então consulte este artigo: Como organizar cozinhas – ideias de arrumação.


10. A parede backsplash

Se mais acima, fal´ámos no ladrilho hidráulico para cozinhas tradicionais, aqui falamos da parede backsplash (que fica entre a bancada e os móveis). Se optar por um piso mais chamativo, a parede backsplash deverá ser mais leve. Se, pelo contrário, optar por uma parede backsplash com padrão dinâmico, o chão deverá ser mais discreto. É uma questão de bom gosto e de cuidado. Como sabe menos é mais!

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!