Construção e remodelação de imóveis no Porto

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Construção e remodelação de imóveis no Porto

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Modern Kitchen by MOBEC Modern
Loading admin actions …

Hoje, levamo-lo ao Norte para lhe dar a conhecer quatro fantásticos projectos levados a cabo pela MOBEC, uma empresa criada em 2013, com sede no Porto e em Luanda. O primeiro projecto diz respeito à remodelação de um apartamento. No segundo e terceiro, mostramos-lhe cozinhas, com detalhes muito especiais. Por último, e já que a Primavera chegou, vamos até a um ambiente exterior ver o antes e o depois de um terraço.

A MOBEC tem à disposição uma equipa de arquitectos e de técnicos especializados, que se propõem a satisfazer e a fidelizar os clientes através da construção e da remodelação de imóveis de alta qualidade. A empresa tem-se vindo a afirmar no mercado português pela prestação de serviços nas áreas da engenharia e da arquitectura. As soluções apresentadas, para além de inovadoras, permitem que se optimize e rentabilize a obra, obedecendo a prazos e a orçamentos.

Acompanha-nos?

1. Remodelação de T2: sala de estar—antes

É com a remodelação de um apartamento T2 que abrimos o nosso livro de ideias. Para perceber, com precisão, a forma como os profissionais intervencionaram os espaços, nada melhor do que mostrar como eles eram antes.

A sala estava separada da cozinha, tinha pouca luz natural e, apesar de não se encontrar em péssimas condições, precisava de uma pintura fresca e de uma alteração no layout. O chão ainda estava em bom estado, pelo que os construtores decidiram preservá-lo.

Vamos ver como ficou.

Remodelação de T2: sala de estar—depois

É interessante perceber como a eliminação de uma parede pode fazer tanta diferença. Os espaços integrados—também conhecidos como open spaces - são, hoje em dia, privilegiados por arquitectos e designers de interiores. Para além de melhorarem a dinâmica habitacional, aproximando as pessoas, são a melhor escolha para criar ambientes arejados, luminosos e amplos. Foi, precisamente, o que aqui aconteceu. A sala datada e umbrosa que víamos na imagem acima, deu lugar a uma sala super moderna com a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar unidas.

Com a nova configuração, foi necessário encontrar estratégias de segmentação, isto é, elementos que circunscrevessem cada zona. A cozinha, por exemplo, tem um tecto falso rebaixado, com LEDs embutidas e uma península de madeira a delimitá-la. A distribuição dos móveis e os elementos de decoração, como a carpete, também ajudam a organizar o espaço.

O piso em madeira foi mantido, mas tratado, e as paredes foram pintadas de branco, pelo que reflectem a luz que sobre elas pousa.

Remodelação de T2: cozinha—antes

A cozinha era escura e apertada. Os armários em madeira e as bancadas em granito usavam-se há alguns anos, mas estavam desactualizados. A exiguidade da divisão era acentuada pela existência da marquise, que lhe tomava um espaço que podia ser aproveitado de outra forma. Era, no geral, uma área pouco confortável, funcional e apelativa, do ponto de vista estético.

Remodelação de T2: cozinha—depois

Sim, é a mesma cozinha. A MOBEC transformou-a de forma surpreendente. A cozinha anacrónica deu lugar a uma cozinha minimalista, onde o branco prepondera nos armários lacados, no piso, nas bancadas e na parede backsplash, que surge revestida com azulejo tipo parede de metro (subway tile). Estes azulejos vêm introduzir uma nova textura no espaço e geram um contraste. A luz natural entra em generosos fluxos pela janela. Não obstante, a cozinha conta com uma boa iluminação artificial, proporcionada pelo friso encastrado sob os armários superiores e pelos spots LED.

  • Nota: clique sobre a imagem para ver mais fotografias deste projecto.

2. Remodelação de cozinha em Gaia: antes

Prosseguimos para a remodelação de uma cozinha, em Vila Nova de Gaia. Embora funcional, o design do espaço era obsoleto. Não havia qualquer pormenor diferenciador. Era um ambiente sombrio, enfadonho e sem identidade.

Remodelação de cozinha em Gaia: depois

A equipa da MOBEC optou por tons claros, como o branco, para repetir a luz e emprestar luminosidade ao espaço. Esta cozinha faz parte de uma casa perto das praias da Gaia, pelo que beneficia de uma paisagem sobre o mar e de uma luz constante durante a tarde, por estar orientada a poente.

Os pormenores em madeira cor de mel, do mobiliário de estilo escandinavo, na caixilharia e na tábua de corte da bancada, interrompem a frieza do branco e tornam a atmosfera mais calorosa. Como a cozinha se desenvolve sob o comprido, escolheu-se uma mesa estreita, mas que acomoda, confortavelmente, quatro pessoas (ou mais, se for afastada da parede).

4. Remodelação de cozinha junto ao Douro

O cliente pediu para transformar a cozinha existente—que continha pouca arrumação—numa cozinha funcional, que contivesse uma garrafeira. Esta última foi, aliás, o mote para o projecto. As garrafas aparecem acomodadas dentro de um compartimento de vidro e estão presas pelo gargalo, através de uma estrutura de suporte em aço inoxidável. Foi uma forma engenhosa e criativa de incorporar uma garrafeira na cozinha, sem que esta destoasse. Pelo contrário, a garrafeira acaba por funcionar como elemento de decoração com um design atrativo e funcional.

A meio da cabine de vidro, onde estão guardadas as garrafas, aparece uma superfície branca que se prolonga e forma um balcão, que pode ser utilizado para refeições rápidas do dia-a-dia. A ladeá-lo, estão dois bancos de madeira clara.

4. Remodelação de terraço: antes

Portugal desfruta de excelentes condições climáticas, pelo que os espaços exteriores das casas, sejam eles terraços, jardins ou varandas, devem ser aproveitados ao máximo. Ainda assim, não é atípico as pessoas estarem mais focadas no interior e descurarem estas áreas, que são perfeitas para se usufruir dos dias soalheiros e juntar a família e os amigos.

Na imagem acima, vemos o terraço ainda em fase de construção, mas já é perceptível a zona da churrasqueira e da piscina.

Remodelação de terraço: depois—churrasqueira

Eis o resultado! Acoplada à moradia, está uma pérgola de madeira que resguarda a zona da churrasqueira e de refeições (ainda não mobilada e decorada). A luz do sol passa, mas é filtrada pela cobertura. A churrasqueira, propriamente dita, tem vários nichos que permitem aos moradores guardar o carvão, a lenha e outros utensílios.

Ao lado, vemos um duche que serve como apoio à piscina. Para o revestimento, escolheu-se pastilha em castanho escuro.

Remodelação de terraço: depois—piscina

Terminamos com a piscina, a protagonista deste terraço. Não estando reunidas as condições para haver relva natural, optou-se por um tapete de relva sintética, que produz um efeito idêntico, é pouco dispendioso e mais fácil de manter.

Recomendado:


Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!