Apartamento térreo: vale a pena esta escolha?

Eduardo Prado—homify Eduardo Prado—homify
Residencia Irani, MARIA IGNEZ DELUNO arquitetura MARIA IGNEZ DELUNO arquitetura Modern Terrace
Loading admin actions …

O momento de comprar o lar próprio é muito especial. Sem dúvidas, um dos mais especiais na vida de qualquer pessoa. Poder escolher, enfim, um local para chamar de seu, é um momento que, por muitos motivos, ficará gravado na memória pelo resto dos dias. 

Frente ao esqueleto em construção, que ainda nada lembra o projeto gráfico incrível do folheto de vendas, nasce a dúvida sobre qual o melhor apartamento para fincar moradia. O local geográfico do edifício é dos melhores. Perto de faculdades, supermercados, praças, ciclovias e no caminho do local preferido para o passeio do cãozinho. Não poderia ser melhor. Conversa vai e vem com o corretor, as vantagens do projeto estrutural são mesmo incríveis, com opções de lazer que serão suficientes para preencher qualquer espaço que sobre na rotina. O andar do meio parece muito agradável. A ideia de estar próximo ao solo, mas com uma larga vista para os movimentos urbanos do bairro não parece ser nada mal. Mas, logo o entusiasmo pelo andar preferido é cortado pelo vendedor que não tira o sorriso do rosto ao anunciar a possibilidade de compra do apartamento térreo. O valor, segundo ele, é menor do que os demais, já que os encargos para o uso do elevador não serão somados ao valor mensal do condomínio. Com a proposta animadora de uma economia inesperada, o negócio é fechado. Tudo parece ótimo, até que a primeira dúvida nasce: será mesmo uma boa ideia morar em um apartamento térreo?

A resposta pode ser vista de diversos ângulos, claro, dependendo ainda se este ponto de vista é feito por uma pessoa otimista ou pessimista. Logo, as pesquisas na internet sobre as vantagens e desvantagens de residir no térreo aponta para inúmeras histórias. Gente que gosta. Gente que se arrepende. Gente que está na mesma dúvida. 

Para levantar esta questão bastante importante para a vida de muitas pessoas e mostrar as vantagens e desvantagens em escolher um apartamento térreo como local de moradia, trouxemos um artigo especial onde mostraremos um pouco sobre o que é morar neste local do prédio. Para que as nossas sugestões possam ficar ainda mais abrangentes quanto aos problemas e soluções de se morar no apartamento térreo, convidamos você para deixar o seu comentário ao final do artigo, onde a sua contribuição é sempre bem-vinda. 

Por isso, venha conosco e confira um pouco mais sobre como é escolher um imóvel na parte térrea de um prédio. Temos a certeza de que você encontrará muitas respostas para isto! Aproveite!

Jardim

Muitas vezes os apartamentos térreos são projetados para integrar uma varanda de tamanho maior do que os demais apartamentos. Este desenho para um público específico que não abre mão de um jardim no lar, pode ser tão favorável, quanto problemática.

Vantagens: maior espaço e proveito das áreas externas para o uso de vasos. Maior facilidade para aproveitar a presença da luz natural e, assim, apostar em um maior número de variedade de espécies. 

Desvantagens: observação inconveniente dos vizinhos e contínua e abordagens inoportunas de vizinhos que acreditam poder cultivar espécies em seu jardim. Chuva de objetos das janelas acima do seu apartamento. 

Na imagem, um belo espaço de jardim projetado pelo escritório AD Arquitetura e Design, de Campo Grande (MS).

Mudanças

Praticar mudanças em apartamentos térreos tem ótimas vantagens, assim como desvantagens quando se mora em apartamento térreo. 

Vantagens: sem dúvidas a facilidade para trazer novos objetos e móveis ao lar é de causar invejas aos vizinhos que necessitam de elevadores e escadas para praticar mudanças e compras. As possibilidades de adentrar ao espaço e guardar com maior rapidez os itens comprados, são vantagens muito consideráveis ao fincar moradia em um apartamento térreo. 

Desvantagens: isto, mais uma vez, fica por conta do olhar curioso dos vizinhos, que sempre saberão quais os móveis recém adquiridos, bem como invadirem um espaço particular a você pela simples curiosidade em observar suas compras. 

Na imagem, uma linda sala de estar projetada pela arquiteta Isabela Bethônico, de Belo Horizonte (MG).

Múltiplas entradas

Parece bobagem, mas nem sempre é possível escolher por qual porta você deseja entrar, quando mora em um apartamento. No entanto, para quem mora no térreo, é muito comum a possibilidade de poder escolher por mais de uma porta para entrar em casa.

Vantagem: ter uma entrada exclusiva no apartamento, onde não encontrará os demais vizinhos com frequência. Ter a sorte de não ficar na rua, caso uma das chaves fiquem perdidas. 

Desvantagem: ter a necessidade de limpar as duas entradas com maior frequência, já que, sem definir especificamente qual é a porta de entrada do lar, é mais comum que em ambas as portas a sujeira fique acumulada. 

Na imagem, um hall incrível com a presença perfeita da cor branca para trabalhar a presença da luz natural, em um projeto do talentoso arquiteto Aquiles Nícola Kílaris, de Americana (SP).

Sem elevador

O que parece imprescindível para quem mora no prédio, não é tão importante para quem está no térreo. E isto, claro, tem um ótimo lado bom para ser visto.

Vantagem: você não usa o elevador para entrar em casa, logo, não paga a taxa de condomínio referente ao uso deste espaço. Além disto, se você tem animais de estimação, como cãezinhos para passear, por exemplo, não causará incômodos a terceiros.

Desvantagem: se a sua porta está próxima ao elevador, provavelmente você sofrerá com o barulho de todos os outros moradores. Especialmente aqueles que gostam muito da madrugada e não percebem o incômodo que trazem no descuido com os barulhos e conversas.

Na imagem, um belo projeto de varanda da arquiteta Maria Ignez, de Sorocaba (SP).

Ambiente natural

Sol, sombra de pequenas árvores e a chance de ter um ambiente mais natural próximo à sua casa. Esta possibilidade é, sem dúvidas, excelente para quem mora no espaço térreo.

Vantagens: poder organizar um jardim particular para o cultivo de diferentes espécies, onde você poderá relaxar com momentos de leitura, conversas com amigos e melhor proveito do sol.

Desvantagens: estar na mira das observações indiscretas dos vizinhos. Sofrer com fortes chuvas, que poderão ocasionar maiores estragos ao espaço, bem como maior demanda de tempo para limpar o local.

Na imagem, um lindo projeto de varanda registrado pela fotógrafa Marina de Almeida, de São Paulo (SP).

Vizinhança

Quando moramos em prédio, a sensação de estar em um local que tem uma grande presença de famílias, pode causar tanto o desconforto pelo contato forçado, quanto a sensação prazerosa de conhecer muitos amigos em um mesmo lugar. Para quem mora no térreo, este contato é ainda mais frequente, já que, possivelmente, seu apartamento estará no caminho de circulação de todos os outros moradores.

As vantagens e desvantagens disto você descobrirá apenas quando conhecer os seus vizinhos. Na imagem um lindo projeto de sala integrada, no desenho do escritório Duse Arquitetura e Engenharia, de Garibaldi (RS). 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine