Guia Completo Sobre Medidas de Portas e Janelas na Obra de uma Casa

Daniel Weigmann—homify Daniel Weigmann—homify
Jaguariuna, PM Arquitetura PM Arquitetura Rustic style windows & doors
Loading admin actions …

Ao planejar a construção de uma casa, o tamanho das janelas e portas tornam-se elementos muito importantes e precisam ser escolhidos com cuidado. Se pretende alcançar o sucesso em uma obra, será preciso definir corretamente as medidas de todos os detalhes da casa. Portas e janelas são elementos muito importantes, por isso necessitam de cuidado extra na hora de os escolher. É interessante lembrar também que o arquiteto profissional responsável pelo projeto deverá seguir algumas regras estabelecidas para definir um padrão nas medidas das portas e janelas.

Para saber mais detalhes das regras para medidas de portas e janelas, continue lendo este artigo e fique por dentro dos detalhes antes de começar seu projeto.

Medidas de porta na fachada de uma casa

No momento em que for escolher a porta que será instalada na fachada de sua casa, é preciso ter atenção sobre o tamanho de porta, as medidas disponíveis ou o padrão, para ser mais fácil na hora da aquisição e também quando for instalar a mesma.

A porta de entrada de uma casa tem outro ponto importante que é o fato de ser um dos elementos principais de uma fachada. É preciso escolher muito bem pois ela será o cartão postal de sua casa.

Existem diversos tipos de portas para fachada, mas as medidas costumam ser de 90cm a 100cm de largura e 220cm a 240cm de altura.

Portas para dentro de casa

Medidas de portas pivotantes

O modelo de porta de fachada mais queridinho dos arquitetos hoje em dia é a porta pivotante, pois ela oferece um design diferenciado, o de uma porta com janela. Nesse sistema a porta apresenta um eixo em torno do qual ela é girada, e as medidas são as mais variadas dependendo do espaço oferecido. Quando compradas prontas as medidas normalmente são 220 x 120 cm (altura x largura), porém há a opção de fazer a porta sob encomenda, o que amplia em muito as possibilidades de tamanho. Por isso ela é a menina dos olhos de qualquer arquiteto, pois a possibilidade de fachadas diferenciadas e com designs únicos é infinita.

Na imagem acima podemos ver um modelo de porta pivotante feita sob medida para este espaço.

Curiosidades sobre medida de portas

Modelos de portas fabricadas em madeira normalmente são mais baixas pelo fato de existir o batente e com isso, após estar pronta, acaba tendo a mesma altura dos demais modelos.

As portas usadas em banheiros costumam ser as menores tendo as medidas de 60cm ou 70cm de largura. Já as portas com 80cm de largura são mais comuns nos quartos. Por fim, as portas mais largas contendo 90cm e 100cm são mais utilizadas em áreas externas da casa, como a entrada, onde geralmente existe a necessidade de abertura maior e também ajuda na estética do próprio imóvel.


Medidas de portas e janelas planta baixa

As portas seguem padrões de tamanho que são amplamente usados no mercado da construção civil. Para você conhecer melhor os padrões mais utilizados, confira abaixo uma lista contendo altura e largura de portas e janelas mais encontradas no mercado hoje.

Medidas de portas internas em mm segundo a ABNT:

Altura: 2100mm ou 2440mm

Largura: 600mm, 700mm, 800mm ou 900mm

Espessura: 35mm ou 40mm

Medidas de portas externas em mm segundo a ABNT:

Altura: 2100mm ou 2440mm

Largura: 800mm, 900mm, 1000mm ou 1100mm

Espessura: 35mm, 40mm ou 45mm

Embora não haja um padrão definido pelos fabricantes de janelas, as medidas mais comuns em cada ambiente são:

Cozinhas: 0,60 x 0,80 m;

Banheiros: 0,60 x 0,60 m;

Quartos e salas: 1,20 x 1,20 m.

Altura ideal de uma janela

Não há padrão para a altura de uma janela mas há uma altura ideal. O fato é que o mais importante é permitir que as pessoas consigam ver a paisagem exterior através da janela, estando em pé ou sentadas dentro de casa. A distância entre o piso e a parte de baixo de uma janela é chamada de peitoril e o seu tamanho padrão deve ser de 1,10m. Se utilizarmos como exemplo uma janela de 1 m, a altura total do chão até o topo será de 2,10 m.

Janelas grandes

Como uma ponte entre o interior e o exterior, as janelas do chão ao teto apresentam luz, vistas e um toque contemporâneo a casas de todos os tamanhos. 

Embora sejam inerentemente modernas, as janelas do chão ao teto também podem resolver problemas práticos, como permitir que os residentes aproveitem o exterior do conforto de suas casas durante os verões duros ou invernos. 

Outro ponto interessante ao optar por janelas com medidas grandes é o fato delas possibilitarem a entrada de mais luminosidade natural para clarear o ambiente interno da casa.

Vantagens de Janela projetante em cozinha

Quando temos limitação no espaço as opções de modelos de janelas acabam se restringindo, mas uma escolha boa para um espaço de parede pequena são as janelas projetantes. Muito utilizadas em projetos corporativos, as janelas projetantes podem sim fazer parte de um projeto domiciliar, substituindo modelos de correr quando não há muito espaço para estes. Sua principal vantagem é a de projetar a sua abertura para fora, garantindo boas doses de ventilação e iluminação, o que é muito bem vindo em ambientes como cozinhas. Outra vantagem muito relevante na hora da escolha por essa janela para cozinha é a desse modelo ser muito fácil de manutenção e limpeza.

Janelas personalizadas

Você pode optar por fazer janelas personalizadas sob medida para sua casa. Este é um exemplo de casa que fez um belo trabalho introduzindo uma janela sobre o canto de duas paredes. O resultado estético é diferenciado e inusitado, o que o torna incrível!

Esquadrias de madeira: Cuidados básicos desde a escolha até a manutenção

Escolha – Devem ser escolhidas ainda durante o projeto. As folhas devem abrir com facilidade e os fechos devem ser inacessíveis do lado de fora por segurança. As peças devem ser vedadas, ou seja, não podem deixar frestas quando fechadas.

Compra – Prefira espécies como freijó, cedro-rosa, cabreúva e jatobá, que resistem à manipulação durante a obra. A madeira deve ser durável e ter sido seca em estufas para evitar que evita que as peças empenem, fiquem bambas ou emperrem na hora de abrir.

Instalação – Sempre contrate mão de obra especializada, como um carpinteiro ou marceneiro. Antes da instalação, porém, as peças precisam ser protegidas com cupinicida e seladora.

Manutenção – As esquadrias exigem cuidados redobrados a longo prazo, especialmente se expostas a sol e chuva. Acabamentos como verniz, stain e tinta esmalte protegem a madeira, mas devem ser aplicados regularmente.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine