Projeto de Reforma de Apartamento de 54m² em São Paulo

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
Projeto Residencial - 54m², Fareed Arquitetos Associados Fareed Arquitetos Associados Living room
Loading admin actions …

O projeto de reforma deste apartamento de 54 metros quadrados foi desenvolvido pelo escritório Fareed Arquitetos Associados, localizado em São Paulo. O destaque no espaço que engloba a sala de estar e a sala de jantar é a perfeita integração dos ambientes. O excelente aproveitamento do espaço também é evidente no planejamento de cada um desses ambientes. O mesmo foi alcançado no quarto principal e no quarto infantil. Confira!

A empresa

O projeto de reforma nesta residência de 54 metros quadrados foi desenvolvido pelo escritório Fareed Arquitetos Associados, localizado em São Paulo. A empresa especializada em projetos e obras conceitos também atua com construção, implantação, reforma, desmobilização e demolição de imóveis residenciais e corporativos.

O escritório também trabalha com projetos econômicos que não perdem nada em termos de qualidade, resultado final, estrutural e conceitual, provando que a arquitetura pode ser para todos de forma justa, inteligente e positiva. Também se propõe a levar a todos soluções técnicas de estética, ergonomia, funcionalidade e sustentabilidade, com custos justificados e resultados possíveis para quem busca um projeto único e conceito personalizado.

Todos os projetos são realizados por arquitetos e engenheiros habilitados e experientes, com total responsabilidade em relação às atividades, ainda que terceirizadas. Os serviços são iniciados mediante a aprovação e assinatura da proposta e contrato, formalização que aumenta a garantia e a segurança do projeto sob nossa responsabilidade.

O escritório Fareed Arquitetos Associados trabalha com um atendimento personalizado e com um padrão de qualidade diferenciado, em que não se admitem erros ou falhas desde o primeiro esboço, entregando soluções e resultados com grande economia de tempo e evitando custos extras ou adicionais e desperdícios de materiais. 

A primeira medida que a empresa toma é o estudo de todos os ambientes do imóvel, dos imóveis vizinhos e do entorno para verificar se há alguma condição termo acústica positiva ou negativa em relação ao projeto ou obra. Nesse processo, emprega-se criatividade, conhecimento, conforto e tecnologia na busca do atendimento dos interesses e necessidades reais de cada ambiente.

Junto com o caderno final de projeto, é entregue um escopo técnico simples detalhado que substitui qualquer memorial descritivo e facilita o entendimento de qualquer pessoa, incluindo terceiros que venham a executar o projeto em questão.  

Etapas da elaboração do projeto arquitetônico conceito

Levantamento técnico (LT) – É feito o levantamento com trenas manuais e eletrônicas das medidas de cada ambiente, mobiliário, aberturas, pontos existentes de elétrica, ar-condicionado e outros. Os dados e medidas são registrados em arquivos eletrônicos.

Estudo preliminar (EP) – Com base no briefing criado após a primeira reunião para verificar as necessidades do cliente, são apresentadas as propostas possíveis na busca de soluções ergonômicas e funcionais.

Anteprojeto (AP) – Com a planta pré-definida, inicia-se o desenvolvimento macro do projeto, com a definição da elétrica, marcenaria, pintura, revestimentos, ar-condicionado, paisagismo, serralheria, vidraçaria, controle de acesso, CFTV, comunicação visual, piscina, mobiliário decorativo e mobiliário corporativo.

Projeto executivo (PE) – Nesta fase é desenvolvido e detalhado o anteprojeto para execução de todas as atividades previstas no projeto.

O escritório oferece ainda os seguintes serviços:

Escopo técnico detalhado – Documento entregue junto com o caderno final do projeto, no qual há especificações técnicas de cada revestimento, acabamento e pintura, assim como as metragens para orçamento e as informações necessárias para a perfeita execução de cada item e etapa.

Projeto de design (PD) – Este projeto define em 3D e em cores todos os ambientes, acabamentos, revestimentos, mobiliários e tudo que transforma um imóvel em lar ou empresa conceito.

Gerenciamento de obra (GO) – É a opção de contratar um serviço completo com um profissional técnico e qualificado para o gerenciamento das atividades (terceirizadas ou não) e para as definições técnicas, administrativas e formais de modo que a obra não tenha problemas ou atrasos por falta de entendimento ou conhecimento profissional.  

Na imagem acima, vemos o hall de entrada do pequeno apartamento. Mesmo com um tamanho reduzido, ele comporta um móvel de madeira comprido com enfeites.

Salas de estar e jantar

O final do hall de entrada abre para um espaço com dois ambientes, a sala de estar e a sala de jantar. A sala de estar compreende um sofá claro bem confortável que fica diante do painel escuro da TV. A parede do painel apresenta ainda uma prateleira alta em madeira e um rack escuro na parte de baixo.

Nesta imagem, vemos mais de perto a parede com painel de TV e também a sala de jantar, composta por uma mesa preta, bancos amarelos e um banco em L no ângulo das paredes. A área é iluminada por pendentes em estilo industrial. O piso que unifica as duas salas imita madeira.

Aqui vemos a sala de jantar de outro ângulo, o qual mostra a estante escura com prateleiras de madeira que serve de cristaleira.

Quarto principal

Nesta imagem, vemos um quarto simples em que a cor branca predomina nas paredes e também nas roupas de cama, combinada com azul. Diante da cama, há um painel de TV na cor preta.

Deste outro ângulo, vemos que a cabeceira da cama apresenta um quadro e uma prateleira.

Quarto infantil

O quarto infantil tem as cores branca e azul como predominantes, embora a decoração—almofadas, brinquedos e objetos—agrega várias outras. O quarto apresenta uma cama de solteiro, acima do qual estão prateleiras; um pequeno sofá com almofadas, acima do qual estão vários armários; e uma pequena mesa branca com cadeira na mesma cor, que serve de área de estudo.

Banheiro

O banheiro em preto e branco tem revestimento em subway tiles e espelho largo que ajuda a aumentar a sensação de espaço do ambiente.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine