Janelas bonitas que dão energia!

LuciPais—homify LuciPais—homify
Zeitlos klassisch...als wär´s schon immer so gewesen!, THORA TOWN & COUNTRY THORA TOWN & COUNTRY Classic style corridor, hallway and stairs
Loading admin actions …

Gosto daquela janela porque é bonita e vai ficar bem em minha casa!—Não é bem assim. Tenha em atenção quando compra essa janela bonita. Há questões que deve ter em atenção no momento de decidir. Será que o vão ajudar a poupar. Sim, leu bem a poupar.

Janelas sem tratamento, sem isolamento apropriado podem significar custos elevados no final do mês. Informe-se junto do fornecedor se as janelas pelo qual está a optar são apropriadas para os dias mais frios de ano. Uma janela tanto pode deixar passar o calor como o frio. 

Através das próximas imagens, vamos responder a algumas dúvidas que possa ter. Não se esqueça que uma janela bonita também pode fazer toda a diferença numa casa. 

Simplesmente vidro

Há imagens que só por si valem ouro. Observar a natureza na sua forma natural a partir de casa, é um luxo que poucos têm no dia-a-dia. Se tem a oportunidade, aproveite para colocar apenas vidro. Sim, apenas vidro. E que bem que fica. Daqui poderá fazer toda a meditação e yoga de que tanto precisa, sem sair de casa

Para tal, aconselhe-se junto de profissionais. Um vidro desta dimensão, deverá obedecer a espessuras. Uma casa que aproveita o sol vindo do exterior sem qualquer inibição. Uma casa amiga do ambiente é aquela que também recebe.

Por falar em dinheiro…

Uma casa portuguesa fica sempre bem. Através desta imagem, num projeto dos portugueses Ricardo Moreno Arquitectos, podemos perceber como as janelas são vitais na vida de uma casa, não só pelo isolamento, mas principalmente pela forma como nos liga ao exterior. 

Nesta casa, o arquiteto teve a preocupação em utilizar materiais naturais ecológicas, totalmente recicláveis e com baixa energia incorporada na sua produção. O valor das janelas depende do material que pretende. A qualidade paga-se, mas também garante longevidade.

Madeira para sempre

O tempo passa. As modas vão e vêm, mas há coisas que ficam para sempre. A madeira é, sem dúvida, uma delas. O glamour que transmitem aos espaços, quando cheias de beleza. Há madeiras tratadas que aguentam uma vida, dependo também da sua qualidade.

Se tem janelas antigas não as substitua, nem deite fora, dado que são muito requisitas por antiquários para produzir elementos decorativos. Repare na beleza destas janelas de madeira, que aguentam os ventos e chuvas vindos do exterior.

alumínio e pvc (pro & contras)

Alumínio e pvc continuam a ser os materiais mais escolhidos pela maioria das pessoas. Antigamente, o alumínio era sempre igual. Hoje em dia, já não é bem assim. Houve uma modernização. Mantiveram-se pelas técnicas que foram acrescentando, gerando maior procura.

Uma estrutura bem concebida, bem fabricada e bem instalada são determinantes essenciais para a poupança de energia. Passou também a haver reciclagem dos desperdícios de produção, nomeadamente dos antigos caixilhos em PVC. Ao reciclar está-se a reduzir a energia necessária para a produção de novo material, mas também é uma maneira eficaz de controlar o material desactualizado. Isto para dizer que qualidade do material vai ditar a durabilidade das janelas.

Glamour à distância

Foi em 2004 que um jovem casal encomendou um projeto para este terreno. Seria algo que sobressairia do vazio. Localizado no topo de um vale, a casa surge como uma grande janela que cobre a paisagem. E que bela janela. Uma arquitetura moderna, pede algo também belo. 

No mercado, há mil e uma cores disponíveis para as caixilharias das janelas. A tendência é para a simplicidade, entre os brancos e os cinzas ou mesmo sem moldura. Pode adquirir as suas janelas e portas nas suas diversas formas, dimensões, cores e materiais, respeitando sempre as solicitações térmicas e acústicas, projectos, ideias, não esquecendo os sonhos. 

Luz por todos os lados

Luz é sinónimo de vida. Viver numa casa sem luz não é para todos. Há habitações rodeadas de janelas. Há também quem opte por ter luz natural a partir de janelas colocadas no teto. À noite deve ser uma maravilha contemplar os seus a partir da cozinha. É casa para dizer que se pode comer à luz das estrelas.

A inovação tecnológica vai ditando as novas tendências e capacidade para fazer-se trabalhos como o que está à vista. Ouse fazer diferente. Certamente a sua casa será um local inesquecível pelas janelas que se prolongam não só no teto como na janela. 

Manutenção e economia de energia

Há materiais de qualidade no mercado que já não exigem grandes tratamentos, de qualquer maneira deve haver sempre alguma manutenção. Uma melhoria constante da concepção dos sistemas têm melhorado o isolamento térmico, acústico e diminuem os consumos de energia.

Além disso, normativas ambientais da União Europeia têm levado à eliminação de metais pesados (cádmio/chumbo) nos processos industriais. Há razões para apostar em bons materiais, não só pela baixa manutenção, como pela economia de energia.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine