Projectos de decoração no Algarve em que o azul é protagonista

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Sunfield Boutique Guest House, H&P Mobiliário e Decoração H&P Mobiliário e Decoração Modern Bedroom
Loading admin actions …

O azul não o deixará ficar mal no que à decoração diz respeito. Entre tons ricos e sumptuosos e outros mais pálidos, encontrará, por certo, um que se adapte ao seu espaço e estilo pessoal. Pode introduzir o azul através de apontamentos decorativos ou usá-lo de mais forma expressiva a cobrir paredes ou em móveis volumosos e impactantes como o sofá.

Soa-lhe bem? Então, este livro de ideias é para si. Hoje, partilhamos consigo nove projectos levados a cabo pela H&P Decorações nos quais o azul é protagonista. Estamos certos de que encontrará a inspiração de que precisa para dar um novo élan à decoração da sua casa.

A H&P Decorações é uma empresa algarvia que comercializa tudo o que precisa para preencher a casa a seu gosto. Fundada em 2005, tem vindo a crescer progressivamente e disponibiliza, actualmente, inúmeros serviços com vista a agilizar a experiência dos clientes ao longo do processo de decoração. De momento, tem lojas em Albufeira e em Armação de Pêra.

1. Proposta para uma entrada

A entrada é o cartão de visita da casa, pelo que não deve ser descurada do ponto de vista decorativo. Porém, nem sempre se sabe como abordar este espaço, pela sua exiguidade e função.

A imagem acima é um bom exemplo nesse sentido. Uma consola elegante e moderna surge coroada por um sumptuoso espelho em forma de sol.

Porém, é o azul o protagonista do nosso livro de ideias e aqui aparece na banqueta e no papel de parede com um padrão floral—tanto num como noutro, em azul turquesa. O azul turquesa é uma cor fresca, energética e apelativa que cria um ponto focal onde quer que esteja.

2. Sala de jantar

Prosseguimos para uma sala de jantar onde se evidenciam as cadeiras com estofos em azul petróleo. O azul petróleo é uma cor tendência e vem aqui intervalar a preponderância dos neutros.

Esta sala de jantar integra um apartamento à beira mar e é notória a influência do mesmo na abordagem estilística (designadamente no uso do azul e na combinação entre branco e madeiras claras).

O azul petróleo das cadeiras repete-se nos apontamentos de decoração da cómoda, o que torna o espaço mais coeso.

3. Na sala de estar

As poltronas complementam o sofá e elevam a decoração da sala de estar. Num espaço onde não se queira arriscar em demasia num esquema de cores exuberante, uma boa forma de introduzir um contraste e um apontamento especial é através das poltronas.

Note-se que esta sala de estar pertence ao mesmo apartamento da sala de jantar que vimos acima, pelo que o azul petróleo volta a ser a cor escolhida. As almofadas são, também elas, azuis.


4. Azul claro no quarto

Se perguntar às pessoas que o rodeiam qual é a cor preferida delas, a probabilidade de responderem azul é alta. Aliás, há estudos que indicam que o azul é a cor mais popular e consensual no mundo.

No quarto, é uma das cores mais utilizadas pela atmosfera tranquila que gera e que induz o sono. Para esta divisão, sugerimos uma tonalidade mais clara e serena.

Esta não é, porém, uma regra de ouro. Qualquer cor pode ser usada em qualquer espaço: tudo depende da forma como é introduzida, da iluminação natural e artificial existente, entre outros factores

A par com o azul, pode introduzir apontamentos de tons mais quentes como aqui vemos o cor-de-vinho.

5. Num quarto para jovens

Azul, cinza e branco: esta é, por certo, uma das combinações mais modernas que existe. São cores que nos remetem a espaços cosmopolitas e sofisticados onde se procura uma certa sobriedade, mas com um twist.

Neste caso, o tom de azul escolhido—azul cobalto—vem mitigar a frieza do cinza e do branco.



5. Mais uma sala de estar

Voltamos ao azul petróleo, desta vez numa sala de estar onde os sofás e as poltronas com toque aveludado sobressaem. O tecido faz com que a cor percorra várias tonalidades, numa gradação entre o escuro e o claro.

O azul volta a aparecer no piso colorido em ladrilho hidráulico e na tela que decora a parede.

Lembramos que a H&P comercializa mobiliário, pelo que poderá ver uma boa parte das peças que aqui lhe mostramos nas lojas em Albufeira e Armação de Pêra.

6. Papel de parede azul

Na entrada desta guest house, é impossível não fixarmos os olhos no papel de parede com um padrão ondulado—quase nos lembra uma pintura Surrealista de Dali!—num tom azul suave com uma nuance acinzentada, uma cor forte nas tendências para interiores, em 2018.

A delicadeza da cor permite inúmeras combinações por toda a casa.

Recomendado:



Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine