Arquitectura moderna e contemporânea em Braga

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Continuidade Fracturada, Office of Feeling Architecture, Lda Office of Feeling Architecture, Lda Modern Houses
Loading admin actions …

Na homify temos o privilégio de poder aceder ao trabalho de milhares de profissionais na área da arquitectura, design, decoração e muito mais, mas há profissionais que não nos cansamos de visitar. É sempre um prazer renovado ver, ou rever, o trabalho dessas empresas e gabinetes que nos deixam um gosto a pouco em cada projecto.

OFFICE OF FEELING ARCHITECTURE, LDA. é sem dúvida um desses casos. Este gabinete produz uma arquitectura mais do que arrojada ou contemporânea, produz verdadeiras obras de arte futurista!

São edifícios que desafiam a lei da gravidade e os cânones da beleza arquitectónica tradicional, com ângulos agudos que se projectam ou dobram em várias direcções com tal naturalidade que a própria geometria perde a rigidez e se torna quase orgânica.

Mas chega de palavras! Se ainda não conhece estes profissionais, hoje não pode perder este percurso por vários dos seus projectos mais icónicos. Se já conhece, com certeza concordará que vale a pena rever! Acompanha-nos?

Definied LOOP

Chamada de Definied Loop a casa que vê na imagem faz parte de um par habitacional unifamiliar que se debruça sobre o mar na zona de Vila Nova de Gaia. Mas se é verdade que estas casas estão voltadas ao mar, também é visível a sua projecção ao infinito, unificando-se com o azul do céu e com o branco das nuvens.

Apesar da sua imagem arrojada, estas casas conseguem encerrar uma harmonia tão delicada que se inserem plenamente na envolvente habitacional, sem provocarem uma quebra visual abrupta. 

Uma casa com uma imagem tão forte requeria interiores à altura. Para além do seu evidente estilo de vanguarda, os interiores destas casas terão uma surpresa, que acaba por fazer todo o sentido no contexto do terreno:—as áreas mais sociais da habitação foram deslocadas para o piso superior, de forma a proporcionar um total usufruto da excepcional paisagem de mar, e as áreas privadas dos quartos ficarão no piso térreo, que tem uma cota inferior à do arruamento, para proporcionar mais privacidade sem perder totalmente a exposição ao exterior.

Neste artigo deixamos-lhe um pouquinho dos exteriores mas, para ver mesmo tudo, não deixe de explorar a página da homify.

O Caos e o Enquadramento

O arrojo da arquitectura não se fica pelo exterior de um edifício. Este projecto, chamado de O Caos e o Enquadramento tratou da criação de uma loja de luxo, a Alameda Concept Store, um espaço comercial com uma filosofia tão vanguardista como a dos profissionais escolhidos para criar a sua imagem.

Neste projecto a premissa era o enquadramento numa zona históricas, onde urgia preservar a memória, mas ao mesmo tempo criar uma imagem marcante e expressiva que se destacasse. Um aparente contra-senso que foi resolvido de forma magistral por estes profissionais ao criar um estabelecimento vincadamente comercial, com uma arquitectura de interiores pensada ao milímetro para melhorar essa actividade e mantendo uma estética arrojada.

Nostalgic Expression

Como unir o antigo e o moderno sem perder a expressão arquitectónica de nenhum desses estilos tão antagónicos?

A resposta a esta pergunta surgiu nesta fusão inacreditável entre duas linguagens opostas, posta em prática na recuperação e ampliação de um prédio em pleno o centro Histórico da cidade do Porto, mas que resulta perfeitamente num edifício com uma imagem harmónica, mesmo intemporal, 

Fusão da Dispersão

Uma casa tradicional liberta das amarras dos conceitos da estética antiquada. É assim que nos ocorre definir este projecto chamado de Fusão da Dispersão.

É um projecto que deita a mão a materiais e conceitos tradicionais, mas que desconstrói essa tradição para criar uma habitação com uma imagem fluida, que perde a sua aparência de casa térrea ganhando asas com a imaginação.

Temporary Wings

Se é para fazer uma casa modular, então que seja em grande! Este projecto traz-nos o conceito de uma casa prefabricada modular como nunca viu antes.

A ideia é proporcionar uma oferta de habitações com preços acessíveis sem descurar o cuidado arquitectónico e a boa inserção com a envolvente no território. Assim criaram uma habitação conde a despersonalização dos módulos perde importância face à imagem única e exclusiva da arquitectura. Um conceito apaixonante!

Continuidade Fracturada

Casa de luxo ou capricho arquitectónico? Um pouco dos dois! Neste projecto para uma moradia com piscina e balneário no Brasil os arquitectos brincaram com o conceito de telhado que protege e neste caso envolve a habitação até à cota do terreno num continuum fracturado pelas escadas de acesso.

O Tempo e a Sensação

Este projecto apresenta-se com uma imagem radical, feita de diferentes texturas, múltiplas dimensões e ângulos agudos, deixando uma impressão memorável em quem a vê pela primeira vez, ganhando contornos de obra de arte surrealista.

Se viu tudo até agora e está céptico quanto à praticabilidade desta arquitectura, aqui deixamos uma foto da obra em execução! 

Dicotomia do Instável

Um espaço em que o tecto baixe e se une com o pavimento criando imagens geométricas de inconstante forma, que se desdobram em sombra e luz, dividindo e unindo espaços com valências diferentes. A sensação é a de estruturas em precário equilíbrio que acabam por sustentar uma imagem fabulosa neste gabinete de decoração. Se é para mostrar um estilo marcante, que este comece pelo escritório da empresa!

Expression of Sustenance

Uma borboleta no vértice de um ramo, uma casa na fímbria do declive da encosta. Este projecto planeou uma série de casas numa encosta do Rio Caldo, no Parque Nacional do Gerês, e a sua imagem arrojada é fruto das próprias condicionantes do terreno. As casas parecem querer lançar-se no vazio, pese embora estarem firmemente ancoradas no terreno, e vivem voltadas para a paisagem no infinito.

O Confronto e a Existência

Por último mostramos-lhe outra proposta de união entre o futuro e o passado, em que nenhum dos pólos estéticos, associados a uma época, fica em desvantagem.

Este projecto propõe uma recuperação diferente de tudo o que já foi feito neste tipo de edifícios, para o Forte S. João Baptista, em Esposende.

A proposta incorpora elementos de evidente arrojo a uma arquitectura antiga e clássica, unindo a existência às novas adições como se fossem uma só.

Gosta de recuperações que não tentam esconder a modernidade, mas também não perdem de vista a história? Então vai adorar o artigo ’Fantástica casa de contrastes: passado vs presente

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine