10 deslumbrantes fornos e fogões a lenha

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Ausstellungsräume Feuerkultur Quetlich, Wandkult Wandkult Kitchen
Loading admin actions …

O cheiro a lenha queimada desperta-nos os sentidos e faz-nos sentir nostálgicos. É o cheiro que emana do agradável fogão ou forno que, durante o Inverno, nos deixam mais quentes e confortáveis. A sua presença é mais comum em casas de campo visto que a instalação de uma lareira requer espaço e uma boa ventilação. No entanto, os fogões ou fornos também cativam os proprietários das casas na cidade que têm um pátio ou terraço com charme rústico e uma boa ventilação.

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos dez imagens de fornos e fogões a lenha, todos eles sensacionais. Escolha o seu preferido.

Um canto cheio de calor

Qualquer canto disponível é um bom lugar para ter um forno de lenha como o da imagem. O gabinete Liliana Zenaro não encontrou “impossíveis” para instalar este pequeno forno revestido por tijolos, deixando-os expostos para reforçar o toque rústico característico.

Este ambiente campestre convida-nos a que nos deliciemos com o sabor especial de uma piza em forno de lenha, uma grande ideia para um fim-de-semana na companhia dos amigos e da família.

Em estilo moderno

Os fornos a lenha podem conviver com qualquer estilo que tenha em sua casa. Pode adequá-lo ao espaço onde pretende instalá-lo e escolher um modelo interessante já que a sua presença pode ser muito decorativa.

Este alpendre com toques modernos, projectado pelo estúdio Design3F, emana uma sensação acolhedora e cálida com a presença do forno construído em tijolos. Este último tem dois níveis: um destinado à preparação de alimentos, o outro que serve para armazenar a lenha.

O centro das atenções

Situado no centro da divisão, este fogão serve como fonte de calor para todo o espaço. O interior em madeira fará com que o calor se propague e que a temperatura se conserve por mais tempo.

O estúdio Thoma Holz GmbH optou por colocar o fogão a meio da sala, acabando por ser ele o principal ponto focal da mesma. A importância deste elemento dispensa a adição de outros que acabariam por ser uma distracção visual no que à decoração se refere. O fogão rompe com a monotonia do espaço, oferecendo-lhe dinamismo visual.

Salamandra protagonista

Esta cozinha em madeira mostra-nos que, ainda que seja necessário um espaço maior para instalar uma salamandra, não é indispensável que este tenha um tamanho monumental.

Instalada num ambiente em madeira com poucos detalhes decorativos, esta salamandra converteu-se no ponto focal do interior. A sua cor e desenho são perfeitos para que ela se harmonize com o espaço e o aqueça.

Com arte e cor

Os mosaicos coloridos desta cozinha, um projecto de Lucia Vale, contrastam com o forno deixado em branco. Por si só, a cerâmica é decorativa, ainda que ainda se possam acrescentar outros elementos acolhedores como os móveis em madeira. O branco sobressai no meio de tanta cor. Desta forma, o forno é não só um elemento útil, mas também decorativo, na medida em que balança a decoração do ambiente.

Ideal para um terraço ou varanda

Um forno de lenha não tem que ser, necessariamente, instalado numa cozinha ou num grande jardim. Também o pode instalar no terraço ou varanda da sua casa, tal como nos propõe a Tikkanen Arquitectura nesta imagem.

As paredes de pedra harmonizam-se com o desenho e cor do forno. Um pequeno balcão serve como mesa de refeições.

Uma cozinha aberta

Mesmo com o passar dos anos, os fornos e fogões a lenha continuam a ser uma boa opção para aquecer as nossas casas e ficam sobretudo bem em atmosferas com estilo rústico. O uso de tonalidades terra e materiais como a madeira fazem com que estes elementos ofereçam aconchego, criando um ambiente íntimo para conviver com familiares e amigos. É esse o caso deste espaço criado pelo gabinete Cadore Arquitetura.

O passado encontra o presente

Como mencionámos, este tipo de instalação não é apenas possível em ambientes com decoração rústica. A cozinha da imagem harmoniza a estética industrial, com os seus tijolos expostos e chão em cimento polido, com elementos rústicos como é o caso dos tectos com vigas e, claro, do forno de lenha.

Esta cozinha consegue fazer-nos viajar ao cenário da cozinha da avó onde predominavam aromas de cozinhados deliciosos. Os materiais naturais e rústicos que nela existem transmitem uma sensação quase rural que faz com que este espaço, mesmo sem o conhecermos, nos seja familiar.

Imponente

Uma elegante sala cheia de texturas e combinação de materiais como a pedra, a madeira e o vidro, abriga este espectacular forno de lenha que se vê de qualquer parte da sala.

O desenho de linhas orgânicas encontra-se sobre um piso de mármore, mais resistente e sólido que o de madeira. A estrutura contém uma lareira, um forno e uma zona para arrumar a lenha. A campânula garante a extracção do fumo para o ambiente da sala permanecer agradável.

Elegante e distinta

Terminamos com um exemplo muito moderno que contrasta com todos os outros. Aqui, os fornos não são usados para cozinhar, mas sim para aquecer o ambiente. Esta estrutura moderna inclui a lareira devidamente protegida por um vidro e uma zona para arrumar lenha sob o volume cinzento que encaixa no branco como se de uma peça de Tetris se tratasse. Sem dispensar o conforto da lareira e as lembranças rústicas que nos traz, a decoração mantém-se moderna e minimalista.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine