Como criar ambientes com tijolo à vista: Ideias e sugestões

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Como criar ambientes com tijolo à vista: Ideias e sugestões

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
by Ossigeno Architettura Mediterranean
Loading admin actions …

Sonha em ter aquela parede com tijolo à vista? A verdade é que não há forma de resistir, já que este material confere um ambiente moderno, que se cruza com um estilo mais industrial ou rústico, mediante o acabamento do tijolinho. Não há dúvidas que as paredes de tijolos de interiores são a tendência do momento na decoração. Estas paredes criam uma atmosfera calorosa e adicionam textura a qualquer divisão.

Muitas casas têm o privilégio de ter paredes de tijolo à vista, mas nalguns casos foram recobertas e tapadas, por se achar que não se enquadravam no décor. Mas se quiser planear uma parede à vista também é possível, aliás uma parede de tijolos está ao alcance de um bom DIY (Do it Yourself). 

Se quiser valorizar a sua parede de tijolo à vista ou construir uma, não perca as sugestões que a homify lhe trouxe. Temos aqui uma mão cheia de ideias, inspirações e dicas para criar um ambiente tendência em sua casa e isso em qualquer divisão!

1. O que são os tijolos à vista?

Os tijolos à vista, também conhecidos sob o nome de tijolinhos, são um elemento de decoração.

Para ter um ideia mais concreta, são como o revestimento das paredes internas e externas, compostas por várias lâminas de vários tamanhos, para montar e colar. E este revestimento é totalmente personalizável de acordo com seus gostos, o seu orçamento e a decoração da sua casa. As placas de tijolinho podem ser unidas  ou combinadas, de acordo com as suas paredes.

Eles podem, portanto, ter várias variantes tão criativas quanto as outras. Lembre-se que a escolha da divisão de sua casa influencia diretamente a sua escolha de placa de revestimento.

As restrições de uma divisão como a cozinha não são as mesmas das paredes externas ou da casa de banho. É necessário levar em conta o isolamento, a humidade, os riscos de incêndios ou a estrutura da casa para uma melhor prestação visual e segura.

2. A tendência do tijolo à vista

Fáceis de instalar e baratas, as placas de revestimento de tijolinho permitem que imite a aparência de um tijolo de parede ou pedra de forma barata.

Há no mercado uma grande oferta de modelos e cores, para que possa combiná-las com as suas decorações de interiores e exteriores. 

A tendência hoje é em cores cinza ou antracite. São simples de instalar, a maioria das placas de revestimento adere a um revestimento adequado. Alguns são adesivos, para facilitar a aplicação. Para os cantos e colunas, procure placas de ângulo, pois sem dúvida que facilitarão o trabalho de instalação e permitirão que tenha um maior aproveitamento, sem grande esforço.

Por que deve ter uma parede de tijolo à vista?

Uma parede de tijolos tem várias vantagens, começando pela sua durabilidade. Também oferece boa resistência, especialmente à humidade. Os tijolos também fazem parte da herança das construções, pois existem muitas paredes internas feitas de tijolos.

Além disso, os tijolos à vista trazem uma verdadeira dimensão estética ao quadro de uma casa, e não precisam necessariamente de ser cobertos com um revestimento para isso. E comparado ao bloco, eles são apresentados como um material relativamente ecológico. O tijolo é de facto menos poluente que o último. É um material natural, ao contrário do bloco de betão que é feito de cimento. Para preservar todas essas vantagens, é importante restaurar uma parede interna cujos tijolos ou juntas seriam danificados (por choque ou por desgaste).

Como aplicar tijolinho à vista?

A aplicação:

Depois de escolher as suas placas de tijolo à vista, precisa de aplicá-la na parede, como é claro! As técnicas de aplicação variam mediante o material escolhido. Mas há, no entanto, algumas semelhanças entre todas essas possibilidades:

  • grampos como suporte;
  • cola específica para os materiais que escolheu;
  • juntas (para uma aplicação com juntas internas);
  • um tratamento repelente de água, específico para divisões com maios humidade, como a casa de banho ou o exterior.  

 O procedimento:

Dentro do procedimento, um dos passos mais importantes é a colagem. O suporte deve estar limpo, seco e sem fendas. Se estiver coberto com papel de parede, deve removê-lo antes de colocar as placas de revestimento. Caso esteja pintado, deve lixar a parede. 

Como deve proceder à manutenção de uma parede de tijolo à vista?

Leia os nossos conselhos para manter uma manutenção de uma parede de tijolo interior.

Se mora numa casa onde já existe uma parede de tijolos à vista e essa mostrar sinais de desgaste, isso não significa que deva ser refeita. Primeiro, tenha uma escova de arame para testar a qualidade do tijolo. Esta desfaz-se muito? Nesse caso, pode considerar refazer a parede ou substituir algumas delas. Caso contrário, continue a esfregar com a escova para remover as imperfeições.

Compre um saco de argamassa para preencher os buracos que se formaram nas juntas. Diariamente deve usar um aspirador e uma pequena escova embebida em água com sabão para remover a poeira e as manchas. Quando a parede está muito suja, pode usar T.S.P. (Fosfato trissódico). Mas acima de tudo, nunca use produtos ácidos e abrasivos! Estes irão danificar os tijolinhos.

Dica: o bicarbonato de sódio, sabão preto ou limpeza com jato de areia são também eficazes para a limpeza do tijolo à vista. 

Quais são os diferentes tipos de tijolo à vista para paredes de interior?

Os diferentes tipos de tijolos à vista:

  • A cor do tijolo (os tijolos podem ser pintados também)
  • A sua textura
  • O seu relevo
  • O seu tamanho
  • O seu preço 

Pode-se distinguir os tijolos à vista em duas grandes famílias grandes, de acordo com o seu método de criação:

  • O tijolo à vista moldado: é um tijolo que oferece um artesanato mais artesanal e, portanto, irregular e rústico. Será escolhido para uma casa tradicional.
  • Tijolo à vista prensado: é um tijolo industrial, que oferece uma estética mais quadrada. Vamos escolhê-lo para uma casa contemporânea.

De qualquer forma, recomendamos que faça um teste com os tijolos à vista antes de comprar toda a quantidade necessária, para que tenha uma ideia clara do que esperar quando os tijolos forem colocados na parede da divisão (sala, casa de banho, cozinha, etc.).

Como pintar uma parede de tijolo à vista?

Nem sempre gostamos da cor e do acabamento do tijolo à vista que temos na divisão da nossa casa. Pode tornar o ambiente demasiado pesado e com um aspeto muito industrial, que não pretendemos para o nosso design de interiores. Como tal, pode recorrer a uma solução muito prática e muito usada hoje em dia: pintar a parede com uma cor!

As paredes de tijolo à vista pintadas criam bastante charme a um espaço, já que personalizam o ambiente e, muitas vezes, suaviza o ambiente, como é o caso do exemplo acima. 

Para isso, deve escolher uma tinta de exterior, à base de acrílico, com acabamento fosco ou acetinado. Não se esqueça de colocar uma demão de primer para garantir um bom grau de aderência! 

Quanto custa uma parede com tijolo à vista?

O preço de tijolo à vista é de cerca de 25 euros por m2 e pode aumentar, dependendo da escolha do modelo, da cor, do processo de fabricação, até 100€ por m2. A estes preços deve acrescentar o valor de instalação por parte de um profissional, a menos que queira aplicar o tijolo à vista sozinho.

Note que estes preços são estimados e são apenas aproximações, para que tenha uma ideia. Não hesite em pedir mais informações junto de um profissional da homify. Aceda aos contactos diretamente no nosso separador profissionais e peça gratuitamente um orçamento. 

Leia ainda: 14 ideias espectaculares para decorar a sua casa com tijolo.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!