7 dicas sobre como projetar banheiras e chuveiros

Lara Berol Lara Berol
Huddleston Road, Sam Tisdall Architects LLP Sam Tisdall Architects LLP Modern Bathroom
Loading admin actions …

Se a reforma do banheiro está programada e você ainda não tem muita certeza sobre por onde e como começar, preste atenção nessas dicas que reunimos nesse livro de ideias.

Reserve tempo suficiente para cuidar de todos os passos da obra e tenha em mente se você irá trocar chuveiros ou banheiros. Essa escolha fará com que você tenha um ponto de início para começar a desenhar o projeto. Isso, pois, apenas essa escolha irá definir os rumos da obra como um todo. Portanto, antes de começar, deixe claro suas intenções e evite fazer modificações ao longo da execução da obra.

Antes de fazer a escolha, entenda que para se ter uma banheira é preciso ter uma instalação específica, espaço e também conhecer o funcionamento da peça que você pretende escolher. Geralmente, as banheiras de hidromassagem exigem mais recursos como a ligação de bombas e outros sistemas de aquecimento que as banheiras de louça.

Se sua dúvida for justamente essa, leia esse artigo para ter mais informações sobre o assunto, mas não deixe de ver as considerações abaixo sobre a reforma de seu banheiro.

1. Pense além do espaço

Não limite seu projeto ao espaço disponível. Verifique o que mais você poderá mudar e desenvolver dentro do espaço, mas considere outros elementos imprescindíveis para o seu projeto, como por exemplo, as ligações hidráulicas e elétricas. Considere novos revestimentos, materiais nobres para os acabamentos e até a possível mudança de lugar das instalações.

Tente traçar um projeto viável, mas não se esqueça de que o banheiro deve atender medidas padrões para o seu conforto. Ao respeitar isso, é possível conseguir fazer mudanças importantes sem perder o conforto ambiental do espaço.

Até novos elementos e revestimentos podem ganhar destaque e versatilidade se pensados de modo correto dentro do projeto. Na dúvida, vale investir em um projeto profissional que poderá te ajudar a identificar as ligações mais importantes e sugerir as mudanças sem que você prejudique a estrutura de sua construção e a coloque em risco.

2. Cheque o sistema de água

Não importa se você vai trocar sua banheira ou apenas o chuveiro. Antes de fazer a substituição, é preciso checar o sistema de água e aquecimento. Aproveite a ocasião e verifique se o encanamento não apresenta vazamentos e se todas as ligações estão ajustadas para receber a voltagem necessária para qualquer um dos equipamentos. Nessa hora, com o banheiro desativado pela reforma, é hora também de verificar o sistema de aquecedores e sua alimentação. Aproveite a ocasião para rever partes do projeto de elétrica e hidráulica que possam ter apresentados problemas anteriormente. Se necessário, substitua tudo o que poderá te trazer problemas no futuro.

3. Faça um projeto de design inovador

Depois de checar todas as instalações, é hora de colocar em prática tudo o que foi pensado no projeto. Lembre-se que você já deve ter um projeto pré-aprovado com um profissional competente. Fazer modificações no banheiro requer conhecimentos específicos que, em geral, pedreiros podem não estar aptos a desenvolver sozinhos. Depois de seguir essa recomendação, você traçar o rumo que bem quiser para o seu novo banheiro. Insira banheiras, chuveiros, novos revestimentos, novos usos, espaços inusitados, faça recortes, enfim, ouse! Essa é a palavra e a ordem para se conseguir um espaço funcional e encantador. Pense que o banheiro é local onde você irá tomar um banho relaxante no final do dia e será o local onde você irá se preparar para o início do outro dia. Tenha elementos aconchegantes e inspiradores no ambiente.

4. Peça pisos a mais

Pedir peças a mais para eventuais reposições é bem comum, mas acaba sendo uma medida que não é tomada por muitos proprietários. A ideia de que será fácil encontrar pisos e azulejos para trocas é um dos erros mais primários cometidos por proprietários inexperientes. O banheiro é um dos locais mais sujeitos a vazamentos e outras panes. Por isso, estocar peças a mais é uma atitude esperta a fim de prevenir trocas desnecessárias de todas as peças.

Caso você não tenha se prevenido, é possível encontrar peças avulsas de cerâmicas antigas em museus de azulejos, mas não é garantido que você vá encontrar aquele que procura. Além disso, uma dessas peças avulsas pode sair por preço bem salgado.

5. Tenha um box com espaço suficiente

Saiba bem o que você pretende. Se sua intenção é colocar a banheira e o chuveiro no mesmo espaço, dentro do box, é preciso reservar espaço suficiente para isso. Lembre-se que ao optar por esse desenho, você estará economizando espaço, mas estará anulando o uso de um dos dois equipamentos quando o outro estiver ligado. Se não há problemas quanto a isso, aproveite! Se não for o caso e você tiver espaço de sobra, tente dimensionar o box para que ele fique confortável e não deixe de ser tão atraente e útil quanto a banheira. Lembre-se que o ideal é reservar mais de 70 centímetros entre a parede e o box para que você possa lavar a cabeça com ambos os braços abertos sem necessidade de manobras. Meça bem antes fazer as mudanças.

Essa suíte foi desenvolvida por Lilian Barbieri Interior e Design

6. Deixe o espaço modular

É possível dividir seu banheiro de modo modular? Imagine que todos os espaços possam funcionar de modo independente. Crie espaços individuais caso seja possível. Veja esse projeto como aproveita o espaço externo para criar uma área reservada e integrada ao banheiro. Em locais menores, é possível desenvolver áreas de descanso ou pontos estratégicos para se maquiar. Basta saber adaptar bem as funções e os espaços disponíveis.

7. Encha a banheira antes de passar impermeabilizante

Se sua opção foi incluir a banheira em seu projeto, tome cuidado com as etapas de instalação. Além de preparar o local, as instalações necessárias e também a caixa de alvenaria, conforme o modelo escolhido, é preciso impermeabilizar a área e a peça a ser instalada. Obviamente, no que diz respeito a peça, há alguns materiais que não necessitam dessa etapa. Verifique com o fabricante os procedimentos corretos para a instalação do modelo escolhido. Se necessário, solicite profissionais autorizados pela empresa fabricante para a realização do serviço. Se houver instalações elétricas, tome cuidado redobrado e atente para que a instalação saia do modo recomendado. Antes, verifique se a capacidade elétrica de sua residência permite tal instalação.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine