Como aplicar as cores pastel na decoração dos interiores

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Como aplicar as cores pastel na decoração dos interiores

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
 Living room by ORCHIDS LOFT, Modern
Loading admin actions …

Intemporais, as cores pastel voltam em força aos nossos interiores. Rosa, água verde, azul celeste, tantas cores suaves e delicadas para usar sem moderação na decoração! Mobiliário, pintura ou acessórios, delicie-se com o melhor da tendência pastel…

A magia do interior pastel é única. Traz uma certa paz e delicadeza, porque cria ao mesmo tempo uma atmosfera colorida, mas sem excesso. Esses tons particulares criam um universo de elegância que sobrevive a todas as modas. O design de cor pastel permite o uso de outras cores, como dourado e prata, que destacam o interior pastel. Outra qualidade de cores pastel é a sua maneira de iluminar o nosso interior. O espaço parece mais brilhante e maior. É uma boa alternativa para todos os brancos, que é muito brilhante, e para alguns aborrecido.

As cores pastel podem ser usadas juntas, sem sobrecarregar o interior, porque as suas sombras são tão doces que se fundem umas com as outras. Se gostar de uma cor pastel em específico, pode usá-la para acentuar outra cor mais brilhante. Por exemplo, o rosa pastel combina bem com o cor de laranja. Num interior sóbrio com cores dominantes de cinza e preto, pode introduzir elementos de decoração em tons pastel. Em qualquer caso, um interior nessas nuances é sempre sinónimo de harmonia e equilíbrio. Olhe para estas imagens de design de interiores em tons pastel e inspire-se para a sua casa.

​O que é a cor pastel?

As cores pastel consistem numa base branca pura, colorida com uma das cores primárias, de modo a obter uma versão mais clara dos pigmentos coloridos originais. Ao variar a quantidade de pigmentos de cor na tinta branca básica, obtém-se toda uma série de tons da mesma cor. A presença de branco impede que a intensidade da cor se torne demasiado dominante.

Seja rosa, azul, menta ou pêssego, esses tons suaves são sempre muito calmos e suaves. Deve apenas saber colocá-los na decoração. O ideal é integrá-los numa base neutra, como branco, cinzento ou preto, porque um espaço inteiro projetado com essas cores pode ficar muito doce.

Mas não há espaço de casa em que o uso dos tons pastel fique mal. Todas as divisões podem ser salpicadas com estas cores tão delicadas, até a cozinha, como vemos no projeto da Home Stories. 

Quais são as cores pastel?

As cores pastel são cores suaves, leves e delicadas.

Têm um efeito refrescante e alegre no nosso humor, um pouco como um retorno à infância. Azul, rosa, amarelo, roxo e verde em versão pastel estão a meio caminho entre uma encantadora decoração e a ternura infantil. O que traz um toque de magia ao nosso interior! 

As cores pastel estão sempre na moda, durante todo o ano, adaptam-se as todas as estações: celebram a chegada da primavera, refrescam uma decoração de verão, iluminam a decoração do outono e congelam o inverno para uma decoração escandinava.

São chamados de verde-água, azul celeste, rosa nude, cada atributo expressa a suavidade que emerge desses matizes. Embora sejam cores emblemáticas das tendências dos últimos anos, pode-se, no entanto, censurá-las pela falta de personalidade ou por um efeito de marshmallow se alguém abusar muito delas. 

Dedique cores pastel a espaços luminosos

Seria um erro pensar que as cores pastel são suficientes para iluminar uma divisão porque são claras. Mesmo que saibamos que um tom claro tem o efeito de dar mais luz a um espaço, os tons pastel serão muito melhores numa divisão onde a luz natural já é abundante. 

Associados a paredes brancas, as cores pastel garantem uma sala ultra-luminosa, fresca e primaveril, seja fria ou quente. Por outro lado, sob o efeito de uma luz fria, numa divisão exposta ao norte, por exemplo, os tons pastéis assumem um tom acinzentado e triste. Não adianta querer iluminar absolutamente um espaço escuro com um azul-celeste ou lilás lavanda; pelo contrário, é necessário elevar o matiz de um ponto para transformar essa peça num lugar íntimo.

Candeeiro ou vaso em tons pastel

O must have dos interiores—os candeeiros ou os vasos em cores suaves, adaptam-se a diferentes estilos decorativos. Misturam-se com móveis de madeira clara de estilo escandinavo, em móveis brancos lacados para um estilo mais contemporâneo ou num móvel de madeira escura para um look mais clássico. 

Cerâmica ou metal, esses candeeiros de cor criam uma decoração bem doce e elegante. Pode encontrar estes modelos diretamente na Orchids Loft - aqui!

​Iluminação artificial adaptada a cores pastel

Tons pastéis, embora brilhantes e leves, exigem uma iluminação reflexiva. E especialmente diferente dependendo da cor escolhida. Os amarelos e as rosas são cores quentes, os azuis, verdes e malva são frios: eles não exigem o mesmo tipo de iluminação e temperatura de cor em particular. Com paredes amarelas pastel, ou uma dominante desta cor numa  divisão, aquece o ambiente com lâmpadas difusas numa luz branca quente. Esta cor de luz acentua a gama espectral vermelha e amarela, o que permite obter uma atmosfera agradavelmente ensolarada.

Com um rosa claro dominante, o espaço assume um lado muito feminino: pode-se reforçar esta atmosfera muito suave com lâmpadas adicionais equipadas com lâmpadas LED.

Tenha cuidado com os tons pastéis, a iluminação é delicada: se as paredes verdes são brilhantes e naturais durante o dia, elas podem rapidamente tornar-se menos favoráveis à noite, com iluminação inadequada. Em geral, o verde não gosta das luzes amarelas que o desnaturam. Por isso, escolhem-se LED's, que são capazes de reproduzir com a maior precisão possível a cor da luz solar durante o dia. 

​As cores pastel ideais para decorar um quarto

Para dormir e ter um sono tranquilo e recuperador, as cores pastel oferecem uma colorimetria favorável ao relaxamento, sendo assim ideais num quarto. Enquanto eles suavizam o seu lado refrescante com uma iluminação suave.

O rosa será ideal para um universo feminino ou infantil. Um verde amendoado e um rosa pálido criarão uma atmosfera suave e romântica. A cor azul, relaxante e calma de acordo com o Feng Shui, é ideal especialmente se for pastel: azul, céu, glaciar ou nórdico, é associada a madeira clara e outras cores claras, neutras e naturais, bem como iluminação difusa graças a vários pontos de luz para promover relaxamento e descanso.

Se tiver curiosidade em saber mais sobre o Feng Shui, leia aqui o nosso artigo: Como aplicar o Feng Shui em sua casa?

As novas cores pastel

A menos que acrescentamos um pouco de preto ou de cinzento, uma cor de carvão que trará um relevo e uma profundidade inesperada para as cores pastel. Este são os novos pastéis! Mais assertivos, inspiram-se no vintage, dos anos 50 e 60 e assinam interiores sob influência boêmia ou selvagem. 

Também acompanham muito bem uma decoração estilo Art Deco. Os azuis são glaciar, os amarelos mostarda, os rosas mais vibrantes e os verdes mais vivos.  

Essas novas cores pastel ganham vida em padrões geométricos ou florais bonitos, dão vida a todos os tipos de borboletas e pássaros. Ideal para estruturar um quarto, dar vida a uma área de relaxamento ou dar estilo a um quarto. As cores pastel já não se limitam a um único estilo, mas apreciam a mistura de géneros, como valiosas associações e assinam interiores muito (mais) contemporâneos.

Recomendado: Decoração com cor mostarda: 12 ideias lindas que valem a pena conhecer.

 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!