Churrasqueira pré-moldada: veja as vantagens de optar por esse modelo

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Churrasqueira pré-moldada: veja as vantagens de optar por esse modelo

Pri Fortinho—homify Pri Fortinho—homify
 Patios & Decks by Jamile Lima Arquitetura, Tropical
Loading admin actions …

Ter uma churrasqueira em casa é quase uma regra para todo brasileiro. É por isso que as construtoras fazem questão de anunciar quando seus apartamentos são feitos com churrasqueira na sacada. Já quem mora em casa, dá um jeito de colocar uma churrasqueira, seja na garagem, no terraço, na área de festas ou no quintal.

Modelos não faltam, só que nem sempre vale a pena construir uma churrasqueira de alvenaria pelo trabalho que dá, especialmente se a casa já estiver pronta. Então, a melhor opção é comprar uma churrasqueira pré-moldada.

Porém, há outros fatores a se levar em consideração na hora de optar por uma churrasqueira pré-moldada. Veja quais são as principais vantagens desse modelo, e qual a principal desvantagem, antes de fazer a sua escolha.

​Vantagens das churrasqueiras pré-moldadas

Se você não costuma utilizar a sua churrasqueira toda semana, esse é um ponto de partida para escolher uma churrasqueira pré-moldada ao invés de uma churrasqueira de tijolo, construída.

Isso porque a pré-moldada tem uma durabilidade menor no sentido de suportar o excesso de calor. Então nesse caso de uso frequente, a churrasqueira de alvenaria é a melhor escolha. Mas se você vai utilizar com menos frequência, veja no que vai sair ganhando ao escolher uma churrasqueira pré-moldada.

  • Menor custo

O preço de churrasqueira pré-moldada é menor do que construir uma do zero. A média de custo de uma pré-moldada fica em torno de R$400 a R$1.000, dependendo do modelo e dos acabamentos que escolher.

  • Rápida montagem

As churrasqueiras pré-moldadas, como o nome sugere, já vêm com as partes prontas para instalação, o que faz esse processo ser muito mais rápido do que construir uma de alvenaria. Você só precisa ir à loja de materiais de construção, escolher, solicitar a instalação e utilizar imediatamente assim que for instalada. Nem precisa esperar secar o cimento, como aconteceria na de alvenaria.

A churrasqueira pré-moldada é feita em módulos separados com todas as peças que são necessárias para o seu funcionamento. Essas peças são as coifas, a base da coifa, uma caixa para o braseiro externa e outra interna, a base dessas caixas, uma base de sustentação, uma gaveta e o tubo para a chaminé. A altura vai ser definida conforme necessidade.

Cada parte é feita para encaixar perfeitamente na outra, então isso faz com que a montagem seja simples e rápida. E para ficar ainda melhor, o pessoal da loja vai montar na sua casa. Só vai precisar esperar que montem e depois fazer o churrasco.

  • Diversas opções de modelos

Tudo bem que você pode colocar azulejos, tijolos aparentes, granito e outros materiais se optar por construir uma churrasqueira de alvenaria. Mas mesmo assim, não terá problema com opções caso escolha uma pré-moldada. Há modelos para todos os gostos e necessidades, com tamanhos bem diferentes e todos os tipos de materiais que puder imaginar.

  • Opção de churrasqueira pré-moldada com forno e fogão

Se você quiser, pode escolher um modelo que vá além da churrasqueira. Há opções que incluem na mesma estrutura um forno e um fogão a lenha ou a carvão para você fazer tudo em um único lugar.

É uma opção perfeita se costuma receber muitos convidados e prefere preparar todos os pratos no mesmo ambiente. Além de ser mais acolhedor, evita ter que utilizar a cozinha e a área de festas ao mesmo tempo, especialmente se uma fica longe da outra.

​Tipos de revestimento para churrasqueira pré-moldada

Já que falamos sobre a grande variedade de modelos, além de se preocupar com o tamanho da churrasqueira, também é importante que ela combine com a decoração do ambiente. Então veja quais são os principais tipos de revestimento para churrasqueira pré-moldada que pode escolher:

  • Azulejo

Fazer o acabamento da churrasqueira com azulejo é interessante porque esse material é muito prático para fazer a limpeza e também há uma enorme diversidade de modelos para deixar combinando perfeitamente com a decoração da sua área de festas.

  • Porcelanato

Assim como o azulejo, o porcelanato também é uma ótima opção no quesito praticidade para limpeza. O mais legal é que há modelos que imitam o cimento queimado e a madeira. Então você pode criar um visual mais rústico e industrial para a sua churrasqueira, mas mantendo a vantagem da praticidade na hora da limpeza, o que é muito importante por conta da gordura e da fuligem que cada churrasco acaba gerando.

  • Pedra

Já se preferir uma churrasqueira bem rústica, ainda mais do que a madeira e o cimento, o acabamento em pedra natural é outra opção. Aliás, se escolher uma pedra natural mais sofisticada, como mármore ou granito, ela não vai ficar rústica. Pelo contrário, vai combinar com um ambiente mais refinado e ainda vai ser bem fácil de manter limpa por fora. Mas também pode escolher que o acabamento seja em pedra do tipo São Tomé, que fica ao mesmo tempo rústica e sofisticada.

  • Tijolos

O modelo mais tradicional de churrasqueira é com imitação de tijolos aparentes. Justamente por isso esse é um dos modelos que você encontra com muita facilidade e até acaba pagando menos, por ter boa saída nas lojas.

  • Vidro

Nesse caso não é o revestimento que é feito em vidro, mas sim, o acabamento. É uma forma bonita complementar uma churrasqueira pré-moldada. O vidro é colocado entre a coifa e toda a estrutura da parte inferior àquela onde se assa a carne. Ela serve como apoio para as grelhas e protege o ambiente da fumaça e da fuligem.

Veja mais alguns modelos projetados pelos profissionais aqui da homify.

​Churrasqueira pré-moldada sem revestimento

Você também pode embutir a parte inferior da churrasqueira em um armário da sua área de festas e a parte aparente vai ser a coifa em alumínio e as estruturas para as grelhas, sem utilizar a proteção de vidro em volta. Também funciona muito bem, especialmente se o espaço for bem arejado.

​Churrasqueira pré-moldada em área aberta

Quando possui uma área gourmet aberta nas laterais, apenas com o teto, a churrasqueira pré-moldada faz ainda mais sentido, pois não necessita de uma parede para ser construída. Basta que se monte a estrutura independente. Nesse modelo há o armário no qual a parte inferior da churrasqueira ficou embutida, mas caso não houvesse não teria problema também.

​Churrasqueira pré-moldada quadrada

Nem sempre o modelo da parte superior da coifa da churrasqueira precisa ter aquele formato afunilado tradicional. É claro que existe uma razão para que a maioria assim seja, que é a melhor absorção da fumaça para a chaminé. Mas se combinar melhor com o design do projeto, também é possível fazer com que a estrutura externa forme um quadrado, deixando o visual da churrasqueira diferenciado.

Nesse modelo, por exemplo, a coifa é bem diferente do tradicional. Ela não contém as placas de vidro nas laterais e a parte inferior é o próprio balcão, fazendo com que seja uma peça embutida no ambiente.

​Churrasqueira revestida com tijolos

Os modelos de churrasqueiras pré-moldadas em tijolos não precisam ser com tijolos vermelhos. Esse modelo é com tijolos clarinhos, harmonizando com toda a decoração do ambiente em que os tons terrosos são predominantes.

 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!