13 tipos de aparador para o seu hall de entrada

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Restelo, Stoc Casa Interiores Stoc Casa Interiores Modern Corridor, Hallway and Staircase
Loading admin actions …

Entrar em casa é sempre um acto libertador. É na entrada de casa que depositamos os nossos cansaços e frustrações, juntamente com as chaves do carro e da porta:—chegámos ao ninho, e por muito trabalho qe ainda nos espere a sensação de liberdade é sempre bem vinda. Mas para esse sentimento ser completo é fundamental que a casa toda nos represente, e isso inclui o hall de entrada!

Seja para conseguir mais funcionalidade ou para dar estilo à entrada de casa é normal decorar e mobilar usando um aparador ou consola. Este elemento, que é muitas vezes é a raiz da imagem do hall de entrada, é também utilizado como suporte para os itens que nos acompanham, nomeadamente as chaves e os cartões de acesso. 

Cada um de nós tem um conceito diferente sobre como deve ser esse móvel essencial, que é o primeiro que vemos quando entramos e o último quando saímos, e por isso há ideias para todos os gostos. Hoje trazemos-lhe treze aparadores diferentes, em vários estilos e com combinações magníficas onde se pode inspirar. Venha com a homify descobrir um mundo de boas ideias para o seu hall de entrada!

1—Clássico e cheio de impacto

Nem sempre há espaço ou vontade de colocar móveis grandes no hall de entrada, por isso começamos com uma proposta de pequenas dimensões mas grande estilo. Este aparador, ou consola, como preferir, é pequena, o que faz dela uma escolha óptima para halls mais apertados, mas isso não significa que fique mal num espaço mais generoso uma vez que o seu design e a sua cor prateada lhe dão grande impacto visual. 

O conjunto no seu todo é muito elegante, com um toque de clássico, produzindo um ambiente imediatamente refinado.

Não será o aparador mais funcional, pois não tem muito espaço, mas sempre pode servir para colocar uma taça para as chaves. E neste caso em concreto o espaço não era um problema porque este hall é servido por grandes armários embutidos, que resolvem essa necessidade.

2—O rústico retro está na moda

Este aparador é uma ideia mais funcional, mas a sua grande vantagem está mesmo no estilo. O seu desenho de inspiração industrial e rústico faz deste aparador uma escolha vencedora para criar uma atmosfera moderna com laivos de nostalgia campestre. A conjugação com peças sofisticadas proporciona um look mais actual, como neste trabalho da GLIM – DESIGN DE INTERIORES LDA.

3—Simples e discreto

Outra proposta de pequenas dimensões para espaços mais reduzidos. De composição muito semelhante à da primeira imagem deste artigo, este hall destaca-se dela pela modernidade evidente de todos os seus componentes, mesmo com o seu toque de dourado para um efeito mais expressivo. 

O pequeno aparador branco, mesmo com as suas dimensões reduzidas, permite guardar alguns itens importantes, como chaves ou correio, pois tem uma gaveta.

4—Elegante

Este hall, da autoria da EsboçoSigma, Lda., é uma autentica sinfonia de elegância, cor e estilo em toda a sua composição, mas aqui o destaque vai todo para o aparador! 

Com pernas em metal cromado e tampo de madeira, este aparador é elegante e sofisticado na sua simplicidade, proporcionando um visual muito cuidado à composição do espaço. Aqui é só trabalhar para o estilo!

5—Os clássicos não saem de moda

Actualmente o mundo do mobiliário tem opções quase infinitas. Antes os móveis eram bastante monocromáticos, normalmente baseados apenas na beleza da madeira, mas nos nossos dias as combinações estão em alta, sobretudo a sempre vencedora união entre a cor branca e a cor da madeira. Quando o estilo clássico aparece sob as novas influências faz-se realmente magia, como demonstra este belíssimo aparador da STOC Casa Interiores!

6—Leveza bem conjugada

Este hall de entrada da autoria do gabinete Traço Magenta—Design de Interiores já é um clássico dos artigos da homify, e hoje voltamos a falar dele, desta vez por causa da consola transparente. Na verdade toda a composição deste átrio, desde a cor até aos elementos que o compõem, é uma sinfonia harmoniosa e delicada, mas a peça que une todos esses elementos é o aparador transparente. Na sua simplicidade ele traz para o presente as várias peças antigas ou de inspiração retro, dando um toque moderno ao conjunto.

7—Boas ideias precisam-se

As maiores condicionantes geram as ideias mais preciosas! Ter um átrio de entrada bem pequeno é um constrangimento à quantidade de peças ali colocadas, mas não ao estilo. Esta composição simples de cubos fixados na parede forma algumas prateleiras pouco profundas que acabam por fazer o aparador perfeito para este espaço. Uma ideia simples de pôr em prática, que se consegue fazer a um preço bastante acessível e que resulta numa imagem mesmo interessante!

8—O ideal para um nórdico discreto

É fã do estilo escandinavo? Então este aparador pode ser mesmo aquilo que procurava para embelezar o seu hall de entrada! Da autoria do BORAGUI—DESIGN STUDIO este hall de entrada segue todos os princípios do que se costuma considerar como um ambiente de estilo escandinavo, graças ao design do aparador de pernas altas em madeira que foi combinado com cinzento, branco e plantas naturais. Inspirador, certo?

9—Um cenário perfeito na entrada da casa

O aparador não tem de ser uma peça de mobiliário independente. Neste trabalho magnífico da EsboçoSigma, Lda. o aparador é parte integrante da estrutura que garante a separação entre o hall de entrada e a sala de estar, embora estabeleça com ela um contraste vincado. Não tem espaço de arrumação, é certo, mas é óptimo para o básico e ainda deixa espaço para a decoração!

10—Simplicidade com muita classe

Aproveitar todos os cantos é uma política de funcionalidade sempre presente no design de interiores, e no trabalho que podemos ver na imagem essa premissa foi levada muito a sério:—o espaço foi deixado o mais livre possível e o aparador foi colocado num recato formado pela coluna estrutural e pela escada. Obviamente o aparador tinha de ter medidas que coubessem no espaço e deveria deixar passar ventilação para que o calor do aquecedor não o arruinasse.

A escolha recaiu sobre um aparador simples e aberto, com gaveta no tampo, num estilo perfeitamente clássico que perdura no tempo. 

11—A criatividade marca a diferença

Esta consola é uma proposta divertida e original, mesmo dentro do estilo inspirado os clássicos. Trata-se de uma mesa redonda cortada ao meio e pintada de branco que posteriormente foi fixada à parede. É um trabalho super interessante para fazer como projecto DIY com uma mesa antiga, cujo estilo já não lhe agrade. Já sabe que o branco total é uma tendência muito actual, que transformará o seu hall de entrada num espaço mais moderno. 

12—Um aparador clássico

Este móvel é aquilo que normalmente mais associamos ao nome ’aparador, mas também ele tem as suas especificidades que o tornam diferente e original. Os seus puxadores e incrustações têm um tom marcadamente asiático, o que nos leva a pensar numa antiguidade ou numa peça vinda do outro lado do mundo.

A composição faz parte de um projecto do gabinete Inêz Fino Interiores, Lda. e o incrível aparador fazia parte do acervo de peças da família com origens no Médio Oriente e no Japão, que a profissional incorporou perfeitamente na nova casa. 

A conjugação é simples mas muito eficaz, graças à qualidade genuína das peças utilizadas. Para conseguir este estilo em sua casa só precisa de um móvel semelhante e de um tapete de inspiração oriental, mas fazer igual será difícil, pois a exclusividade das peças quase inviabiliza cópias directas!

13—O clássico ganha asas

Para acabar este pequena selecção de inspirações apresentamos um design muito semelhante ao do aparador anterior, mas que simplesmente é incomparável. Na verdade trata-se de uma espécie de cómoda que foi utilizada como aparador neste hall de entrada pequeno. 

O projecto tinha como objectivo criar espaços leves e luminosos sem perder o tom clássico que o edifício antigo sugeria, e por isso optou-se por soluções que acentuassem esse carácter etéreo. Um móvel de estilo clássico totalmente revestido de espelhos torna-se leve, quase invisível, estando sem pesar, ocupando fisicamente mas não visualmente, representando um conceito absolutamente vencedor.

Este aparador utiliza um recurso inestimável para a decoração e design de interiores - os espelhos. Quer descobrir todo o potencial dos espelhos para a sua decoração? Então leia também o artigo ’O poder dos espelhos em 10 imagens. Vai ficar de boca aberta!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine