Como colocar pavimento de porcelanato: tudo o que precisa de saber | homify

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Como colocar pavimento de porcelanato: tudo o que precisa de saber

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
rustic  by homify, Rustic
Loading admin actions …

O pavimento de porcelanato, também conhecido sobre o termo de porcelana, já não é um segredo para si. Falamos regularmente deste revestimento na nossa revista, por ser um material muito versátil, nobre e que proporciona ambientes elegantes, confortáveis e atrativos. 

Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre a aplicação deste pavimento, para que também possa experimentar em ter um espaço diferente, sem grandes gastos. Agora resta pensar se prefere começar pela casa de banho, cozinha, sala ou outro espaço, já que o porcelanato adapta-se a qualquer divisão lá de casa. 

Vamos lá arregaçar as mangas e começar as obras!

Que tipo de porcelanato existe?

Os porcelanatos são divididos em três categorias diferentes:

  1. Semi-Polidos: também conhecidos como acetinados. O processo não chega ao polimento completo, portanto não há brilho na superfície. 
  2. Polidos: os azulejos de porcelanatos polidos apresentam uma superfície mais lisa, trazem um brilho que oferece a sensação de amplitude, mas são os mais escorregadios. Neste sentido, este tipo de revestimento é recomendado para espaços secos da casa como corredores, salas e quartos. Além disso, esse tipo de porcelanato tem maior suscetibilidade de ficar com manchas comparativamente ao semi-polido. 
  3. Esmaltados: estes recebem uma camada de esmalte por cima da massa com o desenho (estampa) desejado, que pode ser lisa ou áspera, brilhante ou mate.

Quanto à segurança, é importante ressalvar que os porcelanatos mais brilhantes são os mais escorregadios.

O porcelenato existe em várias cores, vários padrões e até imita a madeira!

Que diferenças existem entre a cerâmica e a porcelana?

Antes demais nada há que desmistificar o termo porcelanato ou pavimento de porcelana. Ora vejamos, existe uma confusão generalizada sobre a diferença entre porcelana e cerâmica. A porcelana e a cerâmica são como primas. São semelhantes na aparência, mas possuem características e métodos de fabricação que diferem uma da outra. 

Por um lado, a porcelana é feita de uma argila mais refinada ao contrário do que é usada na fabricação da cerâmica, onde a argila é esmaltada e é mais porosa. A técnica de cozimento também é diferente porque a porcelana é cozida em temperatura mais alta. Neste sentido, as telhas feitas de porcelana são geralmente mais fortes e resistentes, como são também mais impermeáveis à humidade.

Pré-aplicação

by ItalianGres Industrial

Antes de se aventurar na aplicação do seu azulejo de porcelana, toma nota dos seguintes passos para preparar o chão: 

  1. Verifique se a superfície está bem lisa e regular.
  2. A superfície deve estar limpa, seca, livre de óleos ou tintas.
  3. Mediante o ambiente defina se o porcelanato vai ser aplicado numa zona interna ou externa, de modo a escolher a argamassa adequada. Existem quatro tipos no mercado, e esse produto pode ser encontrado na versão pasta (pronta para aplicação) ou em pó.
  4. Não precisa de molhar a cerâmica ou deixá-la de molho, no dia anterior.
  5. É fundamental conferir o escoamento da água, especialmente em direção ao ralo. Nas casas de banho, o ideal é que tenha uma diferença inferior de 1cm.
  6. No caso de aplicar o porcelanato piso sobre piso, é necessário observar as condições do revestimento antigo. A superfície precisa de estar nivelada e estar em bom estado, sem que nenhuma peça esteja descolada. O piso da base é lixado para aderir melhor aos novos materiais que serão fixados com argamassa especial para esse trabalho. A sobreposição de pisos é muito procurada, porque evita muito trabalho, obras e reduz lixo, bem como diminui gastos—nalguns casos, a poupança da obra pode chegar a 35%. Atenção, que os rodapés precisam de ser totalmente substituídos.

Como proceder à aplicação?

Passo 1:

- Selecione os materiais corretos. É muito importante que adquira todo o material antes de aplicá-lo. Traga sempre mais do que menos, porque poderá de fazer reposições ou resolver problemas a longo prazo. Lembre-se também de comprar os azulejos de uma só vez. Se comprar em diferentes lotes, as cores e tamanhos das peças poderão apresentar diferenças.

- mantenha as embalagens num local fechado; 

- separe as caixas de acordo com nome do produto; 

- empilhe as caixas na vertical sobre estrados de madeira;

- mantenha a etiqueta das caixas para fora, de modo a que fiquem visíveis.

rustic  by homify, Rustic
homify

Wood effect floor tiles Woodland Mandorlo 14x83,5

homify

Passo 2: 

- Para começar qualquer obra, é fundamental conhecer bem o projeto, se não se sentir capaz, faça apelo a um profissional especializado, pode encontrar um especialista na nossa página homify - aqui

- As peças que apresentarem defeitos devem ser separadas e utilizadas como cortes. Feito isso, defina o ponto de início da instalação—o sentido correto é em direção à porta. Se partir alguma peça pode sempre usá-la numa zona do espaço que ficará escondida, como debaixo do sofá.

- Não se esqueça de verificar os pontos de água e energia: se não há fugas e se as caixas elétricas estão na posição correta.

Passo 3: 

- Misture o conteúdo da argamassa de acordo com a quantidade indicada (na embalagem) de água num recipiente limpo e seco, preferencialmente de plástico. Mexa o preparado misturadora elétrica até obter uma consistência firme e pastosa.

- Deixe a massa repousar por 15 minutos e misture antes de usar. A argamassa tem uma duração de duas horas e 30 minutos em temperatura igual ou inferior a 20°C. Se após esse período a mistura não for utilizada, deverá pôr no lixo.

Passo 4: 

- Espalhe a argamassa no chão, com um instrumento próprio que compra na sua loja de bricolage. Atenção que cada utensílio deve corresponder às dimensões dos azulejos de porcelana. Verifique essa informação antes de escolher.

- Coloque a peça sobre a superfície desejada e pressione com as mãos, batendo com o martelo de borracha até que fique bem colada

Dica: o verso das placas pode ter indicações como números, palavras ou setas que servem para indicar o alinhamento das peças no mesmo sentido, para que o piso não fique irregular. 

-  As peças precisam de ser limpas, de modo a eliminar o excesso de argamassa. Para isso, deve auziliar-se de uma esponja ou de pano de algodão húmido.

O que deve saber mais?

rustic  by homify, Rustic

- O tamanho das placas interfere no modo de aplicar o porcelanato. Nos modelos maiores, com dimensões iguais ou superiores a 30×30cm (900cm²), é aconselhável passar a argamassa também na parte de trás da placa.

- O rejunte é um processo fundamental, pois vai garantir o bom acabamento e evitar fissuras ou infiltrações que poderão causar mofo, bolor e descolamento de peças. O produto tem como principal função vedar o revestimento, mas também ajuda a compensar possíveis irregularidades, facilitando o alinhamento das placas. Compre um produto de qualidade, para um resultado perfeito. 

- Se lhe interessou este artigo, não hesite em descobrir este livro de ideias, com informações de preço: Porcelanato: Tudo que precisa de saber em menos de 1 minuto.

Como limpar um pavimento de porcelana?

Passos a seguir para limpar o seu chão de porcelana:

  1. Se tiver um chão de porcelanato nalguma divisão da sua casa, tem sorte porque este material requer cuidados e manutenção muito simples. Para o azulejo, só precisará de uma mistura de água com um produto suave prórpio para remover as sujidades do chão ou basta um simples detergente neutro. Além disso, os azulejos de porcelanato são caracterizados pela rápida absorção dos produtos e, portanto, em questão de minutos, será perfeitamente limpo e brilhante.
  2. Além disso, para preservar o brilho original do seu porcelanato, é importante não usar produtos de limpeza à base de óleo, sabão ou produtos com base animal. É aconselhável não usar cêras ou produtos de polimento, pois estes podem danificar a superfície dos azulejos deixando uma camada opaca muito pouco atraente.
  3. Para começar a lavar o porcelanato, remova a poeira e a sujidade com uma escova de cerdas de porco ou um aspirador , se achar necessário. Em seguida, prepare uma mistura de água e sabão neutro para limpar o chão e deixe repousar por cinco ou dez minutos. Aqui está um passo muito importante que não deve ser esquecido: lave o chão com água completamente limpa para evitar manchas de detergente na superfície do seu azulejo.
  4. Se o seu porcelanato tiver manchas difíceis de remover, é importante limpá-las o mais rápido possível. Aconselhamo-lo a utilizar um produto de limpeza concebido para este tipo de material e aplicá-lo na parte manchada com uma esponja macia ou com uma escova de cerdas macias. Não se esqueça de secar o chão com um pano limpo para terminar o seu trabalho.
Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!