Bem vindos a esta casa de férias!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
homify Country style bedroom
Loading admin actions …

Ali para os lados do Bombarral fica uma aldeia muito especial. Uma aldeia que entrou nos corações de muitos portugueses pela mão de uma conhecida série de televisão… Já adivinhou qual é? Sim estamos a falar de Carvalhal, a aldeia da série Bem Vindos a Beirais!

E porque falamos sobre ela, perguntar-se-á o leitor a esta altura? Porque é ali que fica a casa de férias do bonito projeto de decoração que lhe queremos mostrar hoje!

A região, calma e acolhedora, mas ao mesmo tempo cheia de promessas de lugares a descobrir, é o lugar perfeito para uma escapadinha de fim de semana ou para umas férias longe do bulício da cidade. Baseando-se nessa premissa o antigo grémio da Cooperativa Agrícola do Bombarral foi recuperado e transformado numa apetitosa casinha de férias para alugar. O projeto de decoração ficou a cargo do gabinete e decoração de interiores Maria Inês Home Style, e criou toda uma atmosfera de charme, revivalista e romântica, onde apetece estar.

Acompanhe-nos numa pequena visita aos interiores desta casa de férias e fique a conhecer mais do que um trabalho de decoração, um trabalho com coração!

Aconchego cor de laranja

Sejamos sinceros! Dormir é fundamental quando estamos de férias! Afinal a ideia é recarregar baterias e chegar ao fim delas com os sonos em dia. Por isso mesmo decidimos começar esta visita por esses altares ao sono e ao repouso que são os quartos.

Neste quarto de casal os tons quentes imperam, girando em torno das graduações do cor de laranja. Esta técnica é perfeita para áreas de repouso, tais como quartos, salas de estar, ou mesmo casas de banho, porque cria uma sensação relaxante de ordem e harmonia. Quase como se afundássemos lentamente no mundo dos sonhos com o decrescendo da cor…

O cor de laranja é acolhedor, mas poderia ser demasiado vibrante sobretudo para a hora de dormir, e por isso as texturas escolhidas são mate, sem brilho, e foram combinadas na perfeição com o castanho da madeira e do cartão.

O mobiliário é simples mas com subtilezas fabulosas. Repare por exemplo na mesa-de-cabeceira. Viu? Foi feita com duas antiquíssimas malas de cartão, daquelas que usavam os nossos emigrantes ao partir de Portugal há muitas décadas atrás.

A cómoda é um antigo malão de enxoval rústico que provavelmente já viu muitos lençóis e toalhas ao longo dos anos.

A decoração é no seu todo singela mas muito acolhedora e conseguimos percecionar desde já o estilo rústico, um pouco vintage e revivalista, escolhido para esta casa.

É preciso alegria que está de férias!

É preciso dar vida nova a móveis antigos, como é preciso trazer para o presente um pouco da história do local, e fazer prevalecer a essência rural da casa em si. E tal como no quarto anterior também neste o mobiliário consiste em objetos antigos esplendidamente recuperados, criteriosamente escolhidos, e postos de novo ao serviço de pessoas com muito bom gosto. Numa interessante mistura com um estilo muito moderno presente na tela da parede e no tom de cor de rosa utiliado, cria-se uma atmosfera shabby chic muito elegante e atual.

Tom de rosa mimoso

Noutro ângulo o quarto de cima parece-nos ainda mais mimoso, muito feminino. As toalhas em molhos individualizados com fitas, azul para menino, rosa rara menina, dão um toque de conforto num espaço concebido e encenado propositadamente para que nos sintamos em casa.

E não conseguimos resistir ao divertido candeeiro de vime, metade na cor natural e metade cor-de-rosa… Parece mesmo que foi mergulhado num balde de tinta!

O quarto para os mais pequenos… ou não!

E mais um quarto! Afinal a casa tem três…

No sótão, ou loft, como quiser chamar-lhe encontramos este quarto que poderá ser destinado às crianças com duas camas de ferro brancas, muito vintage. Os verdes e azuis dos acessórios, como as almofadas, a engraçada mesa-de-cabeceira e o candeeiro a condizer dão ao espaço um ambiente jovial que se adequa aos espíritos mais infantis, mas pelo qual todos os adultos se vão apaixonar.

Pormenores charmosos

Não nos deixemos enganar! O ambiente para as crianças é muito importante e este detalhe da decoração do quarto do loft aposta precisamente nisso. Texturas e cores chamativas são decoração e brinquedo. As gaiolas de pássaros imaginários têm velas coloridas.

Até aqui a decoração é personalizada, estudada e com muito bom gosto!

Uma decoração mesmo especial

Nesta sala tão bonita cada pormenor conta uma história, mesmo que não a saibamos interpretar. O ambiente é ligeiro e colorido, ainda que na presença de tanta história. Estamos de férias!

Uma vez mais o velho e o novo num casamento perfeito, em harmonia e equilíbrio. Uma poltrona moderna, um sofá rústico. Uma mesa de vidro nova, um aparador de sala antiquado. 

Este tipo de decoração eclética, apoiado em móveis e acessórios de várias épocas e com várias identidades, exige mestria e proporcionalidade, e nós pensamos que aqui está perfeitamente conseguida!

Pedaços de história

Só um pouco mais da sala… Porque este detalhe ficou particularmente agradável. Um nicho na parede expõe a estrutura em pedra da casa antiga como se de uma obra de arte se tratasse, e serve para mostrar uma coleção de antigos garrafões e garrafas com as diversas cores do vidro antigo, rústico e artesanal.

O aparador foi habilidosamente recuperado, com os puxadores cor-de-rosa e o forro florido, e cheio de cores, a torná-lo mais ligeiro, retirando-lhe o ar de mono velho e antiquado!

E o telefone… Velho, antigo, usado, mas cheio de magnetismo e encanto, a fazer-nos imaginar aqueles que o usaram. Quantas conversas terá testemunhado?

Bem vindos a esta linda casinha!


Acabamos esta pequena visita guiada como se estivéssemos a começar. Porque na atmosfera desta casa sentimo-nos realmente bem-vindos!

Na parede as várias molduras vazias deixam à nossa discrição o seu preenchimento com as fotografias que nos enchem o coração. Nesta decoração não há nada de impessoal…

Gosta de decorar usando peças antigas, tal e qual como na decoração desta casa, mas não sabe como? Descubra aqui!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine