Saiba qual o tamanho ideal de garagem para 2 carros e modelos | homify

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Saiba qual o tamanho ideal de garagem para 2 carros e modelos

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
Minimalist garage/shed by PAULO MARTINS ARQ&DESIGN Minimalist
Loading admin actions …

Carros, motos, bicicletas… tem vários veículos em casa? Neste caso, poderá ser interessante construir uma garagem dupla para que possa armazenar lá todos os seus veículos, de forma a evitar tirar o gelo do para-brisa no inverno ou despertar a curiosidade de pessoas mal-intencionadas, quando sai ou entra no carro. 

Um anexo à casa poderá servir de garagem, mas não é a única possibilidade deste investimento que pode garantir uma vida maior aos seus carros, mas também permitirá armazenar o seu equipamento de jardim e/ou atribuir uma parte para uma pequena oficina. Mas qual é configuração ideal, que tamanho e que tipo de abertura escolher?

A garagem dupla pode acomodar 2 carros, veremos os possíveis planos, modelos e medidas. Dependendo das suas necessidades, pode preferir uma única garagem, o que reduzirá o preço do trabalho. Acompanhe-nos, faças cálculos e toma a decisão certa. 

Configurações possíveis de uma garagem dupla

Para poder arrumar dois carros, deve planear a construção de uma garagem grande o suficiente para acomodar dois veículos. A garagem dupla permite estacionar dois carros que esteja ao abrigo do vento, da chuva, do sol… A localização, o tamanho e a forma deste edifício dependem essencialmente de dois critérios: o seu terreno e as suas necessidades. Também deve levar em conta as possíveis configurações de uma garagem dupla. Tem a escolha entre estacionar os dois carros lado a lado ou em fila. De facto, a configuração tem um grande impacto no preço da garagem.

Cada uma destas configurações (lado a lado ou em fila) tem as suas vantagens e desvantagens. Critérios como o lado prático, a superfície que irá ser necessária no terreno ou a configuração da sua casa são essenciais para levar em conta para fazer a escolha certa.

  • A garagem lado a lado: 

como o próprio nome sugere, os veículos estão estacionados um ao lado do outro. Este tipo de garagem tem uma grande abertura de porta em ambos os veículos. Neste caso, é necessário recorrer à medida e, portanto, planear um orçamento maior. Também pode haver duas portas padrão separados por um pilar de betão. Neste caso, cada carro tem a sua própria porta. A garagem lado a lado permite levar um ou outro veículo a qualquer momento sem ter que fazer manobras adicionais. No interior, o espaço pode ser separado por uma divisória sólida, uma meia-parede, pilares simples ou deixados livres. Geralmente é feito por baixo da casa. Projetar este tipo de garagem no jardim seria demasiado invasivo.

  • A garagem em uma fila: 

tem apenas um portão de tamanho padrão. Os carros estão estacionados um atrás do outro. Isso significa que quando quiser sair com o segundo carro, deve tirar o primeiro e depois voltar antes de sair. Tudo depende das suas restrições e do uso do segundo carro. Se em 99% dos casos, o primeiro carro está do lado de fora quando precisa do segundo, esta configuração pode ser interessante. Esta opção não ocupa muito espaço no jardim, porque geralmente é feita em alinhamento com o comprimento da casa. A garagem em fila pode ser de betão, em  PVC, entre outros.

Recomendado: Garagem: garagens pré-fabricadas, garagens em kits e dicas de arrumação!

​Espaço mínimo de uma garagem dupla

Antes de construir a sua garagem dupla, deve fazer um plano do trabalho para desenhar as paredes. O plano de uma garagem dupla permitirá desenhar este edifício levando em conta o comprimento e a largura dos carros, a largura a ser prevista para a abertura das portas e o portão da garagem, a distância entre os veículos, os equipamentos para guardar, entre outros detalhes. A configuração escolhida também terá impacto no comprimento e na largura da garagem. Em geral, uma garagem dupla deve ter uma área de cerca de 40m² para ser facilmente transitável.

A área mínima de uma garagem dupla é calculada levando em consideração a largura e o comprimento de dois veículos padrão aos quais é adicionado o movimento da porta do motorista. Sim, uma vez que entra na sua garagem, tem que abrir uma porta, geralmente do lado do motorista, para sair do carro, caso contrário corre o risco de passar a noite lá dentro! Isso é algo que, muitas vezes, nos esquecemos de levar em consideração.

Aqui estão as dimensões e áreas mínimas para uma garagem dupla:

  • Dimensões mínimas de uma garagem dupla lado a lado: 6 metros de largura e 6,7 metros de comprimento, uma área de 40m². 
  • Dimensões mínimas para uma garagem em linha: 3 metros de largura e 12 metros de comprimento, uma área de 36m². Claro, que tem de considerar o tipo e modelo de carro que possui. 
  • A altura é geralmente de 2 metros para ambas as configurações. É claro que pode aumentar o comprimento ou a largura da sua garagem dupla para aumentar sua área de superfície e, assim, ter uma superfície útil mais alta. 
  • Pode calcular e comparar preços por m² de garagens duplas. Não hesite em pedir um orçamento gratuito - aqui.

​Critérios para calcular as dimensões de uma garagem dupla

Idealmente, o cálculo das dimensões da sua garagem dupla deve ter em consideração se é uma garagem lado a lado ou em fila, a largura do seu veículo, a abertura das portas, às quais somam-se alguns centímetros extra de prevenção. Isso permite que entre e saia do veículo sem bater no carro ou na parede. Se quiser que sua garagem também sirva como espaço para arrumar a bicicleta ou colocar uma bancada com as suas ferramentas, considere adicionar esse espaço nos seus cálculos.

Veja aqui os critérios que deve considerar ao calcular as dimensões de uma garagem dupla:

  • Terreno disponível. 
  • Configuração da garagem dupla selecionada (fila ou lado a lado). 
  • Comprimento e largura dos seus veículos. 
  • Largura com as portas abertas. 
  • Distância quando abre a porta da garagem.
  • Materiais e equipamentos para arrumar: bicicleta, corta relva, ferramentas, etc.

Depois de ter levado em consideração todos esses critérios, tudo o que precisa fazer é de desenhar as paredes e desenhar a sua garagem dupla num plano. Projetar estes critérios num plano ajuda a encontrar as dimensões ideais para o uso diário da sua garagem dupla. 

Dimensões ideais de uma garagem dupla com dois veículos lado a lado

A configuração mais popular é o estacionamento lado a lado, ou seja, um carro ao lado do outro. O lado prático desta configuração é muito popular porque é possível manobrar facilmente os veículos e ter nenhum stress. De facto, o estacionamento é independente para cada carro. As dimensões ideais para uma garagem dupla lado a lado são 7 metros de comprimento e 6 metros de largura.

Para o seu conforto, a largura ideal de uma garagem dupla, quando os veículos estão estacionados lado a lado, é de 6 metros. Para o comprimento, é necessário prever 5 metros até 5,5 metros para os carros longos. Isso representa uma área de aproximadamente 30m². Se quiser adicionar um espaço para colocar a bicicleta e a moto, planeia um espaço total de mais ou menos 50m².

​Dimensões ideais de uma garagem dupla com dois carros estacionados um atrás do outro

No caso de uma garagem dupla em fila, é necessário fornecer uma largura mínima de 2,50 metros. Para facilidar, são recomendados 3 metros de largura. O comprimento depende dos seus carros, mas, em geral, demora entre 9 e 10 metros, especialmente se um dos seus carros for comprido. As dimensões ideais para uma garagem dupla em fila são 12 metros de comprimento e 3 metros de largura.

Finalmente, para a garagem dupla lado a lado como para o um em fila, pense em prever o espaço necessário de acordo com o tipo de portão que escolher também em altura como em largura. Com efeito, é possível optar por diferentes tipos de abertura de portas de garagem. Também tem a opção de colocar uma única grande porta de garagem ou duas portas lado a lado.

Que sistemas de abertura para a garagem dupla existe?

  • Portas seccionais para garagens
  • Portas basculantes para garagens
  • Portas de correr para garagens
  • Portas de enrolar para garagens
  • Portas de abrir para garagens
  • Telheiro
  •  para garagem aberta

Que solução encontrar para uma garagem curta e aberta?

by homify Mediterranean Wood-Plastic Composite

Se entretanto mudou de carro ou comprou uma carrinha e precisa de ter o seu carro abrigado, pode ser criar uma tela, tal como vê na imagem acima. Consulte os nossos profissionais para algo de semelhante. 

Não saia daqui sem espreitar este artigo:

- 8 ideias TOP para garagem

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!