Um terraço magnífico

Catarina Rodrigues—Homify Catarina Rodrigues—Homify
homify Patios & Decks
Loading admin actions …

Quantos de nós não pensaram já em fazer uma remodelação em determinada parte da habitação? O projecto de hoje mostra-nos como é possível efectuar projectos verdadeiramente transformadores sem grande esforço e obras. Por vezes uma pequena atenção ao detalhe é suficiente para criar ambientes integralmente distintos.

Esta remodelação foi da autoria de um atelier português de Vila do Conde cuja equipa jovem e dinâmica se dedica ao estudo e elaboração de projectos nas áreas da arquitectura, do design e da decoração. O A2OFFICE possui diversos colaboradores internos e parceiros externos com os quais colabora frequentemente com o objectivo de fornecer resposta a todos os desafios lançados pelos seus Clientes.

O projecto de remodelação é do ano de 2013 e localiza-se em Vila do Conde. A coordenação da Arquitectura ficou a cargo do arquitecto Alberto Dias Ribeiro e a decoração de Alexandra Marques. Resta-nos dizer que a fotografia é da autoria de © AL.MA Fotografia.

Antes: Um terraço sem sabor

Antes da intervenção o terraço era um espaço cinzento e pouco convidativo à permanência e fruição do local. O pavimento em tijoleira escura reflectia bastante a iluminação solar reflectindo muito calor e impedindo assim uma utilização agradável do espaço.

No entanto, este espaço exterior demonstrava um potencial incrível que apenas não tinha sido explorado até então.

Neste sentido procedeu-se a um projecto de remodelação cujo objectivo seria o de atribuir uma nova vida e decoração a este terraço. As imagens seguintes irão impressioná-lo!

Depois: Perfeito e acolhedor

Depois da intervenção o espaço nem parece o mesmo! Onde antes se encontrava um terraço em desuso existe agora um espaço acolhedor e moderno. 

O pavimento foi revestido com um deck que simula a materialidade da madeira sendo este o principal material que conforma este espaço exterior.

Foram ainda utilizadas várias plantas com o objectivo de harmonizar o ambiente exterior criando uma certa aura de jardim tropical.

Um terraço com privacidade

A falta de privacidade era um dos problemas do antigo terraço. Neste sentido, a nova abordagem projectual propõe a delimitação espacial recorrendo a uma materialidade natural que se funde com a madeira utilizada no pavimento.

Nestas imagens é possível verificarmos como o mobiliário e detalhes escolhidos para integrar este projecto procuram criar uma harmonia espacial geral. Isto é conseguido através da utilização de tons semelhantes que unificam toda a composição estética.

Recantos de sonho

Uma das prioridades foi a de criar um espaço acolhedor onde fosse possível passar tempo de qualidade entre família e amigos. Isso foi conseguido através da utilização de várias peças de mobiliário exterior. O mobiliário é diversificado e variado e em parte é isso que cria esta atmosfera diversa e espacialmente distinta.

Nesta área encontramos um espaço moderno e descontraído perfeito para relaxar e aproveitar longas tardes de sol. 

Espaço lounge

Como temos vindo a verificar através das imagens, o terraço possui uma grande diversidade de espaços exteriores estando estes conformados por mobiliário diverso. Um factor interessante deste projecto esteve directamente relacionado com o facto de toda a decoração e mobiliário escolhido terem sido testados antes da sua aplicação efectiva no projecto.

Detalhes verdes

Como já tínhamos verificado através das imagens anteriores, o terraço possui também alguns apontamentos de vegetação cujo objectivo é o de tornar este espaço num local mais fresco e confortável.

Se ficou impressionado com esta transformação, temos a certeza que também irá adorar este livro de ideias com uma história de um terraço descuidado que se tornou num verdadeiro paraíso! Não deixe de verificar.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine