14 ideias maravilhosas de cozinha azul para todos os gostos

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

14 ideias maravilhosas de cozinha azul para todos os gostos

Pri Fortinho—homify Pri Fortinho—homify
Modern Kitchen by C. Arquitetura Modern
Loading admin actions …

O azul é uma cor muito democrática e nunca sai de moda. Inclusive, já foi eleito várias vezes como cor do ano pela Pantone, empresa norte-americana líder em sistemas de cor. No ano 2000 com a cor cerúleo, em 2003 com o aqua sky, em 2005 com o azul turquesa, 2008 com o blue íris, em 2010 com o turquesa e em 2016 com o azul serenity. Em 2018 a cor escolhida foi o ultra violet, que é um roxo, mas que inspira à utilização do azul royal em todas as coisas. É por isso que a cozinha azul está muito em alta, nas mais diversas tonalidades dessa cor, seja em detalhes ou ocupando o ambiente inteiro.

Se você é fã de tons de azul e tem aquele amor especial pelo design da sua cozinha, pois adora passar bons momentos nesse cômodo da casa, talvez esteja na hora de dar uma repaginada no ambiente. Veja inspirações de vários modelos de cozinha planejada azul, projetadas pelos profissionais designers de interiores recomendados pela homify.

1. ​Azul em detalhe

Para começar devagar, nesse modelo de cozinha o azul aparece tímido, em dois tons formando uma pintura de mosaico na parte inferior da bancada. Talvez se você ainda estiver na dúvida sobre qual a intensidade de azul que deseja usar na sua cozinha, uma boa ideia é ir incluindo a cor aos poucos.

2. Parede de cozinha com pastilhas azuis

Se você sonha com uma cozinha azul turquesa clarinho ou azul aqua mas acha que pode ficar enjoativo, mesmo a cor sendo clara, outra boa ideia para começar devagar é fazer um detalhe na parede com pastilhas nessa cor. Assim, aos poucos você vai colocando uma toalha de mesa, uns tapetes, louças e quando ver já vai estar utilizando o azul turquesa nas portas dos armários.

3. ​Refrigeradores azuis

Com certeza esses refrigeradores azuis são o centro das atenções nessa cozinha predominantemente cinza. Mas mesmo sendo um azul vibrante, ficou equilibrado. Como talvez você não tenha três refrigeradores, como nessa cozinha industrial, o detalhe vai ficar ainda mais sutil. É um bom começo para se adaptar à cor no ambiente.

4. ​Armário de cozinha azul

Partindo para o mobiliário, mas ainda de forma leve, o armário de cozinha azul em um tom médio, não muito claro nem escuro, harmonizou muito bem com os tons de cinza do restante do ambiente. Mesmo o armário sendo grande a cor não ficou enjoativa por causa da boa combinação da totalidade.

5. Cozinha azul retrô

Já estamos subindo de nível. Nesse modelo o armário todo da cozinha ganhou uma bonita tonalidade de azul com um ar retrô, que intensifica esse estilo com a utilização dos detalhes em marrom e branco, bem típicos dos mobiliários mais antigos. Porém, graças ao mármore da bancada, a geladeira moderna e as paredes e portas brancas, o ambiente ficou agradável e leve, permitindo que o azul fizesse o seu papel de deixar tudo mais descontraído.

6. ​Parede e ladrilhos azuis

Enquanto o mobiliário permanece bem sóbrio, em um cinza claro, a cozinha recebe o azul em uma parede completa e nos ladrilhos da pia. A utilização do amarelo junto com o azul nos ladrilhos e em outros pequenos detalhes deu vida para o ambiente, já que o tom de azul não é vibrante e o mobiliário é clarinho. É uma forma de você observar com quais outras cores a cozinha azul pode harmonizar.

7. ​Cozinha planejada azul com preto

Já se a sua preferência é por tons mais escuros, o azul e o preto vão muito bem. Nesse modelo o azul ganhou um tom mais brilhante devido ao material utilizado nas portas do armário dessa cozinha planejada, seguindo brilho do granito preto, que traz mais sofisticação ao ambiente. Na parede da pia os ladrilhos em tons de azul, preto e cinza formam uma combinação alegre, porém discreta, que caiu muito bem.

8. ​Cozinha azul e branca

Nem com cores vibrantes como o amarelo, nem escuras como o preto, se o seu gosto é básico, porém animado, a cozinha azul e branca é uma ótima opção. Esse ambiente é bem clean, deixando a cozinha com aquele aspecto limpinho, complementado com os detalhes em granito e com o ponto de cor vermelho, trouxe um resultado muito agradável para a utilização do azul.

9. ​Cozinha em cor azul royal com brilho

Chegou o momento de vibrar. O azul royal foi utilizado sem medo nessa cozinha e não ficou exagerado porque o restante dos detalhes são predominantemente em branco e o escovado dos eletros. Realmente avivou o ambiente e o truque para não ficar enjoativo é manter a cozinha bem iluminada e sem muitos objetos aparentes por cima dos balcões.

10. Cozinha azul esverdeado

Há quem vá dizer que essa é uma cozinha azul Tiffany, outros enxergam simplesmente um azul esverdeado. O fato é que essa cor é muito bonita e até mais ousada do que o azul royal, dependendo da intensidade em que for usada no ambiente. Nesse modelo ela trouxe uma atmosfera que mescla o retrô, como a cor era utilizada nos cafés dos anos 60, e o moderno, combinando com o granito preto e a predominância de linhas retas.

11. ​Cozinha azul royal fosco

Como base no modelo anterior de azul royal, você pôde perceber que há diferença entre essa cor com mais brilho ou fosca, o que não quer dizer apagada, apenas sem um verniz tão aparente. Esse royal harmonizou perfeitamente com o estilo mais fazenda, utilizando madeira escura na mesa e no forro. Fica evidente que o royal brilhante não iria combinar com esse espaço. Então é importante fazer essa variação na hora da escolha da cor azul royal.

12. Cozinha em laca azul

Esse estilo de cozinha azul também deu um ar mais retrô ao ambiente por causa da sua combinação com o marrom. Mas o grande refrigerador moderno já quebra totalmente essa sensação. A cor foi utilizada na parede toda e combinada com tapete em ladrilho nos mesmos tons. Ao colocar o azul em maior intensidade dessa forma fica mais fácil imaginar como ficariam outras tonalidades também.

13. ​Parede de cozinha azul aqua sky

Quando se tem um pé direto muito alto, uma parede toda branca realmente é um desperdício no caso de toda a estrutura da cozinha ser feita em madeira. A escolha do azul aqua sky foi certeira, pois manteve a leveza do ambiente, que é muito espaçoso e impede que a cor tome conta. A utilização foi na proporção ideal. Talvez um azul mais escuro não fosse dar o mesmo efeito, deixando o visual menos alegre.

14. Cozinha azul marinho

Nesse modelo de loft a cozinha azul marinho foi planejada para harmonizar com o restante do ambiente, que é totalmente aberto. Outros detalhes em azul contribuem para que o ambiente fique leve e agradável, utilizando também o amarelo como cores pontuais para o branco, a madeira clara e o cinza, que predominam.

E então, viu como há diversas opções para fazer uma cozinha azul e deixá-la exatamente do seu gosto? Os tons são muito variáveis, pode colocar apenas um detalhe, meio a meio ou mergulhar no azul sem medo. O importante é combinar com as cores e o estilo certos para manter o equilíbrio e prevenir que fique enjoativo em pouco tempo.

Para ajudar você a evitar esse problema, os designers de interiores cadastrados aqui na homify certamente terão ideias maravilhosas para auxiliar. Entre em contato para solicitar uma consultoria e garanta a cozinha azul dos seus sonhos.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!