Saiba Qual o Tamanho de Garagem para 2 Carros Ideal e Modelos

Casa Santo Antônio, Roma Arquitetura Roma Arquitetura Modern Garage and Shed
Loading admin actions …

Quando compra um apartamento em um edifício, a quantidade de vagas de garagem é predeterminada pela construtora. Em alguns casos é possível comprar uma ou duas vagas a mais, conforme a disponibilidade do projeto. Se estiver procurando uma casa para comprar, o fato de uma opção não ter garagem para dois carros pode ser motivo para desistência do negócio.

Porém, quando você constrói uma residência não há dúvidas de que ter uma garagem para dois carros é uma escolha básica. Mesmo que haja apenas um veículo na família no momento, é preciso pensar nas visitas e nos planos para o futuro, pois é mais viável colocar a segunda vaga no primeiro projeto do que pensar em ampliar a garagem depois.

Mas agora entra a dúvida que trouxe você até aqui. Qual é o tamanho de garagem para 2 carros ideal? Será que existe um padrão de largura de garagem para 2 carros? Além disso, certamente após saber dessas informações você também vai querer ver modelos, tanto de casas com garagem para 2 carros, quanto de portão de garagem para imaginar e escolher os que melhor se encaixam ao seu projeto. Então, continue conosco e veja tudo isso agora.

​Qual o tamanho ideal para garagem de 2 carros?

A verdade é que não existe um padrão para o tamanho de garagem para 2 carros, simplesmente porque vai depender do tamanho dos carros, além de outras considerações muito importantes.

Para começar, embora diversos carros tenham um tamanho parecido ao olhar rapidamente, eles possuem metragens distintas, sendo da mesma marca ou diferentes. Então, o primeiro passo para você saber qual é o tamanho ideal para garagem de 2 carros é tirar as medidas de largura e de comprimento dos seus veículos.

Apenas para você ter uma noção, a média fica entre 4 metros de comprimento por 2 de largura, variando para mais ou para menos. No caso de uma Hilux, por exemplo, o comprimento sobe para mais de 5 metros, enquanto a largura não chega 2 metros.

Depois que você tem essas medidas exatas em mãos, precisa fazer as seguintes considerações:

  • Lembre-se que os carros possuem o retrovisor, então a largura deve ser medida a partir desses espelhos;
  • Depois que estacionar na garagem, vai precisar abrir as portas, então considere as medidas dos dois veículos com as portas totalmente abertas, um ao lado do outro. Não adianta considerar que você nunca abre a porta totalmente para sair do carro ou que os dois veículos nunca estão com as portas abertas ao mesmo tempo, pois pode acontecer uma eventualidade e então a porta vai bater na parede da garagem;
  • É necessário que tenha a sobra de um espaço para circulação das pessoas, mesmo que estreito;
  • Deve considerar também se a garagem vai ter portão ou não. Nesse caso, precisa de espaço para que o portão feche por completo sem encostar nos veículos;
  • Pense na planta do seu projeto e se você poderá entrar com o carro de frente direto na garagem ou precisará fazer alguma curva fechada. Nesse caso, também precisará de um espaço extra para que o carro não fique trancado no meio do caminho;
  • Por fim, considere também que poderá trocar um dos carros por outro maior no futuro. É melhor que já tenha um espaço a mais agora para não precisar mexer na estrutura por causa disso.

Muito bem, agora você já tem as considerações necessárias para definir, junto com o arquiteto, como será feita a sua planta de garagem para 2 carros. Então confira a seguir modelos para se inspirar.

1. ​Portão de garagem em madeira

Para começar, o tamanho de portão de garagem para 2 carros vai depender do modelo desse portão. Nesse caso da imagem acima foi feito um portão de madeira muito bonito, com abertura e fechamento para as laterais. Como ele possui 3 partes, não é necessário abri-lo completamente sempre que apenas um dos veículos for sair da garagem e isso é uma grande vantagem, tanto em termos de segurança quanto em praticidade no dia a dia.

2. ​Modelo de portão de garagem com abertura para cima

Outra forma de economizar espaço na abertura do portão é utilizando um modelo que abre para cima. É ideal quando a metragem dessa parte do terreno não permite um portão que abra para os lados, nem que abra para fora. O carro não precisa ficar muito longe esperando a abertura total, o que também é bom.

3. ​Garagem para 2 carros sem portão

Se a garagem for no interior do terreno, longe do portão, não haverá necessidade de utilizar mais grades, a menos que você queira como medida de segurança. Mas não utilizar o portão nesse caso permite que o comprimento da garagem seja menor, ainda que você tenha carros grandes.

4. ​Garagem com espaço suficiente

Esse é um exemplo em que o carro é mais comprido e pode-se observar que o espaço para a garagem foi feito com base no veículo, pois não há muita sobra de espaço, nem na frente, pois já inicia-se a entrada da casa, nem atrás, pois o portão está bem próximo ao veículo, mas ainda é possível abrir o porta-malas. Fazer um bom planejamento permite ocupar o espaço suficiente, por isso, mesmo que tenha sido sugerido você considerar um dia ter um carro maior, também precisa levar em conta o conjunto de fatores para viabilizar uma garagem maior no momento. Então não faça dessa uma grande preocupação.

5. Garagem estreita

Se você ainda está pensando sobre a necessidade de fazer uma garagem tão larga para que os dois veículos sejam capazes de ficar com as portas abertas ao mesmo tempo, esse modelo mostra que não é preciso. Essa garagem comporta os dois carros e é visível que eles não podem abrir totalmente as portas nesse espaço. Mas ainda assim deve ser o suficiente para abrir as duas portas de um carro por vez, pelo menos.

6. ​Solução para garagem curta

Se a sua preocupação é que o seu projeto irá perder muito espaço interno da residência, caso faça uma garagem comprida o suficiente para que os veículos caibam com sobra, aqui está um exemplo de solução. Há empresas especializadas em coberturas que protegem os veículos do tempo, nesse caso, quando não há portão.

7. ​Estrutura aberta para garagem de 2 carros

Essa é uma excelente ideia para o caso de você já ter uma residência com garagem para um carro, mas agora comprou outro. Não se preocupe em mexer na arquitetura da casa se tiver um espaço na lateral para instalar uma estrutura em metal, aço ou mesmo um pergolado de madeira.

8. ​Planta baixa de uma garagem para 2 carros

Para finalizar, nessa planta de garagem para 2 carros você pode observar as medidas utilizadas, facilitando a visualização de como ficaria no seu projeto. Assim é possível compreender a importância das medições para que não falte e nem sobre, afinal, alguns centímetros em uma construção fazem muita diferença na hora de ampliar ou reduzir um espaço.

Esperamos ter ajudado na sua decisão e tirado suas dúvidas sobre tamanho de garagem para 2 carros. Se deseja mais dicas, tirar dúvidas ou fazer orçamentos, converse diretamente com um dos profissionais registrados aqui na homify e garanta a qualidade do resultado final.

9. Moderna garagem para carros

Aqui, temos um projeto moderno da garagem para carros. O amplo espaço permite facilmente acomodar dois carros ou mais. A iluminação LED proporciona conforto e sensação de amplitude, permitindo que o local seja até mesmo utilizado para outras funcionalidades, se os proprietários desejarem.

O fato de não ter um portão para a garagem colabora ainda mais com o aspecto moderno do projeto, como podemos notar. E mais garagens como essa, você encontra em nossa página exclusiva!

10. Qual o tamanho de um carro?

O tamanho de um carro varia conforme seu modelo. Carros populares têm entre 4 e 5 metros, com até 2 metros de largura total. Para o teto, o ideal é que o tamanho de garagem seja de cerca de 2,10 m, variando para modelos maiores, como pick-ups. Sabendo dessas medidas, ficará mais fácil fazer o projeto nas medidas perfeitas para portão de garagem escolhido.

E para não correr quaisquer riscos com dúvidas, vale a pena consultar nossos construtores que atendem totalmente online.

11. Ideias para garagem: confira muito mais!

Depois de ver tantas boas dicas de garagem para dois carros, nada melhor do que seguir se inspirando! Por isso, separamos 14 garagens de madeira feitas para casas grandes ou pequenas, com dicas fáceis e que vale a pena conferir. Aproveite!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine