Saiba tudo sobre o granito arabesco e inspire-se com ideias de uso

Pri Fortinho—homify Pri Fortinho—homify
Lozí - Projeto e Obra Modern Kitchen
Loading admin actions …

Entre os materiais mais cobiçados para revestir ambientes estão os tipos de granito. São muitas variações para compor os mais diversos estilos de decoração, sempre com imponência e elegância. Como se não bastasse a beleza, há também as vantagens da resistência e da praticidade para preservar o material.

O granito arabesco está no topo na lista dos mais populares tipos dessa pedra e agora você vai ficar sabendo um pouco mais sobre ele para fazer uma escolha consciente ao seu projeto. Veja o que é o granito arabesco, qual a diferença dele para o mármore e belíssimos exemplos aplicados pelos arquitetos e decoradores especializados no assunto.

​O que é o granito arabesco?

O granito arabesco é uma pedra que traz requinte a qualquer ambiente, além de ser um material muito resistente para ser utilizado até mesmo em pisos. Composto de quartzo, feldspato e mica, o granito oferece dureza e resistência à abrasão.

Entretanto, é uma pedra sujeita a variações pelo fato de ser natural, e por isso, na hora da escolha, deve-se observar amostras para garantir que a cor e os veios serão conforme o desejado para o móvel ou piso.

Os tipos de granito são muito variáveis, considerando desde a sua forma natural até as transformações que a pedra passa na indústria, podendo-se modificar a textura da superfície, os acabamentos e cortes, conforme a necessidade de cada projeto.

Com a pedra de granito arabesco pode-se usar da criatividade para diversas finalidades, desde bancadas, balcões, pia granito arabesco, cubas, ilhas, lavatórios, lareiras, rodapés, soleiras, bordas de piscina, pisos e tantos mais.

A melhor forma de preservar a beleza e a resistência do granito é fazendo a higienização com produtos neutros e aplicar um impermeabilizante para prevenir infiltrações e o surgimento de fungos.

Como resultado, o projeto ganha uma beleza única graças à imponência da pedra de granito arabesco que chama atenção e confere sofisticação, mesmo quando utilizada em pequenos detalhes.

Por que se chama arabesco?

Quando fala-se especificamente em granito arabesco refere-se à aparência desse tipo de granito, pois existem vários outros e pode ser difícil de diferenciar, já que muitas vezes são detalhes sutis.

O tipo de pedra granito arabesco tem tons de cinza, um pouco de branco e preto misturados. Há também modelos de granito branco arabesco, granito arabesco bege e outras tonalidades variantes. Mas o ponto principal está em suas formações mais largas e veios irregulares, que se diferem de outros tipos com pontinhos bem pequenos.

Para se ter ideia, existem mais de cinquenta variações dessa pedra, com cores e formato dos veios bem diferentes, alguns até parecendo com mármore. Essas diferenças se dão de forma natural, conforme os minerais se posicionam na pedra ao longo dos anos da sua formação.

A identificação é feita na hora da extração e você só precisa ir a uma loja especializada para observar a aparência de cada uma e, com a ajuda do seu arquiteto ou decorador, escolher aquela que melhor se encaixa ao seu projeto, podendo ser o arabesco ou outro.

​Qual é a diferença entre mármore e granito?

Essa é uma questão que muitas pessoas têm dúvida, e é compreensível. Mas depois que se conhece a diferença, fica mais fácil perceber o que é mármore e granito arabesco ou qualquer outro tipo de granito.

Conforme mencionado anteriormente, a composição básica de uma pedra granito arabesco é quartzo, feldspato e mica, o que o torna mais duro e brilhante do que o mármore, e também faz com que ele tenha cores mais mescladas, como se fossem várias pedrinhas misturadas. Isso ocorre por causa da forma que os minerais ficam dispostos no interior da pedra.

Já o mármore tem uma cor mais uniforme e veias lisas, embora mescladas, que variam de acordo com a sua composição de minérios. Veja no exemplo da imagem acima, onde a escadaria foi feita em mármore.

Há mármores brancos, acinzentados, creme com veios escuros, esverdeados e também pretos, tudo vai depender do local de onde ele será extraído. Então, não é possível alterar essa coloração por ser uma pedra natural. Aliás, essa é a grande beleza de usar mármore ou granito arabesco na arquitetura e decoração. O efeito natural.

​Granito arabesco cozinha

Uma das aplicações mais comuns do granito arabesco é nas bancadas de cozinha, pois é uma excelente pedra para fazer a limpeza após o preparo dos alimentos. Nesse modelo foi utilizado um granito arabesco bege com tons de cinza e preto. Como pode perceber, a variação para outros modelos semelhantes em tons mais claros é bem sutil, por isso deve observar a pedra de perto em uma amostra antes de mandar fabricar uma peça grande.

​Granito com veios fechados

Casa Lago renziravelo Modern Kitchen
renziravelo

Casa Lago

renziravelo

Para que possa observar a diferença e fazer um comparativo, nessa cozinha foi utilizado um tipo de granito com veios mais fechados, diferente do granito arabesco que é mais aberto. A vantagem é que esse modelo vai conferir um aspecto mais homogêneo à peça onde for aplicado, então esse também é um aspecto a considerar na hora de escolher o granito. Quer que chame mais atenção o que seja mais discreto?

​Granito amarelo arabesco

Se o mobiliário da sua cozinha tiver tons pastéis, a escolha do granito amarelo arabesco, que é um pouco mais forte do que o bege e possui mais tons de preto nos veios, vai ser uma boa escolha para harmonizar. Também vai ficar bom com mobiliário predominantemente preto ou branco.

​Granito arabesco no banheiro

No balcão da pia, na área de banho, nas paredes ou no piso, o granito arabesco é sempre bem-vindo na composição de banheiros. A decoração pode ser mais simples, pois a pedra em si já confere o aspecto de elegância, além de ser uma opção vantajosa para a limpeza que é mais frequente nesse cômodo da casa ou de espaços comerciais e empresariais.

​Piso com detalhe em granito arabesco

É mais comum a utilização do granito em pisos comerciais, especialmente quando são feitas combinações de pedras, como nesse modelo da imagem acima. Mas nada impede que você faça a aplicação do piso em granito na sua residência, como em um corredor, banheiro ou área de serviço.

A dica é que se quiser aplicá-lo em uma área como a sala de estar e jantar, utilize uma cor mais homogênea, sem muito contraste entre os tons. Assim fica mais fácil de combinar com o mobiliário, de observar objetos no chão e não deixa o ambiente visualmente cansativo, com o risco de enjoar mais rápido.

​Granito arabesco na borda da piscina

O granito arabesco é uma ótima escolha de acabamento para a borda da piscina, podendo harmonizar com outros materiais, como no caso da madeira utilizada para o deck na imagem acima. Mas há um porém.

O granito pode ser escorregadio, então evite utilizar em uma grande área em volta da piscina. É melhor que esse seja apenas um detalhe para o acabamento ou que escolha uma pedra de superfície com mais porosidade ou textura mais bruta e escovada para absorver a água e não derrapar. Você pode fazer essa solicitação à empresa que fará a peça.

Como viu, há muitas opções para fazer uma excelente utilização do granito arabesco e suas variações nos ambientes residenciais e comerciais. Agora, se quiser mais ideias para o seu espaço em específico ou quiser solicitar orçamentos, entre em contato com os profissionais especializados aqui pela homify.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!