Decorações DIY para o seu quarto: bonitas e baratas!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Decorações DIY para o seu quarto: bonitas e baratas!

Eduardo Prado—homify Eduardo Prado—homify
  by Johannes Hanke - DeineWeinkiste.de
Loading admin actions …

Deixar o quarto bonito, sem gastar muito. A ideia que antes já era boa, ficou ainda mais atraente em tempos de recessão econômica. Aproveitar a própria criatividade para dar ao quarto um visual bonito, bem pensado e que traga um pouco mais de sua personalidade—sem que isso cause grandes danos à sua saúde econômica, pode fazer toda a diferença em um período em que usar o dinheiro com consciência é essencial.

Se é nas fases mais duras que devemos nos reinventar, então a decoração DIY tem uma ligação total com esta busca, já que é feita com a própria reinvenção de objetos que, a princípio, poderiam ser descartados. A decoração DIY, caso você esteja em dúvidas, é feita a partir da reutilização criativa de objetos. Caixotes, paletes, tecidos e uma infinidade de objetos podem ser reutilizados de forma inteligente a partir de projetos feitos por você mesmo. Aliás, se o período é de vacas magras, porque não pensar nas próprias maneiras de fazer surgirem condições mais favoráveis? A decoração DIY—Do it Yourself, ou o popular Faça Você Mesmo traz as soluções perfeitas e muito criativas para o seu lar.

Para que você conheça um pouco mais do que é possível fazer com objetos que seriam descartados, mas que foram reaproveitados para ganharem novas utilidades, trouxemos algumas sugestões incríveis feitas a partir de ideias de nossos profissionais ao redor do mundo. Entre estas sugestões, você poderá encontrar opções fáceis ou mais complexas de reutilização de materiais, com a montagem feita por suas próprias mãos. 

Por isso, siga conosco e veja que, mesmo em tempos de crise, você poderá renovar a decoração do seu quarto de maneira interessante e sem precisar gastar muito. Aproveite cada um destes projetos e veja quantas possibilidades incríveis o universo DIY guarda para você e inspire-se!

Mural

Uma das formas mais singelas e fáceis de manter a lembrança de momentos e pessoas importantes para você, é através de porta-retratos ou murais espalhados pelo quarto. Embora a organização com estes elementos seja fácil e fique ótima na decoração, existem formas mais criativas, bonitas e baratas para que você mantenha a lembrança visível de momentos especiais. Uma destas formas pode ser vista neste lindo projeto do escritório Konverto Interiores e Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ).

A parede ao fundo foi decorada com a instalação de pequenas lâmpadas utilizadas em árvores de Natal, chamadas de pisca-pisca, que recebeu a presença de pequenos retratos suspensos com pregadores. O resultado simples e muito delicado, deu um toque ainda mais especial na decoração, iluminando todos os bons momentos presentes nos retratos. 

Sofá e cama

Falta espaço para uma cama de casal ou o dinheiro está curto? Aproveitar um colchão velho e dar a ele um novo tecido pode ser uma solução barata e ótima para o seu quarto. Neste ótimo projeto da arquiteta Gisele Taranto, do Rio de Janeiro (RJ), a reutilização de um colchão repaginado com o tecido de cor mais vibrante, trouxe um ótimo destaque ao quarto com decoração DIY . A presença do objeto deu ao ambiente uma presença mais alegre e viva em conjunto com as almofadas. Ao fundo, a decoração com a presença de uma árvore pintada com estêncil deixou o ambiente ainda mais acolhedor e bonito.

Mesinha

Olhando para uma máquina de lavar velha, você consegue notar quais as possibilidades decorativas você poderia ter nela, utilizando as técnicas DIY? Pois, saiba que ao centro, o miolo do aparelho pode oferecer excelentes possibilidades de reutilização. 

Em um ótimo exemplo, podemos ver na imagem a reutilização do miolo como uma linda mesinha de centro. Cortada na lateral para a utilização de uma portinha, a peça ficou excelente para o armazenamento de revistas e outros objetos. Na parte superior, um tampo circular serviu como base para elementos decorativos e, embaixo da peça, foram adicionadas rodinhas deslizantes para que o móvel fique fácil de ser deslocado pelo ambiente. 

Uma ideia sensacional e belíssima que incrementará muito a sua decoração. 

Revisteiro e estante

Fique sempre atento aos caixotes em bom estado e deixados para trás por feirantes. Com eles, você poderá ter móveis e utensílios excelentes para as mais diferentes utilizações. 

Para que isto aconteça, escolha os caixotes com as madeiras em melhor estado e lixe-as por completo, removendo as rebarbas que normalmente ficam sobre as peças. Feito isto, se preferir, escolha as cores de tinta para dar aos caixotes o tom que você desejar, ficando prontos para serem utilizados como revisteiros, estantes, armários e outros tipos de peças para armazenamento de objetos. 

Na imagem, podemos notar o quanto a simples utilização de um caixote pode ser uma boa ideia para que você economize com a compra de revisteiros ou estantes.

Jardim vertical

A presença de flores contribui para que o ambiente fique mais delicado e traz frescor, já que as plantas são ideais para filtrar o ar. Se você tem evitado comprar itens e utensílios para a criação de um grande jardim, uma ótima ideia é aproveitar uma peça de palete para a criação de um jardim vertical. 

A utilização é simples: basta deixar a peça suspensa verticalmente na parede e utilizar a estrutura de madeiras ao fundo para acomodar a terra com as plantas. A madeira presente no palete é excelente para que as plantas fiquem sempre em temperatura saudável e cresçam fortes. Para a ambientação no quarto, prefira espécies que não precisem da luz solar direta e não demandem muitas regas, como, por exemplo, as violetas. 

Armário

As ideias criativas servem para reutilização de quase todo o tipo de material. No entanto, a técnica DIY consiste também em fazer produtos novos construídos com as próprias mãos, o que significa que a técnica DIY pode e deve ser utilizada para a confecção de móveis a partir de peças novas. Neste exemplo, vemos como a simples presença de tábuas de madeiras em bom estado serviram como um bom roupeiro. Para isto, bastou pregá-las de maneira firme, ajustando bem a estrutura. Desta forma, você poderá ajustar um cabideiro no móvel furando as laterais superiores e adicionando um pequeno bastão, como vemos na imagem.

Luminária

Outro exemplo maravilhoso de peça feira em DIY, é esta luminária de papéis enrolados, ajustados com cola e pintados de branco. A montagem proporciona um efeito incrível ao ambiente e certamente deixará o seu ambiente mais criativo e bonito.

 Houses by Casas inHAUS

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!