Mosaicos hidráulicos: tudo sobre este pavimento confortável!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
homify Modern Walls and Floors
Loading admin actions …

Durante muitos anos quando se pensou em revestimos para a cozinha, o mosaico hidráulico não era a primeira coisa que nos vinha à cabeça. Na verdade durante tempo fez-se sentir a hegemonia da tijoleira e do azulejo. O mosaico hidráulico estava fora de moda. Mas porquê?

Porque como tudo na vida, também os revestimentos estão sujeitos a modas. Era velho, era feio, era de mau gosto. Havia materiais mais novos, menos elaborados, mais leves e mais baratos, que aos poucos foram relegando o mosaico hidráulico para o esquecimento até quase desaparecer, tornando-o obsoleto. E a sua produção entrou em declínio!

Em tempos que não estão longe, as próprias autoridades contribuíram para o desaparecimento de seculares pavimentos de estabelecimentos em Lisboa por os considerarem com falta de condições de manutenção, obrigando à sua substituição sem explicarem que poderia ser substituídos por opções idênticas!

Mas as modas vão e vêem em ciclos, e o amor às artes antigas tem retornado em força com a chegada do gosto vintage. Materiais e estéticas caídas em desuso ganham a pátina dos anos e reaparecem como tendência do momento.

É o caso dos mosaicos hidráulicos que voltaram em força às casas portuguesas, trazendo com eles antigos produtores, que resistiram ao esquecimento, e produtores modernos que reencontraram uma vocação antiga, vindo reanimar técnicas e modos de trabalho quase extintos.

Hoje a homify junta-se a essa tendência e fala-lhe sobre mosaicos hidráulicos. Descubra a história, a manutenção e as vantagens e desvantagens deste revestimento, aos mesmo tempo que descobre fotografias belíssimas para se inspirar a utilizá-lo em sua casa. Não perca!

A história

O mosaico hidráulico, também (erroneamente) chamado de azulejo hidráulico e ladrilho hidráulico) apareceu em meados do século XIX e foi apresentado na Feira Universal de Paris por uma empresa espanhola como um material inovador, com excelentes características e como alternativa fiável ao mármore. O material foi definido como uma cerâmica que não necessitava de cozedura, sendo endurecido pela pressão exercida por uma prensa. Na realidade o mosaico hidráulico é constituído maioritariamente por cimento prensado como veremos mais à frente.

Durante quase um século o mosaico hidráulico esteve no topo das preferências de pavimentação, até à secada de sessenta do século passado, quando entrou em declínio

Os seus motivos eram tradicionalmente formas geométricas, flores e folhas, havendo ainda os que eram produzidos especificamente para formar composições elaboradas, que abrangia todo um pavimento, como se de um tapete se tratasse.

O mosaico hidráulico surgiu em Espanha, mais concretamente em Barcelona, mas a sua produção espalhou-se um pouco por todo o mundo.

O método de produção

Mesmo actualmente a produção do mosaico hidráulico é feita de forma artesanal, sendo que uma pessoa consegue produzir cerca de 120 mosaicos num dia, com formas simples e duas ou três cores.

O primeiro passo é fazer os moldes de bronze para cada desenho, com cada uma das cores separadas.

De seguida faz-se a lubrificação dos vários compartimentos, a colocação de um quadro para fechar e o preenchimento dos vários compartimentos com a primeira camada, constituída por cimento branco, pó de mármore e pigmentos de acordo com as cores requeridas.

Sobre as cores coloca-se então pó de pedra e cimento, para remover a humidade. 

Na quarta etapa os mosaicos são regularizados através da passagem com uma régua, tapados e colocados na prensa.

Depois de prensados os ladrilhos são desenformados e colocados em suportes para descansarem por 24 horas.

A sexta etapa consiste em submergir os mosaicos num tanque de água por 12 horas para fazer a cura do cimento.

Por fim os mosaicos são colocados a secar por um período que vai de 7 a 15 dias.

As vantagens e devantagens

Vantagens:

A grande vantagem do mosaico hidráulico é a sua resistência, pois duram anos sem haver alteração das cores ou da estrutura. Esta vantagem é notória em pavimentos seculares que ainda hoje têm uma aparência impecável em algumas casas antigas do nosso país.

A versatilidade deste material é outra vantagem notória, podendo pode ser usado como revestimento ou como decoração, para criar composições de grande beleza.

O look vintage é um bónus que está muito na moda.

Desvantagens:

A maior desvantagem à partida é o preço deste material de revestimento. Um pavimento com revestimento de ladrilhos hidráulicos quadrados, de 10x10 cm, liso, com uma cor à escolha, colocados com cimento cola normal, C1 cinzento, com dupla colagem, enchimento das juntas com argamassa de juntas cimentosa, CG1, para junta mínima (entre 1 e 2 mm), e tratamento superficial através de aplicação com rolo de produto impermeabilizante para a vedação de poros custa cerca de 118 Euros por metro quadrado (fonte http://www.geradordeprecos.info).

A instalação é demorada, obriga à remoção de pavimentos preexistentes e precisa de mão-de-obra especializada.

Os prazos de entrega podem ser longos, uma vez que se trata de um material manufacturado. Esta desvantagem é tão mais notória quanto exclusivo for o padrão.

A instalação

Os mosaicos hidráulicos vão precisar de um tratamento específico, dado após o assentamento e secagem do cimento cola, e de uma manutenção contínua muito simples.

O tratamento inicial 

Este é o tratamento mais extenso e delicado, mas que tem de ser feito para dar toda a beleza de um bom acabamento ao mosaico. Assim, precisa de uma esfregona, um esfregão tipo scotch brite, água e um detergente específico. Depois da limpeza é preciso aplicar um impermeabilizante e, em zonas mais delicadas, um produto anti-manchas e gorduras.

O detergente específico pode ser um que se utilize para mármore mas os profissionais ladrilhadores ou os fornecedores normalmente indicam o melhor detergente para o seu produto.

O pavimento deverá ser bem lavado com a esfregona e com o detergente. Os locais com sujidade mais persistente deverão ser esfregados com o esfregão e depois limpos com uma esponja molhada. Se as manchas persistirem podem ser limpas com lixa fina, e neste caso toda a superfície do mosaico deverá ser afagada. Depois de lavado o pavimento deverá ser muito bem enxaguado e seco.

Após um período de secagem suficiente para que não exista qualquer humidade em excesso deve aplicar-se o impermeabilizante e o produto anti-manchas e gorduras.

Este procedimento é normalmente feito pelos ladrilhadores e tem alguma dificuldade, nomeadamente na parte da remoção com esfregão ou lixa.

A manutenção

A limpeza regular deverá ser feita da maneira mais comum, com um detergente de pH neutro, água e uma esfregona. Periodicamente poderá ser utilizada uma cera líquida específica para dar um pouco de brilho.

Em caso de manchas persistentes o ideal é chamar uma empresa especializada que fará um polimento profissional no pavimento e repetirá a aplicação dos produtos impermeabilizantes.

As alternativas

Se quer ter o look do mosaico hidráulico na sua casa mas o preço não cabe no seu orçamento saiba que existem muitas alternativas em vários materiais que podem ser uma boa alternativa. Embora a superfície e o acabamento não seja igual, há tijoleiras, azulejos e mosaicos de vinil com padrões semelhantes aos utilizados nos mosaicos hidráulicos que proporcionam um olhar parecido. 

Não é o caso do material usado no pavimento que vê na imagem, em que se combinaram mosaicos hidráulicos com tijoleiras de cerâmica, mas dá para ter uma boa inspiração!

Mais inspirações

Além das imagens que já ilustrarm este artifo deixamos aqui mais algumas inspirações.

Nesta imagem o efeito passadeira é evidente, num ambiente de inspiração retro.

Quando bem tratado, o mosaico hidráulico é o perfeito ladrilho para cozinha!

Este revestimento também pode ser usado no exterior, desde que lhe seja dado o tratamento certo. E os resultados são fabulosos!

Esta casa de banho da Sizz Design é a prova em como se pode inserir o ladrilho hidráulico num ambiente totalmente moderno.

Para mais ideias com azulejo hidráulica não deixe de ler o artigo ’Nova tendência: o ladrilho hidráulico chegou para ficar’.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine