Como Escolher uma entre Tantas Marcas de Tintas? | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Como Escolher uma entre Tantas Marcas de Tintas?

Daniel Weigmann—homify Daniel Weigmann—homify
Industrial style dining room by Atelie 3 Arquitetura Industrial
Loading admin actions …

Para você que está pensando em dar um novo visual para sua casa, nós aqui da homify iremos falar sobre marcas de tinta para parede. Geralmente as pessoas têm muita dúvida na hora de qual tinta para parede escolher, pois o mercado nos oferece muitas opções. Então vamos dar aqui algumas noções básicas para que você consiga fazer essa escolha da melhor forma possível.

Um bom resultado final na pintura de uma parede está muito além da escolha de um bom pintor, você precisa entender qual o tipo certo de tinta comprar e qual a marca ideal para o seu projeto.É evidente que todos nós sempre queremos a segurança de adquirir produtos de qualidade, testados e aprovados. Quando o assunto é tinta, não é diferente. Por isso, para garantir mais qualidade e segurança na sua obra, verifique se a marca da tinta que você escolheu possui o selo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Isso lhe dará mais segurança, pois para receber este selo, a tinta precisa ser aprovada em diversos testes de qualidade.

Na hora que você for escolher uma entre as várias marcas de tintas de parede que as lojas possuem à venda, tenha em mente que há três padrões: Econômica, Standard e Premium. Esses padrões também são estabelecidos pela ABNT, conforme os resultados dos testes de qualidade mencionados anteriormente.

As tintas com o padrão Econômica, como o próprio nome já diz, possuem um valor mais baixo e consequentemente uma qualidade inferior às demais. Se você procura economia, esta poderá ser uma boa opção, mas cuidado, nem sempre as marcas de tintas de parede mais baratas são a opção mais econômica em sua reforma. Elas podem trazer um baixo rendimento nas aplicações e será preciso utilizar uma quantidade maior do produto para alcançar a tonalidade de cor desejada. Outro detalhe importante das tinas econômicas é o fato delas serem recomendadas apenas para ambientes internos da casa, devido à sua menor resistência.

Acima das tintas Econômicas, estão as Standard. Diferente das tintas com padrão Econômica, as tinas com padrão Standard são indicadas tanto para ambientes internos quanto externos. Outra diferença importante é o seu rendimento e a durabilidade.

O padrão de tinta com a melhor qualidade é a Premium, que também é indicada para ambientes internos e externos, mas possui um melhor poder de cobertura e um acabamento superior se comparado com as demais. Outra vantagem em escolher a tinta Premium é que elas possuem menos odor. Claro que todas estas vantagens têm um preço, tornando este padrão de tinta a mais cara do mercado.

O mercado brasileiro possui diversas marcas de tinta com altíssima qualidade, agora confira algumas imagens de casas com pinturas internas e externas para você se inspirar.

Marcas de Tintas para Parede Interna

Quando a pintura é em uma parede interna, a escolha da marca de tinta se torna mais simples, pois as exigências são menores do que em paredes de áreas externas da casa. A tinta usada em paredes internas não precisa ser resistente às condições climáticas como chuva e sol. 

Existem modelos de tintas específicos para azulejos, paredes e pisos, na hora de escolher o produto, é importante verificar na lata qual a superfície indicada. Uma boa dica é optar por uma tinta para parede interna que não possui odor. As principais marcas de tinta premium possuem esta vantagem. Isso irá tornar a aplicação do produto muito mais agradável.

Na imagem acima, podemos ver uma sala com detalhes em pintura geométrica na parede, com uma combinação de cores bem claras e o contraste do preto e branco. Neste tipo de trabalho é recomendado escolher uma marca de tinta premium para obter um resultado deste nível.

Marcas de Tintas para Parede Externa

Quando o assunto é pintura externa, alguns cuidados extras precisam ser tomados. O primeiro passo é ficar atento à previsão do tempo e não correr o risco de ser surpreendido com uma chuva inesperada no meio da pintura. Antes de comprar a tinta, observe as características de sua parede e verifique se não há necessidade de um produto específico que evite problemas causados pela maresia, tintas resistentes a fissuras ou contra desbotamentos. Há diversos modelos e marcas com estas características no mercado.

Esta casa abusou das cores vivas, utilizando um azul em toda a fachada, além de portas e janelas na cor bordô. Se você também gosta de brincar com as cores na sua casa, confira aqui 18 cores e combinações para pintar a fachada da sua casa.

Sala com Cores Vibrantes

Se você pensa em mudar o aspecto visual da sua sala, recomendo começando com a cor das paredes. Essa é a forma mais comum, pois tem um custo bem mais baixo e é mais prática do que trocar os móveis, por exemplo. A maior dúvida é: qual a cor deve usar na parede e qual delas deve ser pintada, isso sem alterar a harmonia já existente na decoração. 

Antes de arriscar uma cor qualquer, recomendamos dar atenção aos detalhes como a tonalidade dos móveis, posição das paredes, o tamanho e qual ponto você quer destacar. Não esqueça que cada cor conduz a uma sensação e produz uma perspectiva diferente.  

Para este projeto, a cor da tinta utilizada nas paredes foi o laranja. Linda inspiração do arquiteto, combinando com elegância a cor da parede com os detalhes dos móveis neutros.

Cor da Fachada da Casa

Pintar a casa externamente é um processo inevitável para que se preserve a boa aparência do imóvel e que valoriza a fachada, por isso, é preciso ter cuidado na escolha das cores, além do mais, cada tom pode passar uma expressão, valorizar ou desvalorizar a arquitetura do lar.  

Podemos observar nesta imagem, uma fachada contemporânea e os detalhes representa o gosto pessoal do morador. Há cores que podem prejudicar o imóvel e não é essa a ideia. Por isso é necessário escolher um tom que valorize as formas da casa e destaque o seu estilo. 

Neste projeto, a fachada apostou no detalhe das pedras decorativas para valorizar a região da porta de entrada. E para manter a harmonia com a cor das pedras, a aposta foi o branco.

Quarto Infantil com Pintura Geométrica

Quando pensamos em pintar o quarto das crianças, vem logo a indagação: qual cor devo usar?  Bom, em primeiro lugar devemos ter em mente, qual sensação que queremos passar para esse ambiente. Outro aspecto relevante é o tamanho desse cômodo, pois, dependendo a cor que vamos utilizar, podemos dar uma falsa impressão de amplitude ao espaço. Vale lembrar que o quarto é o nosso refúgio, onde recarregamos nossas energias, por isso devemos ter atenção na hora de escolher a cor que vamos utilizar. Prezar pelo conforto e aconchego é muito importante. 

Podemos observar neste projeto a criatividade e bom gosto do arquiteto. As cores escolhidas misturam paletas neutras com detalhes em tons de azul turquesa, trazendo leveza e requinte ao ambiente. Se observarmos os detalhes, como quadros e objeto menores, em cores vibrantes, entrando em harmonia com as cores da parede. A mistura das cores dá um ar de modernidade e estilo ao quarto.

Outras inspirações de cores de tinta

Back lit display unit Modern Walls and Floors by homify Modern
homify

Back lit display unit

homify
Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!