Teto de Gesso: 38 Ideias Lindas Para Usar na Sua Casa

homify Modern Living Room
Loading admin actions …

O teto de gesso rebaixado é uma estratégia usada na arquitetura de interiores para reduzir o pé direito dos ambientes com um teto falso feito de gesso, que deve ser emassado, lixado e pintado. Mas não se engane, o forro de gesso não é usado somente para decoração e efeitos estéticos, ele também permite aumentar a quantidade de pontos de iluminação e torna o ambiente mais agradável, pode esconder uma estrutura que está aparente, e passar eletrodutos, fios e instalações hidráulicas necessárias. 

Os tipos de gesso usados para realizar rebaixos são o forro de gesso tradicional e o drywall, e mesmo que os dois tenham origem do mesmo material, eles são instalados de forma bem diferente. O forro de gesso mineral comum é fornecido em placas de 60cm x 60cm, que são presas uma nas outras e no teto com arames. Já o drywall, é uma estrutura feita com perfis (guias) metálicos e parafusadas, que são fixados no teto e recebem um fechamento com placas, que são emassadas posteriormente. Confira este artigo que vai te ajudar a escolher entre os diferentes tipos de gesso.

O gesso no teto pode ser usado tanto em espaços comerciais quanto residenciais, e em todos os ambientes. Nós selecionamos 38 ideias maravilhosas para te inspirar a fazer um teto de gesso em casa!

Ideia 01: Diferentes tipos de luminárias em um mesmo forro

Neste ambiente o teto de gesso rebaixado foi criado com alturas e elementos diferentes, e possibilitou muita criatividade na iluminação. Quando o gesso é executado na fase de obra bruta da casa ou do apartamento, você pode dar continuidade a um rasgo no teto, seguindo pela parede, o que cria um efeito contemporâneo.

Ideia 02: Destaque para o revestimento 3D na parede

A maioria dos ambientes que tem aplicação de revestimentos 3D na parede precisam de uma iluminação especial para realçar o efeito das peças. Nesse caso, o gesso possibilitou uma iluminação que valorizou o projeto de interiores.

Ideia 03: Sancas curvas iluminadas trazem um ar futurista

A sanca é uma das alternativa para quando se opta pelo forro de gesso, e geralmente conta com fita de led embutida ou lâmpadas T5 para criar um efeito de iluminação difusa. Nesses casos o rebaixo de gesso pode ser trabalhado em diferentes alturas, ou a sanca pode ser instalada em apenas uma parte, sem a necessidade de rebaixar o teto de todo o ambiente. As sancas podem ser feitas tanto de forma mais linear, quanto trazendo curvas para o seu desenho e resultando em uma atmosfera mais futurista.

Ideia 04: Teto de gesso para embutir caixas de som e projetor

Passar fios, cabos e tubulações se torna muito mais simples com o teto de gesso. Qualquer tipo de passagem elétrica e hidráulica pode ser escondida dentro do forro, sem a necessidade de quebrar paredes ou piso. Nesse projeto toda a fiação do projetor e das caixas de som ficou embutida, fazendo com que esses elementos tenham ficado praticamente imperceptíveis no espaço.

Ideia 05: Moldura de gesso para teto e parede

A moldura de gesso é um recurso que apresenta ótimo custo x benefício. 

Existem diferentes tipos de molduras de gesso, desde desenhos mais simples até opções mais trabalhadas e clássicas. Nesse ambiente, a mesma moldura usada no teto foi aplicada na parede, na altura da porta.

Ideia 06: O forro de gesso ilumina o revestimento desse banheiro

O teto de gesso nos banheiros, por serem ambientes menores, geralmente não tem muitos detalhes e rebaixos, apenas em situações especiais. Nesse caso, um pequeno rebaixo possibilita destacar o revestimento diferenciado na parede do chuveiro.

Ideia 07: Sanca iluminada para demarcar a área da banheira

Neste banheiro o teto de gesso cria uma demarcação na área da banheira através da sanca, e facilita a iluminação decorativa—tanto pontual quanto difusa.

Ideia 08: Teto de gesso no lavabo

Geralmente não existe necessidade estrutural de colocar gesso nos lavabos—exceto em apartamentos onde existe passagem de tubulação hidráulica neste ambiente. Entretanto, o teto de gesso é usado nestes ambientes quando se quer alguns pontos auxiliares decorativos, além da iluminação central. Como neste caso, que existe uma iluminação para destacar o quadro na parede.

Ideia 09: Sala de estar com sanca contornado o espaço

sala de estar geralmente é espaço da casa onde as pessoas buscam conforto e aconchego, por isso as sancas iluminadas são tão usadas nestes ambientes. A luz indireta colabora para uma atmosfera intimista e de descanso.

Ideia 10: Teto de gesso colorido

Após o emassamento e a lixação do forro, o teto receberá a pintura. É comum que a pintura do teto seja branca, mas o gesso aceita qualquer outra cor. Então, porque não inovar? O teto azul desta sala de TV ficou incrível!

Ideia 11: Rodateto de gesso

Neste ambiente, além de criar um detalhe, a moldura de gesso para teto também ajudou a esconder o varão que segura a cortina.

Ideia 12: Teto de gesso preto

O teto de gesso pintado de preto contribuiu para que este ambiente tenha uma atmosfera mais sóbria e sofisticada. Nestes casos, o ideal é usar luminárias que tenham a base preta para criar uniformidade no teto.

Ideia 13: Rasgo iluminado no teto de gesso da cozinha

Os rasgos longos e lineares alongam os ambientes e, neste caso, iluminaram toda a área de trabalho da cozinha.

Ideia 14: Mistura de materiais para um resultado incrível

Neste banheiro a sanca não cobriu toda a área, e o revestimento que estava na parede subiu para o teto para criar um efeito único.

Ideia 15: Teto de gesso para banheiro

Não existe problema nenhum em instalar gesso nas áreas molhadas, inclusive no banheiro, mas é importante tomar alguns cuidados para não mofar. Independente do tipo de gesso escolhido, é importante que os processos de emassamento e pintura sejam feitos com material resistente à umidade. Caso opte pelo drywall, as chapas devem chegar na obra na cor verde—o que significa que este material teve silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso.

Ideia 16: Teto de gesso simples para criar um ambiente clean

Neste ambiente o teto de gesso simples, sem nenhum rebaixo ou sanca, foi usado para embutir luminárias, caixas de som e uma tela de projeção (que é só fica aparente quando acionada). Essa estratégia resulta em ambientes com um efeito visual mais clean.

Ideia 17: Cortineiro iluminado para sala de estar

Nesta sala de estar o charme ficou por conta da cortineiro iluminado que, além de proporcionar uma iluminação difusa, se integrou à decoração do ambiente.

Ideia 18: Este forro de gesso ficou lúdico com o ripas de madeira

Esse é um truque incrível: misturar teto de gesso com ripas de madeira e uma iluminação indireta de tom mais quente.

Ideia 19: Movimento a partir de teto de gesso com linhas sinuosas

Com um conceito contemporâneo, o gesso dessa sala foi executado para causar esse efeito futurista, com diversas sancas arredondadas e orgânicas.

Ideia 20: Teto de gesso com efeito de cimento queimado

Assim como o teto de gesso pode receber pintura de qualquer cor, ele também pode ser emassado e receber o efeito de cimento queimado. Neste ambiente, essa decisão de projeto foi fundamental para garantir o resultado final contemporâneo e descontraído.

Ideia 21: Molduras de gesso criam um ambiente com estilo clássico

Os detalhes frisados e com desenhos trazem elegância e proporcionam um toque clássico na decoração dessa sala de jantar.

Ideia 22: Teto de gesso como limitador de ambientes

Esse é um ótimo truque! As vigas que dividem a sala da cozinha já existiam, mas foram um pouco mais rebaixadas por dois motivos: tanto para criar uma iluminação direcionada acima da bancada, quanto para aumentar ainda mais essa sensação de divisão dos ambientes.

Ideia 23: Ar condicionado embutido no teto de gesso

O teto de gesso rebaixado permite que você esconda até a estrutura do ar condicionado. Neste projeto foi usado um modelo cassete de embutir. 

Ideia 24: Demarcação da circulação

Em ambientes de circulação, como é o caso do corredor deste quarto, o teto de gesso permite criar uma sequência pontos de iluminação mais suaves, além dos que já estão na laje. Com isso temos uma iluminação que gera a sensação de direcionamento, e que auxilia a circular no quarto quando ele está escuro, mas não queremos acender a iluminação central.

Ideia 25: Forro com efeito clean e moderno

A decoração deste quarto ficou simples, mas muito elegante. O forro de gesso, combinado com o recuo na alvenaria, deu destaque para a cabeceira da cama.

Ideia 26: Teto de gesso rebaixado com luz indireta é aconchegante

A principal tendência na arquitetura contemporânea são os forros mais lisos e sem muitos detalhes. Neste ambiente o teto de gesso conta com uma iluminação simples, mas que chama atenção pela sanca de luz que divide o quarto do banheiro com uma iluminação indireta e aconchegante.

Ideia 27: Teto de gesso para quarto

Todo este ambiente recebeu o teto de gesso e o detalhe é o friso realizado no forro, que acompanha as principais linhas do quarto e define a localização de alguns pontos de luz.

Ideia 28: Céu de estrelas para quarto de bebê

Se você gostou deste efeito, o teto de gesso é para você! Os pontos de led são marcados, furados e instalados diretamente no forro, e criam este efeito decorativo de céu estrelado—ideal para quem busca uma atmosfera tranquila e lúdica para o bebê.

Ideia 29: Sanca iluminada e ripas de madeira

Novamente estes dois efeitos foram usados juntos: o teto de gesso com sanca iluminada, com a fixação de ripas de madeira—que criam um elemento contínuo e aconchegante para este quarto.

Ideia 30: Moldura de gesso para teto clássico

Para quem prefere o estilo clássico, as molduras de gesso são peças indispensáveis para criar efeitos interessantes no teto e nas paredes.

Ideia 31: Teto de gesso para sala com iluminação do bar

O teto de gesso nesta sala auxiliou a demarcar o espaço da sala de jantar e levou uma iluminação decorativa direcionada para a área do bar.

Ideia 32: Teto de gesso com rasgos e trilhos embutidos

O principal motivo para fazer um forro de gesso são as possibilidades de cenas criadas a partir da iluminação. Neste ambiente foram usados vários tipos diferentes modelos de luminárias: rasgos iluminados, trilhos, de embutir e sobrepor, luminárias embutidas e pendentes. Isso só é possível por conta do rebaixo em gesso.

Ideia 33: Rebaixo de gesso na cozinha demarca os espaços

Como não existem paredes ou pilares entre a sala e cozinha, o rebaixo de gesso criou esse efeito de demarcação de ambientes, e proporcionou mais iluminação acima da bancada. A área da cozinha também chama bastante atenção, pois conta com grandes recortes quadrados iluminados e fechados com chapas de acrílico transparente.

Ideia 34: O teto de gesso dessa sala se tornou o elemento central do projeto

Para atingir resultados elaborados e com personalidade como o deste projeto, é indicado que você contrate um arquiteto.

Ideia 35: Luz indireta para criar cenas na cozinha

Esta cozinha já recebe muita iluminação natural durante o dia por conta do grande vão na fachada. Neste ambiente o teto de gesso foi usado para criar um elemento central e dois rebaixos que demarcam os espaços de circulação com uma iluminação indireta e suave. Lembre-se: quando for pendurar estruturas no teto de gesso, é necessário prever isso durante a execução, para que sejam feitos reforços na estrutura do forro.

Ideia 36: Teto de gesso para sala

Neste espaço o teto de gesso trabalha com diferentes alturas no rebaixo e divide visualmente a sala de estar da sala de jantar.

Ideia 37: Destaque para as sancas de gesso com pintura diferenciada

Neste projeto apenas parte da sala recebeu teto de gesso rebaixado e iluminação embutida. A outra área ficou com a laje aparente, luminárias de sobrepor e foi destacada por uma cor forte, que também aparece nas paredes.

Ideia 38: Efeito de pergolado neste teto de gesso cria um ambiente contemporâneo

Geralmente os pergolados são usados em áreas externas, mas neste projeto o teto de gesso proporcionou o mesmo efeito em uma sala de estar contemporânea e sofisticada.

Ideia 39: Teto de gesso para a sala com moldura

Aqui, temos um projeto lindo com teto de gesso para a sala em que a iluminação com LED proporciona um visual incrível. Alcançando todos os cantos, a sanca proporciona um visual moderno, garantindo que todos os espaços da sala fiquem bem iluminados.

Esse tipo de moldura de gesso para teto pode ser uma solução mais econômica do que se imagina, já que pode ser encontrado pré-moldado.

Na dúvida sobre como ter o teto de gesso perfeito para a sua casa? Fale com nossos arquitetos de interiores que atendem online!

Ideia 40: Rebaixamento de gesso

E que tal esse tipo de rebaixamento de gesso para compor um desenho original com design criativo para o teto da sala? O gesso rebaixado pode transmitir sensação intimista e auxiliar na melhor iluminação dos ambientes. Além disso, é especialmente charmoso com a iluminação adequada. É, sem dúvidas, uma solução que vai agradar completamente sua família.

Quer mais inspirações como essa? Acesse nossa página de projetos!

Muito mais ideias para moldura de gesso para teto!

Gostou dessas dicas? Então continue conosco porque tem mais!

Preparamos um artigo especial sobre o que é gesso tabicado e lindas inspirações para se encantar ainda mais. Aproveite para conferir e ter ainda mais ideias para deixar sua casa como sempre sonhou!

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!