Decoração de Mesa de Jantar: Inspire-se com 29 Ideias

Josi Monteiro—homify Josi Monteiro—homify
Jantar, Aline Menin Arquitetura Aline Menin Arquitetura Modern Dining Room
Loading admin actions …

Decorar uma casa demanda tempo e orçamento, porém, não deixa de ser uma tarefa prazerosa. E criar um espaço específico também pode ser divertido e gratificante, assim como decorar uma sala de jantar. Os quesitos mais importantes em ocasiões especiais estão os enfeites de mesa, que podem ser lindos e úteis. Para enfeitar uma mesa na cozinha ou integrada com a sala de estar, é fundamental considerar a temática, como as cores usadas nos acessórios do ambiente.

As ideias de decoração são diversas e existem alguns elementos que sempre devem ser levados em consideração: toalhas, jogo americano, talheres, copos, jarras, arranjos de flores, vasos com plantas, fruteiras, objetos modernos, velas e outros itens decorativos.

Para não errar, considere o estilo de decoração da sua casa, depois combine os itens para criar uma atmosfera agradável no ambiente. Assim, você terá um almoço ou jantar inesquecível. Quando o assunto é decoração de mesa de jantar é importante lembrar que não é preciso gastar muito dinheiro para adquirir objetos elegantes e modernos.

Mas, é preciso ter paciência para garimpar e escolher uma peça incrível para colocar na mesa, aliás, vale até apostar em peças artesanais e grandes arranjos de flores. A ideia é que você busque itens decorativos de acordo com o seu gosto pessoal e usá-los à vontade sempre que desejar tornar um jantar especial.

Por isso, hoje selecionamos 29 ideias dos profissionais e decoradores de interiores da homify que, certamente, vão te ajudar a criar uma decoração inesquecível para a sua mesa de jantar. Lembre-se de entrar em contato e renovar o décor da sua casa.

Siga conosco e inspire-se!

1. Mesa de jantar na cozinha

Se você busca um item para dar mais graça à mesa de jantar da sala integrada com a cozinha ou da sala de jantar, os enfeites atemporais podem ser uma excelente alternativa. Afinal, não importa a ocasião, seja em uma data especial ou quando a mesa fica vazia, ter um enfeite ao centro é o que torna o ambiente agradável.

Por isso, se você procura por uma decoração mais clássica e atemporal, o vaso com flores pode ser a escolha certeira, pois, não tem erro. O enfeite pode ser de acordo com as cores e decoração da cozinha, assim você terá tudo em harmonia e perfeito equilíbrio, como mostra a imagem com objetos no tom azul combinando com o teto no tom azul claro da cozinha.

2. Mesa de jantar com flores

Se você procura por um enfeite de mesa no estilo clássico e atemporal, o vaso com flores pode ser a escolha certa. As flores perfumam o ambiente e um arranjo bem feito garante que a sala fique muito mais bonita.

3. Acessório moderno na mesa de jantar na cozinha

Não podemos negar que é uma delícia sentar-se em uma mesa com uma decoração bonita, então mesmo que você não tenha tempo durante a semana, vale a pena colocar um pequeno enfeite na mesa para reunir a família nos fins de semana. Aqui, um simples objeto deixa a mesa de madeira elegante em harmonia com as cadeiras e lustre suspenso. 

4. Um pequeno vasinho com flores amarelas

O jogo americano foi utilizado para preencher proteger a mesa de madeira e servir de apoio para pratos e talheres. Para deixar a refeição mais agradável, no centro, um pequeno vaso decorativo com flores amarelas.

O suficiente para tornar a refeição especial na cozinha.

5. Um bonito arranjo de flores amarelas na mesa na cozinha

Observe que as flores têm um poder único para criar um ambiente agradável, mesmo que você não tenha tempo para montar uma mesa sofisticada. Um simples arranjo faz a diferença na atmosfera do ambiente.

6. Uma fruteira vazada e moderna

Nada mais bonito e simples do que uma fruteira vazada na mesa de jantar. 

7. Mesa de jantar clara com plantas

As plantas deixam a decoração da mesa de jantar muito mais viva, além de serem um ponto de cor. Aposte sem medo!

8. Simplicidade

Nesta proposta, a sala de jantar moderna já determina o estilo clássico, por isso a escolha de peças que seguem essa tendência também é essencial para compor o décor do ambiente. Neste caso, a escolha foi utilizar um prato marrom com uma suculenta para decorar a mesa branca.

9. Arranjo verde

Mais uma ideia de como utilizar o verde na mesa de jantar, pois, o tamanho da mesa é branco e o adorno da planta faz toda a diferença.

10. Arranjos de flores para ocasiao especial

Os enfeites de mesa de jantar podem ser vasos com flores, vasos simples ou mesmo esculturas de arte e outras opções modernas ou mais tradicionais, mas também podem aparecer em versões mais inusitadas e ousadas, como vemos na imagem.

Para servir os convidados, uma mesa de jantar decorada com criatividade pode surpreender a todos. Por isso, não esqueça de investir nos detalhes, pedras e até mesmo velas espalhadas pela mesa, pois, deixam um ar leve e um clima romântico no ambiente.

11. Dois arranjos no centro da mesa

Não tem nada mais gostoso do que reunir a família em torno de uma mesa em momentos especiais ou inventar uma ocasião somente para tê-los por perto. Mesmo na correria do dia a dia, você pode inserir dois arranjos de flores no centro da mesa, assim terá um lugar especial para tomar um café da tarde.

12. Tudo em harmonia

Nesta proposta temos uma mesa de jantar completamente diferente, ousada e, ao mesmo tempo moderna. O destaque da decoração fica por conta dos arranjos de flores que traz charme e leveza para o ambiente com o décor todo transparente.

13. Uma pequena mesa moderna

Mesa de jantar com até seis cadeiras é um luxo em apartamentos pequenos. A designer de interiores Daniela Morales conseguiu a proeza em um ambiente integrado com um truque: feita sob medida, o móvel em madeira que tem a função de um bar e de uma estante para a sala de estar. 

O vaso de orquídea branca é o charme para combinar com o caminho azul no centro da mesa, além da iluminação suspensa.

14. Jogos americanos

Um item que nunca sai de moda, além de ótimo para o dia a dia são os jogos americanos. Assim você dispensa o uso da toalha. Neste exemplo, a mesa foi montada para um momento especial e o vaso de orquídea ajuda a deixar o espaço mais agradável.

15. Em combinação com a luminária

Uma mesa com oito cadeiras, apoio vermelho, tampo de vidro e uma orquídea branca para deixá-la mais esplêndida.

Aqui foi dispensado o uso do caminho, pois, os detalhes e cores já chamam a atenção.

16. Objetos de decoração para mesa de jantar

Como a sala de jantar já tem uma decoração exuberante e chamativa, então para o centro da mesa precisa apenas de um acessório moderno.

17. Enfeites de mesa de jantar

Qualquer objeto feito com vidro deixará a mesa de jantar maravilhosa, assim como vemos na imagem. O azul combina perfeitamente com o tampo cinza da mesa e com as cadeiras de couro na cor marrom.

18. Objeto na cor vermelha

Com diferentes cores, os acessórios de vidro são ótimos e combinam com qualquer decoração e tipos de mesas.

19. Enfeites modernos

Cores suaves, folhas e frutas são enfeites de mesa tropicais e diferentes para você apostar na decoração da sua sala. Precisamos ressaltar que não há uma regra sobre enfeites de mesa de jantar e você pode trabalhar no que acha mais bonito: minimalismo, camadas, cores, folhas e velas entre outras possibilidades.

21. Centro de mesa de jantar chique

Voltamos a encontrar o charme do caminho em uma longa mesa em madeira. As cores dão charme e vida para o centro da mesa, que ainda conta com um vaso de flores secas e dois vasos de vidro com frutas.

22. Mesa branca com flores amarelas

Se você tem uma mesa de jantar pequena e vai oferecer um jantar mais sofisticado, então a nossa dica é evitar os arranjos centrais grandes que podem ocupar muito espaço. Aposte nas peças minimalistas e coloque apenas um vaso com flores.

23. Jogo americano com flores

Existem duas opções para decorar uma mesa de jantar:

  1. Informal: na decoração informal o prato é o item central, e quando for servido apenas a refeição quente e principal sem entrada. Lembre-se que os talheres devem seguir a ordem (de dentro para fora) dos alimentos que serão servidos. Agora, os garfos ficam do lado esquerdo e facas, colheres do lado direito — regra de etiqueta. Os copos e as taças devem ficar alinhados ao lado direito em frente ao prato.
  2. Formal: é comum o assento ter uma plaquinha com o nome do convidado, e a ordem dos talheres e taças segue a mesma da informalidade, mas os talheres de sobremesa são colocados na parte acima do prato.

É importante seguir a regra de etiqueta na hora de montar a mesa.

24. Decoração tropical

O mais interessante dessa decoração para a mesa de jantar é que todas essas cores combinam entre si. Assim, você pode soltar a sua criatividade sem medo de ser feliz e ter um jantar ou almoço temático com muitas plantas na mesa ou no chão. O verde enche qualquer ambiente de vida e alegria.

25. Flores e velas

Se a intenção é decorar a mesa para um jantar romântico, para deixar o ambiente simples e charmoso, aposte em velas na mesa e um pequeno vaso de flores. 

26. Diferentes tamanhos de vasos com flores

Evite enfeites ou arranjos muito grandes e altos, de modo que possam atrapalhar a comunicação e olhares das pessoas na hora do jantar, aqui a ideia é ideal para compor o ambiente. 

​27. Peças artesanais

Se você não gosta de flores ou tem alergia, aqui está uma ideia simples e bonita: peças artesanais para decorar a mesa de jantar.

28. Rolhas de vinho

Outra ideia charmosa para fugir das flores: um pote de vidro com rolhas e um pequeno vaso de plantas.

29. Decoração para receber os amigos

Mesmo que você não vá receber ninguém em sua casa, pode se inspirar em deixar a mesa mais aconchegante. Uma maneira simples de colocar a mesa no dia a dia ou para uma ocasião especial é este exemplo: uma decoração simples e, ao mesmo tempo elegante.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine