A Art Nouveau e como ela está presente na Arquitetura e Decoração

Casa de Valentina Living roomAccessories & decoration
Loading admin actions …

Todos os movimentos artísticos e arquitetônicos que já existiram influenciam os ambientes que vivemos hoje. Alguns estilos com mais intensidade e outros com menos, mas traços de todos eles podem ser encontrados em objetos, mobiliários, edificações e até no traçado das nossas cidade. 

A Art Nouveau, cuja tradução é Arte Nova, foi o primeiro movimento artístico com foco em elementos decorativos voltados ao design e à arquitetura, então seu legado ainda é encontrado em muitos espaços e objetos atuais.

História da Art Nouveau

Antes da Art Nouveau, a arte e a arquitetura renascentista predominavam na Europa. Com a Revolução Industrial e o enriquecimento da classe média alta, havia na sociedade o desejo da evolução estética, da criação de algo totalmente novo que representasse a atual situação social e econômica. Assim, surgiram na Bélgica, entre 1983 e 1895 as duas primeiras edificações com traços do estilo.

A Art Nouveau era contrária ao historicismo e visava a originalidade, a exclusividade e o trabalho manual artístico e o seu maior destaque foi certamente Antoni Gaudí. Sua imaginação e inspiração nas formas naturais resultaram em alguns dos edifícios mais artísticos do mundo: a Casa Batlló. A Nova Arte foi muito popular na Europa entre 1890 e 1910. Muitos estudiosos defendem que ela teve um período de auge tão curto porque era um estilo caro para a época, por ser desenvolvido artesanalmente. Ela foi substituída pela Art Deco aproximadamente em 1910.

Materiais e técnicas

O período de ascensão da Art Nouveau foi pós revolução industrial, quando o ferro era abundante e facilmente encontrado. O material deu aos artistas e designers a possibilidade de moldarem o que quisessem, sempre inspirados em elementos naturais.

Além do ferro forjado, o vidro colorido, os papéis aplicados em paredes e a madeira foram muito utilizados durante o período. Além dos elementos de arquitetura, foram desenvolvidos com o estilo uma grande quantidade de elementos presentes no dia-a-dia das pessoas: artes gráficas, pintura, joalheria, têxteis, cerâmica e arte em vidro.

Outros objetos que foram muito explorados na Art Nouveau são as travessas, as bandejas, os cinzeiros, os talheres e principalmente as jóias e relógios.

Características da Art Nouveau

Diferente da arte renascentista, cujo foco era a figura humana, na Art Nouveau o foco era a natureza. O estilo ficou marcado principalmente pela reprodução fidedigna de elementos como flores, ramos, folhas, galhos e folhagens, fazendo com que fosse conhecido também como “Estilo Floral”.

O movimento se diferenciou de todos os outros que o antecederam porque deixou de lado a pintura, principal técnica artística até então, e focou no design e nas artes plásticas.

Art Nouveau no Brasil

O estilo chegou ao Brasil no início do século XX e as obras mais representativas desse estilo no país são a Confeitaria Colombo e as salas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Uma curiosidade muito legal sobre a Art Nouveau no Brasil, é que o cenário do Castelo Rá-Tim-Bum, uma área de 700m², foi concebido pelo arquiteto Alexandre Suárez de Oliveira que se inspirou nas obras de Gaudí para o projeto. Todas as aberturas entre os ambientes eram curvas e irregulares deixando o espaço orgânico e lúdico.

Art Nouveau hoje

Por ser um estilo voltado para a arquitetura e design, ele está muito presente nos espaços atuais. Os elementos não são utilizados exatamente da maneira original, mas são inspirações ou releituras do que foi produzido na época.
É muito importante salientar que os objetos abaixo são inspirados na Art Nouveau e não necessariamente objetos criados na época auge do estilo.

Art Nouveau em Portas, Janelas e Gradis

Os gradis de varandas e sacadas em ferro forjado são um grande marco da arquitetura art nouveau. Eles aparecem nas cores preto, dourado e prateado. Além das curvas sinuosas, em muitos estão presentes a representação da flor ou de uma folha especial em uma cor de destaque. Um exemplo são os gradis pretos com flores dourados.

Art Nouveau em Escadas

Escadas curvas e com forma orgânica feitas em madeira ou ferro, geralmente adornadas por guarda-corpos também curvos. O dificuldade para construir escadas com essas características era enorme e as profissões de designer, arquiteto e artista se mesclavam para tornar isso possível.

Art Nouveau em Papel de Parede

Papéis de paredes com motivos florais e arabescos estão ainda aparecem muito nos projetos. Geralmente eles têm uma representação de figuras repetidas, ou seja, uma flor com suas folhas que repetem a cada 40 ou 50cm. Além das cores naturais e tons terrosos, o dourado está muito presente muito presente, trazendo o requinte e a sofisticação desejada pela nova classe alta da época.

Atualmente os papéis não são tão rebuscados, mas, dentre todos os objetos de decoração, acredita-se que é o mais influenciado pela art nouveau.

Art Nouveau em Ladrilhos e Azulejos

Muitos ladrilhos são inspirados em desenhos oriundos da época. A retratação de elementos da natureza de maneira repetida—assim como nos papéis de parede—é um grande legado da Art Nouveau.

Art Nouveau no Mobiliário

O mobiliário, assim como os outros objetos do movimento, traz a temática dos elementos naturais, mas aliada às formas de animais. Aparadores e mesas com pés que imitam patas de animais e torneiras que parecem bicos de pássaros estão muito presentes.

Na sala de estar acima, a cadeira de madeira tem os pés que parecem galhos sinuosos e o encosto um tronco de árvore curvado. Sobre a mesa, nota-se um objeto decorativo que imita perfeitamente folhas naturais e, ao fundo, duas luminárias com bases assimétricas também imitam folhas.

Art Nouveau em lustres

Os abajures, as arandelas e as luminárias de teto são objetos fundamentais para o entendimento da Arte Nova. Nesses objetos, foram explorados o uso de todos os materiais destaques do movimento—ferro, vidro e madeira. A sala acima abriga uma luminária que imita perfeitamente galhos, folhas e flores.

Art Nouveau em arandelas de parede

Neste restaurante, as arandelas de ferro colocadas dentro de molduras são elementos muito delicados e que ao mesmo tempo trazem identidade ao espaço.

Art Nouveau em abajures

O abajur mais famoso desenvolvido seguindo os preceitos estéticos da Art Nouveau é o Abajur Tiffany, composto por pés metálicos com cúpula de mosaico de vidro colorido formando flores. Pela primeira vez o vidro colorido, lembrando vitrais, reproduzem apenas elementos naturais e não ligados à religião.

No abajur acima, a base é metálica e imita folhas e flores.

Art Nouveau em Molduras

Os arabescos que adornam as molduras também são releituras da arte desenvolvida na época. Até hoje, grande parte das molduras utilizadas possuem esses relevos que lembram galhos retorcidos.

Art Nouveau em tapetes

A tapeçaria também é uma indústria muito atingida por este movimento artístico. Para percebermos isso, basta observarmos a quantidade de tapetes com arabescos e flores presentes nos espaço.

Depois de conhecer tantos objetos e elementos oriundos da Art Nouveau, pode-se notar o tamanho da influência do movimento artístico no nosso dia-a-dia. Além disso, fica claro como o estilo é capaz de tornar os ambientes mais sofisticados. Se você se inspirou e também quer um ambiente assim, olhe essas ideias de decoração para deixar o seu quarto mais elegante.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!