Como fazer uma parede de nichos

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Como fazer uma parede de nichos

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
Modern Living Room by Biojaq - Comércio e Distribuição de Recuperadores de Calor Lda Modern
Loading admin actions …

De forma a tirar partido de uma divisão e ter mais espaço de armazenamento, o nicho de parede é uma solução interessante, que merece a nossa atenção e ser mais usado, de forma a enaltecer a beleza de certas partes da nossa casa. 

Mas como criá-los? Podemos ter todos um nicho em casa? Que soluções existem? Como tirar partido do espaço para criar arrumação extra? Enfim, estas e muitas mais questões respondidas neste artigo. 

Tenha aqui as ferramentas certas para ter aquela arrumação especial lá em casa e isso em qualquer divisão (casa de banho, quarto, sala, cozinha, hall de entrada… ). 

Acompanhe-nos e inspire-se!

Características e vantagens dos nichos?

Um nicho de parede é um pequeno espaço que se subdivide por três paredes embutidas numa parede.

O nicho de parede tem a vantagem de ser criado em cada divisão de uma casa, ou seja, a sala, o quarto, a casa de banho ou a cozinha, é a si de escolher!

Se precisar de armazenamento extra no seu apartamento ou moradia, o nicho de parede pode ser uma boa alternativa para trabalhos maiores.

Criar um nicho de parede também responde ao desejo de melhorar a decoração, embutir móveis ou criar uma cabeceira original e funcional.

Um nicho de parede também pode ser uma abertura para outra parte da habitação. Neste caso, o nicho pode ser comparado a uma janela interna, com ou sem janela e com ou sem separação (cortina, estore). Este sistema permite trazer mais luz a todo o ambiente.  

Neste sentido, o planeamento de um nicho de parede responde assim a várias necessidades, assim como uma secretária, uma biblioteca, uma área de TV, um quarto de vestir, um closet, entre outros. 

Note que é possível criar um nicho de parede com ou sem porta, o que permite ocultá-lo, se assim o pretender. Para dar alguma dinâmica ao seu nicho de parede, pode colocar papel de parede ou colocar cerâmicas, pintar numa outra cor da sua parede para fazer o contraste, acrescentar spots de luz ou LED's para realçar ou destacar algo. Pode ainda colocar tábuas de madeira para criar uma atmosfera calorosa.

Como fabricar um nicho de parede?

Para criar um nicho de parede, o primeiro critério a considerar é a espessura da sua parede. 

Uma vez que terá de ter uma certa profundidade, precisa de ter uma margem para evitar o risco de perfurar a parede. É por isso que muitas vezes é mais fácil criar um nicho de parede numa antiga residência, já que as paredes são geralmente bem mais espessas.

Se a sua parede não permitir que você crie um nicho de parede clássico, então pode adicionar uma estrutura de madeira ou em gesso cartonado, onde pode ser planeado um nicho pré-feito. Este sistema evita ter que perfurar a parede existente. 

Em qualquer situação, é melhor contratar um profissional para criar um nicho de parede, porque é sempre arriscado mudar a estrutura de um edifício.

Nota importante: se optar por fazer o seu próprio nicho de parede, preste atenção a possíveis cabos e outros tubos que possam estar por detrás da placa de gesso, para evitar danificá-los ao perfurar o seu futuro nicho de parede.

Não perca e leia este artigo e aprenda a fazer nichos de parede: Como criar nichos com gesso cartonado.

Como tirar partido do espaço com nichos?

A grande vantagem dos nichos é que tiram partido do espaço, em qualquer canto ou recanto de casa que desejar. 

Pode ser projetado numa parede inteira, criando um visual completamente diferente, mas também na zona do teto pode criar um nicho, tal como vê na sala de estar acima. Esta ideia procura colmatar a falta de espaço de casas pequenas, como estúdios, onde devemos aproveitar cada metro quadrado. 

Neste sentido, se precisar de mais espaço de arrumação crie uns nichos em altura, pode optar por fechá-los ou não. 

Estes poderão ser feitos em pladur, por exemplo.

Como decorar um nicho?

A decoração de um nicho pode ser feita de mil e uma maneiras, tudo depende do seu estilo e o que pretende arrumar, mas o importante é cuidar do visual, já que integra o ambiente, a menos que o nicho estiver fechado. Pode optar por fechar alguns e outros não, tal como vemos acima.

Além da iluminação, da pintura ou do papel de parede que pode usar para revestir o fundo do nicho, pode colocar:

  1. plantas
  2. vasos
  3. livros, Cd's
  4. bonecos, carros, entre outros brinquedos infantis, no caso de nichos de quartos de crianças.
  5. molduras
  6. candeeiros
  7. velas
  8. loiças

Enfim, deixe-se levar pela sua imaginação e até pode ir alterando a decoracão sempre que se cansar de ver um determinado objeto no nicho de parede. 

Como criar sozinho os seus nichos?

Se tiver um vão entre duas paredes pode facilmente criar um nicho. Como? 

É fácil:

  1. tire as medidas exatas do espaço (horizontal e vertical) e aponte-as num papel. 
  2. Calcule quantas prateleiras irá precisar. Deixando um espaço entre elas. Poderá querer um espaço maior ou menor, fica ao seu critério.
  3. Compre tábuas de madeira, de acordo com as medidas anteriormente tiradas. Peça na sua loja de bricolage para as cortar à medida certa.
  4. Pinte-as na cor que quiser, caso não gostar da cor que comprou ou porque não encontrou outra opção.
  5. Antes das montar, pense se quer pintar ou forrar a parede com um papel de parede. 
  6. Crie um sistema de luz, se assim o quiser.
  7. Meça novamente os espaços entre as prateleiras e marque-os com um lápis. 
  8. Pode proceder à montagem: perfurar, aparafusar e fixar. 
  9. Decore as prateleiras ao seu gosto, com as ideias que referimos anteriormente. 
  10. Tire partido do seu nicho e orgulhe-se do mesmo!

Existem soluções alternativas?

Sonha ter um nicho em casa? Não pode conseguir levar este projeto avante porque vive numa casa alugada ou não tem o budget para isso?

Não há problema, existem soluções alternativas que acabam por ficar quase igual. São boas notícias, certo?

Hoje em dia, o mercado está repleto de apostas giras e inovadoras. Por exemplo, estas prateleiras tipo nicho, como vê na imagem acima, servirão na perfeição para criar o efeito nicho de parede. São giras, tendências e muito acessíveis. Pode encontrá-las em diversas lojas, como na Ikea, na Zara Home ou noutras lojas de mobiliário locais. 

Os mais habilidosos poderão criar os seus próprios nichos, com 4 tábuas de madeira e alguns pregos. Poderá pintá-las ou não, numa cor à escolha. 

O fundo destes nichos/prateleiras também podem ser decorados com papel de parede ou cor. Há diversas formas de nichos: ovais, retangulares, quadrados, octogonais, em casitas, etc. Ideias giras para nichos de quarto, por exemplo. 

Uma fantástica ideia para decorar e arrumar mais um pouco lá em casa. Gostou da ideia? 

Que profissional contactar para criar nichos de parede?

Como já referimos anteriormente, é preferível contratar um profissional, é mais seguro, mas também tem a garantia de um trabalho como deve ser, nomeadamente se optar por furar ou aplicar pladur. 

Neste sentido, não hesite em fazer apelo a um carpinteiro, arquiteto ou designer de interiores, que saiba trabalhar com pladur, por exemplo. 

Na nossa plataforma tem acesso a uma vasta lista de contactos, das mais diversas áreas. Clique no separador profisionais, em cima, e filtre-os pela área servida ou código postal. Como vê, nunca foi tão fácil ter acesso a contactos e aos respetivos projetos! 

Não hesite em pedir um orçamento e outras informações. 


Não saia da homify sem ler este livro de ideias: Nichos de parede: 7 ideias a reter!

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!