Decoração romântica: dicas e ideias para todos os cômodos

Flavia Coe Flavia Coe
Spengler Decor Classic style bedroom
Loading admin actions …

Delicada e geralmente em tons pastéis, a decoração romântica é uma excelente opção para quem gosta de misturar o estilo clássico, cores mais claras, móveis antigos ou revestidos com pátina, entre diversas outras referências a um toque do estilo campestre. Neste estilo de decoração, estão sempre presentes elementos provençais, como estampas florais e toques femininos que transmitem elegância e simplicidade.

O estilo pode ser utilizado em diversos cômodos da casa, desde o quarto de casal até quartos infantis, cozinhas, salas de estar e jantar. Também é possível optar pela decoração romântica simples ou mais sofisticada, dependendo do ambiente e da atmosfera que você deseja criar para ele. 

Se você optar pelo estilo romântico, prepare-se para valorizar diversos aspectos do passado na decoração. Objetos vintage, padronagens delicadas, móveis simples e atenção aos detalhes fazem parte deste estilo, que também apresenta sempre muitas flores e objetos com um toque de nobreza, como lustres de vidro ou ferro, castiçais e velas acesas na hora do jantar, pratos com estampas delicadas, no caso da sala de jantar, entre diversos outros. Todos estes detalhes ajudarão a compor um espaço acolhedor e confortável.

Neste livro de ideias apresentamos diversas opções para quem quer trazer este estilo para dentro de casa, não importa o cômodo. Confira:

Decoração romântica de quarto de casal

No quarto de casal, a cama é um dos itens mais importantes na hora de montar um clima romântico. Boas pedidas são camas com estrutura de ferro, mas camas em madeira também podem ser utilizadas para garantir o clima, principalmente se tiver grandes colunas ou cabeceiras delicadas. 

Além disso, a presença de flores na bancada contribui ainda mais para reforçar o clima.

A decoração romântica deste quarto de casal mais uma vez tem a cama como ponto central. Além da cama, você pode investir também em poltronas, uma penteadeira e móveis com pátina. Além disso, cortinas leves e esvoaçantes podem ajudar a alcançar o toque romântico desejado para o seu ambiente. Tecidos como o veludo, cetim e seda também ajudam a criar o toque romântico desejado, além de detalhes em crochê e tricô.

Este quarto do casal transmite uma atmosfera acolhedora e tranquila, refletindo aos moradores uma sensação de paz e bem estar. Detalhes mais escuros nos móveis e nas molduras transmitem personalidade ao local, que possui detalhes que tornam o ambiente muito confortável, como as almofadas e os tecidos. 

Decoração romântica de quarto de solteiro

Essa suíte possui um estilo clássico e romântico. O azul foi é a cor predominante, e transmite o clima tranquilo, ideal para o descanso. Além da cama, que recebeu roupa de cama em tons florais, o quarto recebeu uma penteadeira que exibe os perfumes da moradora, e um banco confortável. Você pode se inspirar neste ambiente e incluir um mosquiteiro, por exemplo, que deixará o local com uma decoração romântica simples e incrível.

Decoração romântica de quarto infantil

Delicadeza e suavidade são algumas das palavras-chave para se ter em mente na hora decorar um ambiente em estilo romântico, principalmente no caso de quartos infantis.

Este projeto de quarto infantil transmite a sensação de um ambiente tranquilo e lúdico. A sacada foi fechada e integrada ao quarto e agora abriga a casa de bonecas e um balanço. Uma mini cama, uma cadeira pequena, mesinha para desenhar e estantes completam o ambiente em tons claros e pasteis. Entre os destaques do projeto estão a mini-cama com dossel, que completa o clima romântico, além do lustre de cetim e plumas, que confere uma luz difusa e suave. As paredes foram revestidas com papel de parede floral. Todos estes detalhes tornaram o local romântico e ao mesmo tempo divertido. 

Por possuir tons suaves com detalhes e desenhos leves este estilo é ideal para tornar o quarto infantil um espaço onde a criança pode relaxar e se sentir em casa.

Neste quarto infantil, o rosa claro por transmite naturalmente uma conotação romântica, além de manter a suavidade no local, o que ajuda a tranquilizar a criança. Além disso, o papel de parede com pequenos desenhos e uma parte em xadrez completam o clima romântico deste quarto divertido e em tons claros. 

Algumas dicas para complementar o espaço são a utilização de poltronas, cadeiras, sofás e pufes com estofado macio, acabamento pátina e/ou tecido de algodão. Todos estes elementos trazem elegância e um toque de conforto ao quarto infantil em estilo romântico.

Decoração romântica de banheiro

Banheiros também podem refletir uma decoração romântica simples ou mais incrementada. Uma dica é incluir uma banheira, principalmente se ela for em estilo vitoriano. Mas se você não tiver espaço para esta opção na sua casa, a dica é investir em moveis ornamentados, e também em pequenos objetos que podem levar o clima floral ao local. Espelhos, cubas redondas e detalhes como a cortina do box podem garantir a ambientação romântica para este local da casa.

Decoração romântica de cozinha

A cozinha pode ganhar um clima romântico com luminárias pendentes como as deste ambiente. Armários em madeira clara e molduras, também presentes nesta cozinha da foto, podem fazer toda a diferença no seu ambiente romântico. Além disso, invista em tecidos em xadrez ou florais, que podem forrar a mesa e deixar o local ainda mais charmoso. Para adornar o local, que tal optar por vasos de flores?

Decoração romântica de sala de jantar

O clima romântico não precisa estar ligado apenas a cores claras e tons pastéis. Neste ambiente, a atmosfera romântica foi criada mesmo com a utilização de uma cor mais forte, o vermelho. As cadeiras forradas fazem toda a diferença no conforto dos convidados, assim como todos os outros detalhes do espaço, como os castiçais e este incrível lustre de flores, que garante o toque final. 

Além disso, uma sala com luz natural pode deixar o ambiente mais claro e ainda mais no clima, como é o caso desta sala, que mesmo com o vermelho como cor base, não perdeu a atmosfera romântica. Em um ambiente como este também é possível investir em poltronas confortáveis e em um sofá com estampas florais, por exemplo.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!