32 inspirações de muros decorados que você vai amar

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
EquipDesign | 2009, Folha Paisagismo Folha Paisagismo Rustic style garden
Loading admin actions …

As áreas externas da casa nem sempre a atenção de que precisam na hora da decoração. É o caso dos muros nus e cinzentos do jardim ou das áreas de passagem da casa. A boa notícia é que existem muitas maneiras de transformar esses muros em elementos fortes da decoração da fachada da casa.

Entre as muitas ideias para a decoração desses muros estão a pintura, o grafite, a tinta lousa, o mural colorido, o revestimento texturizado, a pedra, o tijolinho, o cimento queimado, a madeira, o bambu, a cerca de bambu ou de madeira, as ripas de madeira, as prateleiras e muito mais.

Para quem não dispensa um toque de natureza, existem também os jardins verticais, as floreiras, os vasos suspensos, as hortas suspensas, os quadros verdes, a hera e outras plantas trepadeiras, entre outras possibilidades. E também vale lembrar dos excelentes efeitos da iluminação noturna, da luz da fogueira e também da água incorporada à decoração do muro, com fontes e cascatas.

Neste livro de ideias, apresentamos 32 exemplos de muros decorados que vão entusiasmar você e servir de inspiração na hora de dar vida àquele paredão sem graça da sua casa!

1. Painel decorado, cor e textura

Um muro pode ser decorado com diversos elementos simultaneamente. Neste exemplo, o painel com figura humana é emoldurado pela parede pintada de amarelo ocre e ladeado por colunas texturizadas brancas.

2. Grafite, tinta lousa e plantas

Uma decoração descontraída para os muros da casa pode ser formada, como na imagem acima, por grafites divertidos de um lado e tinta lousa de outro, complementada por plantas suspensas e em jardins ou hortas verticais.  

3. Muro verde

O muro do jardim pode ser inteiramente coberto por vegetação exuberante como na imagem acima. Aqui as aberturas da estrutura também receberam acabamento em madeira. 

4. Cimento queimado

Um efeito muito natural e agradável é obtido ao se revestir o muro com cimento queimado. Ele combina perfeitamente com plantas de regiões mais áridas como cactos e suculentas. 

5. Pedra e água

Uma ideia linda para aquele muro sem graça é agregar água a ele por meio de uma fonte ou mais. Na imagem acima, as fontes de água estão em uma área de cimento queimado emoldurada por revestimento em pedra.

6. Jardim de concreto

O muro pode ficar lindo com um jardim vertical em duas cores em que as plantas são colocadas em recipientes de concreto arredondados como na imagem acima.

7. Madeira

A madeira é um material muito interessante para revestimento de um muro por causa da sensação de aconchego e calor que ele transmite. Combinado com plantas, o revestimento fica muito bonito e natural. 

8. Iluminação

Neste exemplo, a iluminação é o que dá destaque ao muro, especialmente com arandelas que formam desenhos no fundo. Também a fogueira dá personalidade ao muro com suas luzes e sombras. 

9. Composição

Às vezes, a composição de elementos é tão harmônica que o muro vira uma peça única. Nesta imagem, um painel de pedra e madeira é ladeado por estantes em madeira e por plantas que preenchem os espaços. 

10. Mural colorido

Um mural colorido dá um toque de arte àquele muro cinzento se sem acabamento. Os revestimentos podem ser os mais variados, como este de azulejos decorados com formas geométricas em cores variadas. 

11. Cerca de ripas de madeira

O muro pode ser prolongado com uma cerca vazada de ripas de madeira. A estrutura pode ficar ainda mais charmosa com vasos de plantas pendurados em toda a sua extensão. 

12. Pedra rústica

Poucos revestimentos ficam tão bonitos e naturais em um muro externo do que a pedra rústica. Neste exemplo, a pedra cinza em tamanho médio tem uma textura que combina com a vegetação mais robusta como arbustos e pequenas árvores.

13. Hera

 Uma forma já clássica de revestir e decorar os muros do jardim e até de áreas internas é cobri-los com hera. A planta fecha tão completamente a superfície do muro que ele se torna uma parede viva e muito verde. 

14. Pedra e vasos suspensos

Outra composição com pedra é este muro em pedra cinza e rústica sobre o qual estão dispostos vasos suspensos em material natural como a argila. Perfeito para uma pequena horta sempre à mão. 

15. Tinta lousa e horta

Um muro pode ser ao mesmo tempo lindo e útil se for revestido com tinta lousa e e receber caixotes com plantas próprias de uma horta. O divertido é que dá para escrever o nome das espécies diretamente no muro. 

16. Texturas

Uma das inovações mais elegantes e modernas para o revestimento de muros é a texturização em 3D, como podemos ver na imagem acima. Aqui ela é combinada ainda com o revestimento em madeira no mesmo muro.

17. Estruturas em metal

A brancura do muro desnudo pode ganhar uma decoração muito bonita com estruturas de metal forjado apresentando desenhos variados. O exemplo acima é bem delicado e dá um toque romântico ao jardim. 

18. Cerca de bambu

Unindo simplicidade e delicadeza, a cerca de bambu decora e prolonga o muro, conferindo mais privacidade ao espaço. Na imagem acima, o banco de madeira é um belo complemento natural. 

19. Com prateleiras

Uma maneira prática de decorar um muro, especialmente os mais compridos, é cobri-lo com prateleiras de madeira para exibir vasos. Ele fica ainda mais bonito se os vasos forem em cores e formatos diferentes.  

20. Floreiras verticais

O muro não precisa ser inteiramente coberto por plantas: as floreiras verticais dispostas de forma espaçada também causam um belo efeito e demandam menos manutenção. E o contraste do verde com o branco é bonito.

21. Pintura

Uma solução super simples e econômica de dar vida a um muro tristonho é jogar cor nele. Os muros deste jardim em estilo japonês recebeu pintura na cor lilás, perfeita para a delicadeza e tranquilidade zen. 

22. Bambu e vegetação

Uma combinação linda e natural para revestimento de um muro é esta: bambu de um lado e vegetação verdinha do outro. A iluminação noturna certa tem a vantagem de destacar as texturas e as cores do muro.

23. Mix de materiais, cores e texturas

Quem quer algo mais rebuscado, pode revestir o muro com uma composição que integra diferentes materiais, texturas e cores, como no exemplo da imagem acima. Solte a imaginação!

24. Quadros vivos

Outra solução com plantas para aquele muro sem vida é a instalação de quadros vivos nele, ou seja, de estruturas orgânicas para o cultivo de plantas. Em outras palavras, jardins verticais montados em xaxins, por exemplo. 

25. Mais um muro de cimento queimado

Na imagem acima, vemos como fica bonito um muro em cimento queimado em contraste com o verde das plantas. Natural e despojado, fica bem em ambientes rústicos ou modernos.

26. Pintura para realçar

Mesmo o muro de um pequeno jardim pode ganhar muita vida com a pintura certa. Na imagem acima, o tom de verde mais luminoso do muro realça e delimita lindamente o pequeno jardim de pedras.

27. Outro exemplo de textura

O muro pode ganhar personalidade unica e exclusivamente com um revestimento texturizado como este da imagem acima. As simétricas fontes azuis o complementam discretamente. 

28. Ripas de madeira e vegetação

As ripas de madeira em estrutura vazada podem servir de apoio para vegetação trepadeira, criando um muro delicado, natural e espontâneo. As ripas também podem receber cores vivas para maior destaque.

29. Madeira e cascata

Uma variação do muro revestido com madeira é este que prevê uma pequena cascata d'água. É perfeita para um jardim pequeno e o torna super acolhedor na sua simplicidade e despojamento.

30. Madeira de cruzeta e vegetação

Este muro revestido de madeira de cruzeta e vegetação exuberante passa a sensação de solidez e, ao mesmo tempo, de frescor. Uma ideia bonita para uma casa ou jardim rústico.

31. Mais texturas

Uma superfície texturizada com pedra pode personalizar o muro e ainda conferir-lhe elegância e beleza marcadas pela simplicidade. A combinação com plantas verdes é sempre uma excelente solução.

32. Elementos de destaque

O revestimento em tijolinho deste muro fica com uma nova cara com elementos em destaques como estas floreiras redondas amarelas. Ideias semelhantes podem sempre surgir!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine