Camas de casal: tudo o que deve saber sobre o vale dos lençóis

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Camas de casal: tudo o que deve saber sobre o vale dos lençóis

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
  by Burel Factory
Loading admin actions …

No nosso quarto há um elemento incontornável que suplanta qualquer outro na importância, na função ou na forma, seja ela qual for… Já adivinhou qual, é não é verdade?

Sim, hoje falamos desse ícone que incorpora toda a noção de conforto nas nossas vidas—a cama. Mas não é uma cama qualquer, é a cama por excelência! Hoje falamos de camas de casal, no entanto essa noção de casal tem muito mais de dimensão do que de número de ocupantes. Quem não conhece alguém bem espaçoso, que dormindo sozinho, não prescinde da área que uma cama grande proporciona?

A cama é o centro do quarto, a base do estilo, o berço da comodidade que gera o bem-estar imprescindível para um sono repousante. E se é certo que o colchão desempenha um papel preponderante nesta equação, também é verdade que o formato e as dimensões da cama também têm muita relevância.

Dos colchões falaremos noutra altura, hoje tratamos de camas de casal, dos modelos disponíveis e das dimensões, dos estilos e dos preços, das cabeceiras e dos acessórios. Não de deixe dormir! Venha connosco descobrir este mundo de intimidade e pode ser que encontre a cama ideal para embalar as suas noites, sozinho ou acompanhado.

Tamanhos de camas de casal

Embora a sua cama possa ter o tamanho que desejar, se optar por um móvel feito à sua media, as camas e os colchões costumam vir em tamanhos padrão para facilitar a produção em massa.

A escolha do tamanho da cama é condicionada por vários factores, estando o espaço disponível em primeiro lugar, logo seguido do tamanho dos seus ocupantes. A área e a volumetria do quarto são determinantes na escolha da cama, e a razão é simples:—podemos ter sonhos de grandeza e querer uma cama king size, mas é impossível limitar-mos a escolher pelo conforto de um imenso colchão se depois andarmos a esbarrar nos móveis, não é verdade?

Os tamanhos standard para as camas de duas pessoas são normalmente três:—cama de casal, cama Queen Size e cama king size.

A chamada cama de casal  tem geralmente 1,88m de comprimento e 1,38m de largura. Sendo projectada para duas pessoas esta cama tem as dimensões aproximadas de duas camas de solteiro lado a lado.

Chama-se cama Queen Size a uma cama ligeiramente maior do que a cama de casal, com 1,98m de comprimento e 1,58m de largura), e que por isso proporciona maior conforto ao casal.

Por último a cama King Size, a soberana das camas para duas pessoas. Com 2,03m de comprimento e 1,93m de largura, esta cama tem muito espaço para proporcionar todo o conforto ao casal, mas estas dimensões podem torná.la impraticável em divisões mais pequenas.

Normalmente as lojas e fabricantes comercializam a maior parte dos modelos de cama de casal nestes três tamanhos, embora possam fazê-lo apenas nos que têm mais saída.

Como escolher o tamanho certo de cama para o seu quarto

Precisa de uma cama para dois e quer dar toda a prioridade ao conforto, certo? Sonha com aquela apetecível cama King Sise que terá espaço suficiente para se esticar em todas as direcções em embater de imediato no companheiro? Calma, isso pode não ser possível! 

Antes de se precipitar na compra tem de encontrar o equilíbrio perfeito entre as suas expectativas de comodidade na cama com a área disponível no quarto, para que o espaço não se torne impraticável. E isso pode significar uma cama mais pequena, por muito que deseje uma cama da realeza.

A primeira coisa a fazer é tomar as medidas corretas do espaço e incluir eventuais móveis acessórios, como cómodas. poltronas ou armários. Depois deve deixar no mínimo 60 cm entre a cama e a parede ou os móveis. Este espaço é considerado como o essencial mínimo para manter uma circulação eficaz e desimpedida à volta da cama. Uma forma eficaz de fazer isto é marcando as medidas dos móveis e o espaço de circulação no pavimento com fita adesiva, para ficar com a ideia exacta das dimensões da cama a comprar. Se depois disto verificar que no espaço que sobra cabe a almejada cama king sise não hesite! 

Este é um truque de decorador que lhe vai ser muito útil, mas lembre-se de que os tamanhos da cama referem-se aproximadamente ao tamanho do colchão, pelo que deve incluir eventuais medidas maiores devido ao modelo de cama escolhido, como se exemplifica com esta belíssima cama de dossel, da Móveis AMS/Decordesign.

Os modelos de cama de casal, o estilo e o preço

Os modelos de cama de casal são tão variados como os seus criadores e as lojas que os comercializam. Normalmente cada modelo é vendido em mais do que um tamanho para proporcionar o estilo desejado em qualquer quarto, mas há modelos que só se adequam a quartos grandes, como é o caso dos modelos de camas redondas, que precisam de bastante espaço para resultar.

Mas para além dos modelos de cama, mais ou menos exclusivos, à venda nas lojas de móveis, temos também a absoluta personalização dos sommiers com cabeceira feita à medida. E o leque de opções abre-se!

Os preços variam muito, como é obvio! Variam com a exclusividade do modelo, com os materiais, com as marcas, com os tamanhos e até com os estilos. Isto faz com que consiga uma cama king sise no IKEA por cerca de 120 Euros, mas também possa encontrar camas em lojas mais exclusivas por vários milhares de Euros. A sua cama de casal vai depender tanto do esitilo pretendido, como do tamanho do seu orçamento!

Na nossa loja online encontra boas ideias e preços muito atraentes, não deixe de visitar.

Modelos mais trabalhados, com áreas estofadas de materiais caros, como o couro ou o veludo, com madeiras nobres ou formas originais, serão necessáriamente mais caros, mas pode pesar o investimento e decidir que vale a pena investir em estilo para a sua cama de casal. Afinal passará nela muitas noites e conviverá com ela por muitos dias, é importante que goste muito dela. 

A cabeceira como elemento de destaque

Muitas vezes, mais do que as camas de casal em si, são as cabeceiras das camas de casal que estabelecem o estilo de um quarto e refinam a estética, para maior intimidade do conjunto. A cabeceira da cama pode sobrepor-se à cama em sim, chamando toda a sua atenção, ou pode desaparecer, dando destaque a outros elementos do conjunto, numa subversão aos conceitos da estética instituída.

Nesta sequência de três imagens vemos interpretações distintas da cabeceira da cama de casal, cada uma com um interesse diferente, para demonstrar as potencialidades deste detalhe na decoração. Mas no site da homify e em muitos artigos pode encontrar milhares de ideias diferentes, e de certeza encontrará ali a sua cama de sonho!

Na imagem acima vemos a noção de cabeceira de cama desconstruída, ou seja ausente na sua forma mais tradicional. Nesta imagem a cama perde protagonismo para a envolvente e, sobretudo, para a maravilhosa colcha de linho da Linho de Cerva e Limões. A cabeceira foi substituída por plantas, uma consola e alguns elementos decorativos, num conjunto irreverente mas muito romântico.

Neste projecto da Interdesign Interiores, ao contrário do anterior, a cabeceira ganha total protagonismo, exaltada por um jogo de espelhos e formas geométricas fabricadas com grandes peças cerâmicas verde-água. Uma ideia original e cheia de impacto visual, para uma cama de casal ousada.

Aqui temos uma ideia mais modesta, mas também mais fácil de concretizar na cabeceira da sua cama de casal, da autoria da Home Staging Factory! A cabeceira é feita de ripas de madeira com um tratamento rústico pregadas na parede. A cama em si é uma forma inusitada para fazer uma cama de casal:—são duas camas de solteiro colocadas lado a lado, bem juntas. 

Esta solução é bastante utilizada por casais com ritmos de sono muito discrepantes, em que dois colchões separados permitem manter um sono mais relaxante e produtivo, sem resultar em perda de intimidade. Aqui a cabeceira tem uma função ainda mais relevante, unindo esteticamente as duas metades formadas pelos colchões individuais numa cama única!

Para descobrir muitas mais cabeceiras de camas que pode reproduzir em projectos de faça você mesmo não deixe de ler o artigo ’8 cabeceiras de cama muito fáceis de reproduzir em casa’.

Os complementos

Apesar de a cama ser normalmente o centro da decoração de um quarto os complementos decorativos podem, e devem ser usados para lhe conferir ainda mais protagonismo e conforto. 

Que complementos são esses? Mantas, almofadas, candeeiros, mesas de cabeceira, uma poltrona de apoio. Se bem que a própria cama possa tornar alguns redundantes, por incluir as suas funcionalidades (em especial as mesas de cabeceira e os candeeiros), estes elementos são excelentes para ajudar a construir o estilo, e em especial para o mudar um pouco sem ter de mudar a mobília.

Com uma boa colcha nova e algumas almofadas diferentes vai conseguir manter o amor à sua cama de anos, mudando-lhe a maquilhagem e dando-lhe um toque diferente. Mas também pode optar por fazer desaparecer estes elementos, para dar primazia à estrutura da própria cama, evidenciando cada detalhe que o faz adorá-la.

Inspire-se nesta imagem da Burel Factory:—Uma cama multi-funcional, com mesas de cabeceira incorporadas, de linhas bonitas mas simples, ganha um brilho totalmente graças à original cabeceira estofada com burel e à manta no mesmo tecido, com delicados pormenores de favos. 

Sabe o que é burel? Um curioso tecido tradicional da Serra da Estrela, feito de lã  fiada e prensada, a que o renascer de artes e ofícios antigos deu uma vida nova. Nesta imagem pode ver um pouco do potencial, até agora pouco conhecido, que este tecido tem!

Uma poltrona é um complemento muito útil ao conforto da cama. Ela vai permitir-lhe descansar um pouco sem ter de se deitar, ter uma sessão de leitura com as costas mais apoiadas ou calçar e descalçar, vestir e despir, com mais comodidade. Mas ter uma poltrona no quarto não é para todos os espaços… Lembre-se da regra que descrevemos lá atrás, e na dúvida exclua a poltrona para dar primazia à cama. Para as funções de apoio pode incluir um banco, mas pequeno e mais leve.

Nesta imagem da Antarte Mobiliário a cama e a poltrona são uma sinfonia de beleza sobriedade, que encontra no design a base de suporte para o conforto.

Para acabar falamos desse casamento de séculos, entre a cama e a mesa de cabeceira! 

As mesas de cabeceira têm sido as fieis companheiras da cama de casal, apoiando livros e óculos, candeeiros de mesa e aquelas fotos preciosas, todos os itens que costuma utilizar antes de dormir e logo após acordar. 

Antigamente as mesas de cabeceira faziam conjunto com a cama, no mínimo, mas também era habitual que todos os móveis de unissem numa estética única, muitas vezes pesada e monótona.

Actualmente, embora os conjuntos continuem a ter sucesso, as mesas de cabeceira ganharam uma vida própria, sem perderem a sua utilidade. Algumas passaram a fazer parte da estrutura da própria cama, em móveis multi-funcionais que optimizam a área, outras nunca foram mesas de cabeceira, mas passaram a sê-lo, como neste conjunto que vemos na imagem, e o resultado é fabuloso.

Para uma decoração actual evite clichês e padans. Opte por conjuntos mais leves e uniões improváveis, para dar mais interesse visual ao seu quarto de casal. 

Nunca deixe de procurar a sua cama de casal perfeita, nem de tentar escolher os melhores elementos para a tornar mais cómoda. Só assim vai ter o quarto de casal perfeito para si e para o seu par!

 Houses by Casas inHAUS

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!