Móveis usados? Dê-lhes uma vida nova!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Móveis usados? Dê-lhes uma vida nova!

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
 Bedroom by Monstros
Loading admin actions …

Quem de nós não tem um móvel usado em casa? Sim, aquele velho, feio e que já não podemos ver à frente!! Andamos com ele de espaço em espaço, troca-se a decoração, mas mesmo assim ele não nos conquista. 

Mas será uma razão para o deitar fora? 

Não, de todo e não faça isso!

Porquê? Pelo simples facto que lhe pode dar uma nova vida! Nada melhor do que dar umas novas pinceladas, para lhe dar um ar novo e fresco. Claro que, este processo não é assim tão fácil e rápido, mas vale o seu tempo, quer pelo custo reduzido de termos um móvel novo, como também pelo facto de estarmos a reciclar, logo a poupar o meio ambiente. Por outro lado, é uma forma de darmos vida a um móvel herdado, com história e com alma. Aquele móvel que era dos seus avós ou bisavós pode integrar perfeitamente a sua decoração moderna ou minimalista. Basta restaurá-lo de forma certa. 

Para que perceba melhor sobre este assunto e tire algumas ideias, a homify reuniu neste especial—móveis usados—toda a informação, bem como imagens reais de profissionais portugueses. 

Não perca e venha daí, já!

Como pode reciclar os seus móveis usados?

Mudar de casa, reorganizar o seu interior, mudar a decoração… Tantas oportunidades para renovar os nossos móveis. Mas o que fazer com aqueles que não precisamos mais? A partir do momento em que nos consciencializamos de que estamos a explorar demasiado os recursos do planeta, só temos uma solução, que é fácil: reciclar! 

Quando falamos em reciclar, não é só reciclar garrafas de plástico ou garrafas de vidro. Há várias formas de o fazer e quanto mais nos consciencializarmos disso, mais ajudaremos o nosso planeta. 

Há três formas de reciclar móveis usados: 

  1. Pergunte a algum familiar ou amigo se quer o seu móvel antigo. Pode também entregá-lo a uma associação ou a lojas de móveis usados que recuperam peças de mobiliário e outros, até o pode comprar por um valor simbólico, de forma a recuperá-lo. 
  2. Um móvel usado também pode ser transformado por si, graças a um DIY (Do It Yourself). Na homify tem artigos que explicam como deve recuperar, leia aqui
  3. Como último recurso, e quando nenhuma outra solução for possível, é aconselhável depositar móveis usados em lixeiras apropriadas. Aí será feita uma seleção, para recuperar peças e afins, de modo a que serem reciclados para construir novas peças completamente diferentes da original. 

Quais são as vantagens de reciclar um móvel usado?

Recuperar um móvel antigo ou usado apresenta inúmeras vantagens, enumeramos as principais para que tenha uma ideia clara: 

  1. poupa o meio ambiente.
  2. Personaliza a decoração, pois tem a certeza que o seu móvel é único e pessoal.
  3. Apresenta um design original.
  4. Pode adaptar a cor à sua decoração.
  5. Fica mais barato do que comprar um móvel novo.
  6. Traz orgulho ter uma peça diferente e única em casa.
  7. Pode ser feito por si, nas horas vagas, sendo um hobby.

Que móveis pode reciclar?

O lixo pode transforma-se em luxo e essa é uma grande verdade no mundo da reciclagem de móveis. Pode obter um móvel de revista ao renová-lo, por isso, pense duas vezes antes de se desfazer dele. Mas afinal que móvel pode reciclar? A resposta á fácil: todos!

Sofá, poltrona, mesa de centro, mesa de jantar, móvel de TV, vitrina, aparador, toucador, escrivaninha, cómoda, mesa de cabeceira, cadeiras, cama… Enfim, toda a peça de mobiliário que quiser renovar poderá sê-lo. 

Acreditamos que da próxima vez irá pensar duas vezes na hora de colocar um móvel fora!

(Se quiser descobrir o depois deste cadeirão, clique aqui!)

Como pode reciclar um móvel usado?

Quando falamos no restauro de móveis, pensamos que só o conseguimos fazer com uma nova camada de pintura, mas a verdade é que pode ser feito de outras formas, como por exemplo: 

  1. espelho
  2. papel contacto
  3. papel autocolante
  4. papel de parede
  5. tecido
  6. vidro
  7.  pintura de móveis usados (de uma cor ou várias, com riscas, simples ou outra ideia).

Além disso, pode alterar os puxadores antigos por uns novos, no mercado há imensas opções, nomeadamente na Zara Home ou na Ikea. 

Na GoodVinil (imagem acima), encontra papel autocolante ou vinil para móveis, nomeadamente para móveis Ikea, sendo uma forma de personalizar um móvel que todos têm.

Personalizar um móvel antigo, por que não?!

Uma das grandes vantagens de restaurar um móvel antigo ou usado é de podermos transformá-lo de forma única e pessoal. Sendo possível ser criativo e exuberante, indo muito além do que vemos em lojas de móveis tradicionais. Por isso, se tiver vontade de colocar umas riscas, umas pintas ou uma estrelas, tudo é possível e aí é que está a magia do restauro de móveis. 

Se não se sentir capaz de criar algo de tão minucioso, faça apelo a um artesão. No entanto, pode criar algumas figuras geométricas, como corações, círculos ou estrelas, com moldes comprados ou feitos por si, num pedaço de cartão e depois é só pintar com uma tinta spray.

De facto, a criatividade não tem limite e o DIY acaba por nos levar à nossa veia artística, que nem imaginávamos ter. Adira a esta moda e dê um toque único à sua casa. 

Se não tiver um móvel antigo e quiser ter um, procure em lojas de móveis usados, em classificados, na internet, em grupos de redes sociais, em feiras de usados… Vai ver que o negócio será muito aliciante e ficará entusiasmado com o resultado final. 

Até que ponto deve colocar um móvel no lixo? Antes do móvel usado ser renovado

Partilhamos convosco este exemplo de antes e depois (imagem seguinte), para que realmente perceba que é possível renovar um móvel usado, mesmo num estado lastimável. O bom trabalho de um profissional experiente faz realmente toda a diferença. A equipa consegue recuperar o móvel e todas as suas cicatrizes, para deixá-lo com um lifting invejável, como se tivesse ganho mais de 50 anos, em apenas num cirurgia. Que inveja, não é verdade, pena não ser assim tão fácil connosco!

(Depois de ser renovado)

Este móvel escapou a uma fogueira ou a um abandono num contentor de lixo, ainda bem! Passou a integrar a sala de estar e será o protagonista lá de casa, com as bebidas alcoólicas para receber amigos e familiar. 

O décapé deu-lhe um ar de graça, dando-lhe aquele lado vintage que nós adoramos. E você também?

Onde recuperar móveis usados em Portugal?

Se não se sentir à vontade para recuperar uma peça de mobiliário, nomeadamente se tiver uma ligação familiar com ela, deve fazer apelo a um profissional especializado na área, tal como um carpinteiro ou um marceneiro. Na homify, tem acesso a vários contactos de profissionais. Os projetos partilhados neste artigo foram realizados por especialistas nacionais. No entanto, deixamos de seguida alguns nomes de todo o país e a respetiva ligação para entrar diretamente em contacto com eles, basta clicar em cima. 

Não hesite em pedir mais informação e um orçamento gratuito. 

  1. RESTAURO EM SINTRA
  2. ATELIER AUTÊNTICO
  3. PODE SER!
  4. MONSTROS
  5. IRONBUG LADY
  6. BENEDITO MARTINS
  7. IDEIAS CONTEMPORÂNEAS INTERIORES
  8. BENEDITO MARTINS
  9. HABITAT IMPROVER
  10. REPAGINADOS
  11. BLOSSOM DECORAÇÃO

Quanto custa recuperar um móvel usado?

Quanto custa recuperar um móvel é muito relativo e não lhe conseguimos dar uma informação exata, não o queremos induzir em erro. Tudo dependerá do móvel, do estado dele, do tamanho, do tipo de restauro, da finalidade pretendida, do material que será usado (puxadores, vinil, tinta… ). Por isso, recomendamos que faça apelo diretamente junto dos nossos profissionais, de forma a ter uma ideia clara do preço que irá gastar para o seu móvel usado (cómoda, sofá, poltrona, vitrina… ).

Em breve, queremos ver o seu móvel na nossa plataforma a contar uma nova história. A sua!

Boas remodelações!


 Leitura recomendada: Móveis usados: móvel velho, vida nova!

 Houses by Casas inHAUS

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!