Beliches, a arte de transformar a falta de espaço no sonhos dos miúdos!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
SOUTHERN COMFORT, SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS Nursery/kid’s room
Loading admin actions …

Duas ou mais crianças e um só quarto? O ingrediente perfeito para noites de pesadelo, com miúdos demasiado próximos para adormecerem sossegados, a ignição para muitas dores de cabeça… Onde colocar a secretária de trabalho? Como conseguir a arrumação imprescindível se não sobra espaço entre as camas? 

Não desespere, a solução é bastante simples:—opte por camas em beliche!

Os beliches satisfazem todas as suas necessidades de funcionalidade e poupança de espaço e fazem as delícias da criançada! Podemos mesmo afirmar com segurança que haverá muito poucas crianças que não fiquem entusiasmadíssimas com a perspectiva de ter uma cama especial, com escadas, particularmente o habitante do primeiro andar.

Mas, embora seja uma solução espectacular, pode não ser a indicada para as suas crianças, ou para o espaço de que dispõe. Por isso a compra de um beliche deve ser bem ponderada, e deve sempre estudar a possibilidade da construção à medida.

Se está a pensar em instalar beliches no quarto das crianças este artigo é para si. Aqui encontrará muitas ideias, saberá as vantagens e desvantagens dos beliches, e até quanto custam alguns modelos. Venha com a homify aprender como se fazem crianças felizes!

O que são beliches?

Chamamos beliches a duas ou mais camas sobrepostas ou colocadas em planos de alturas diferentes, umas sobre as outras. A escolha da instalação dos beliches prende-se normalmente com questões de gestão de espaços pequenos, e embora possam ser utilizados em quartos de adultos jovens (os hostels têm muitas vezes beliches), normalmente são associados aos quartos de crianças! 

O que mais encontramos é a associação beliches—criança, e isso deve-se ao factor diversão, que a subida de escadas imprime à hora de ir dormir. Quem na idade adulta ainda tem energia para subir escadas na hora de dormir?

Os materiais

O material mais universalmente utilizado é mesmo a madeira, seja na sua cor natural, como neste clássico da Alma Braguesa Furniture, em branco pintado, ou em qualquer outra cor. A madeira pode ser totalmente maciça, de contraplacado laminado, ou combinações de ambos, normalmente as faces externas em madeira maciça e o restante em MDF, ou outro contraplacado laminado de alta duração.

Também podemos encontrar camas beliches com estrutura em metal e combinações de metal e madeira. Os beliches de metal são leves e resistentes, proporcionando uma estética despojada de caserna militar, que pode não ser do agrado de toda a gente, mas que não deixa de ter a sua graça quando bem aplicada. Neste campo dos beliches em metal o IKEA tem algumas opções muito estéticas, que se afastam da estética mais industrial, apesar do material de construção.

Ultimamente tem vindo a tornar-se hábito encontrar beliches que não formam uma estrutura única, sendo apenas duas camas sobrepostas no plano da altura mas com orientações diferentes. Podemos ver um exemplo deste tipo de beliches no espectacular quarto da imagem anterior, num trabalho incrível da Homestories, e reparamos que neste caso as estruturas de madeira são suspensas, ou sustentadas, por cavilhas e cabos de aço, que acabam por fazer um conjunto perfeito com a madeira.

Onde comprar e a que preço

Já falámos no IKEA, e lá voltamos! Voltamos porque este grande retalhista de móveis e materiais para a casa oferece opções práticas a um preço muito agradável. Ali pode encontrar uma estrutura parecida com a que vemos nesta imagem por 189 Euros (sem o gavetão de arrumação).

Fazer um design de beliche à medida de seu espaço não é exclusivo de designers de interiores, pois é relativamente simples pensar no que precisa e explicá-lo (ou desenhá-lo) para que um carpinteiro o concretize. Mas uma solução à medida vai sair-lhe mais cara, podendo atingir facilmente valores acima dos 2000 Euros.

Vantagens e desvantagens

Optar por beliches para o quarto das crianças tem bastantes vantagens, mas também pode trazer inconvenientes, senão veja:

Vantagens 

- A vantagem mais evidente é a poupança de espaço e o ganho em amplitude e espaço de circulação, que duas camas normais lado alado não permitiriam;

- Os beliches fomentam a convivência saudável entre irmãos e a sua cumplicidade natural, permitindo brincadeiras divertidas e didácticas. Também ajudam no sentido de partilha e empatia entre as crianças;

- Além de permitirem uma melhor gestão de espaços muitos beliches ainda proporcionam mais arrumação embutida, ou móveis acoplados, como escrivaninhas ou mesas-de-cabeceira, para melhor funcionalidade do quarto;

- Podem ser a base de todo o estilo do quarto, ajudando a manter um ambiente mais clean e minimalista.

Desvantagens

- A segurança poderá ficar em causa, sobretudo na cama superior e para crianças com sono mais agitado. Para eliminar esta desvantagem é fundamental garantir que a estrutura do beliche é sólida e segura, para além de ter protecções contra a queda na cama superior. Se perceber que a criança ainda assim pode cair opte por protecções extra, feitas à medida ou adquiridas para o efeito em lojas da especialidade;

- Em divisões com um pé direito baixo a cama de cima ir ficar demasiado próxima do tecto, o que poderá ser uma fonte de acidentes a evitar;

- As brincadeiras poderão ficar um pouco descontroladas e propícias a acidentes, como quedas eventualmente graves.

Beliche com secretária, ainda mais funcionalidade

E agora vamos a mais uma imagens deliciosas com propostas de beliches à maneira!

Já falámos em beliches com secretária lá atrás, e neste quarto da Homestories temos um bom exemplo. Aproveitando todas as paredes do quarto o beliche estende-se numa secretária, estreita e longa, perfeita para as duas meninas fazerem os TPC. E a segurança está bem resguardada pelas barras verticais, que protegem, embelezam e ainda criam um cantinho de brincadeiras!

Esta é uma proposta original, que foge ao típico beliche de camas empilhadas, mas apenas aplicável num compartimento comprido, mesmo que seja estreito.

Ao estilo camarata, para famílias numerosas

Outra proposta extremamente original:—uma camarata de beliches! 

Faz parte de um projeto da SA&V—SAARANHA & VASCONCELOS para uma casa de férias de uma família numerosa em pleno Alentejo, e resolve num só passo o alojamento das crianças. O quarto é divertido, com as camas superiores suspensas do tecto por grossas cordas, e é de certeza o espaço de brincadeiras perfeito para oito crianças agitadas e traquinas. Já falámos da partilha do espaço, certo?

Arrumação, decoração, espaço

Uma proposta clássica de beliche com camas sobrepostas, certo? Mais ou menos… Este beliche da autoria do gabinete DZINE&CO, Arquitectura e Design de Interiores é mais do que isso!

Como pode ver na imagem seguinte, além do espaço de arrumação proporcionado pelo gavetão sob a cama de baixo, uma das laterais ainda tem prateleiras para arrumação e decoração. Muito funcional, certo?

Este eliche embutido foi feito à medida do espaço disponível e incorporado das soluções mais eficazes paras as necessidade dos seus utilizadores!

Configurações personalizadas

Decerto já reparou que os beliches actualmente não se confinam ao formato tradicional e esta proposta do gabinete Ana Andrade—Design de interiores é a prova disso! Este quarto com beliches feitos à medida, e embutidos na área adequada, assegura uma vivência confortável e divertida para quatro crianças, sem que o ambiente pareça demasiado sobrecarregado.

Uma solução à medida, desenhada por um designer de interiores especialmente para si, ou por si mesmo, e executado por um carpinteiro de confiança assegura-lhe que o móvel tem a configuração ideal e toda a arrumação que sonhou.

Acessórios especiais, mais personalização

E por último uma proposta bem feminina para quem acha que os beliches são coisas de meninos! Apesar de o formato do móvel ser bem tradicional, a cama de baixo foi personalizada com um dossel, que embeleza e proporciona uma maior sensação de privacidade, algo que se perde um pouco num quarto partilhado. A solução ideal em várias situações incluindo quando uma das crianças não gosta de dormir com luz e a outra gosta!

Quer ver ainda mais sugestões de beliches? Então não perca o artigo ’Os 10 beliches mais originais e divertidos’.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine