As melhores dicas e soluções para a decoração de uma sala pequena

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

As melhores dicas e soluções para a decoração de uma sala pequena

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
by Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Eclectic
Loading admin actions …

A velha saga das casas pequenas… Vemos salas enormes, com decorações perfeitas, e ficamos no desejo. Como fazer algo com estilo e elegância em pouco mais de uma dúzia de metros quadrados?

Com certeza há limites para o que se pode fazer numa área pequena, mas isso nunca foi impedimento ao estilo! O bom gosto não é limitado por espaços pequenos. É perfeitamente possível criar ambientes incríveis em espaços pequenos!

Para isso é imprescindível ver imagens, sugestões, ideias, trabalhos de profissionais. É fundamental avaliar e comparar até encontrar aqueles elementos que vão tornar a decoração da sala de estar na sua decoração.

E cá está a homify, sempre disponível para colaborar nessa busca! Hoje trazemos mais uma selecção de imagens de salas de estar pequenas que incorporam ideias fabulosas que pode copiar para a sua. Não perca, pode ser hoje que descobre a sua sala de sonho!

1—Móveis com dimensões reduzidas e multifuncionalidade

Esta dica é sobejamente conhecida, mas nesta pequena sala, da autoria do gabinete de arquitetura de interiores Susana Camelo, as dimensões dos móveis são um dos principais ingredientes para conseguir um bom equilíbrio entre a área disponível e a funcionalidade, sem descurar a parte estética.

O sofá é pouco volumoso, o móvel que enquadra o ecrã de televisão é estreito e até a cadeira de baloiço é pequena, mas confortável. As cores claras acentuam a amplitude e os pequenos banquinhos, a encaixar no móvel da televisão proporcionam assentos extra sem ocupar espaço. Alguém pensa na área com um ambiente tão relaxante e bem conseguido?

2—As cores claras com uma pitada de contraste

Esta sala é muito pequena? É! Mas a predominância das cores claras, acompanhada pela forte luz natural, faz com que pareça muito maior. 

A escolha de cores claras para servir de base é um expediente muito conhecido, no entanto nada o obriga a cingir-se a essas cores. Nesta sala da homify a cor branca casa com a cor da madeira, mas o sofá preto estabelece um contraste vincado que dá mais interesse visual ao conjunto. Uma ideia que pode ser conseguida com outras cores mais fortes, como o azul escuro ou o cinzento, se o preto não for a sua escolha.

3—Muita luz

A luz natural é imprescindível para conseguir ambientes saudáveis, relaxantes e acolhedores. Mas isso nem sempre é um dado adquirido, porque nos prédios por vezes a exposição solar dos compartimentos nem sempre é a melhor, e é nessa altura que o sistema de iluminação artificial ganha particular importância. E não podemos esquecer de que, mesmo quando há muita luz, ela desaparece quando a noite cai, e é nessa altura que tudo pode parecer mais claustrofóbico se a luz artificial não for bem pensada e distribuída!

Nesta sala da autoria da Traço Magenta—Design de Interiores luz natural é coisa que não falta, dilatando um ambiente pequeno, quase ao ponto de o fazer parecer muito maior do que é na realidade, e a escolha cromática foi sabiamente pensada para acentuar esse efeito. Ainda assim é fácil de ver os pontos de luz artificial que entrarão em acção quando a noite cair. No tecto, claro, um pequeno candeeiro central, com focos multidireccionais, distribui a luz por todo o espaço, e em pontos estratégicos, onde é preciso mais luz, vemos candeeiros de apoio. Subtil, mas muito eficaz!

4—Espelhos

Já toda a gente conhece o poder dos espelhos numa divisão pequena. Eles aumentam a luz e o espaço, fazendo com que as percepção da dimensão do espaço seja alterada, e nos faça parecer uma área bem maior quando na realidade é pequena. 

Um espelho grande vai dar uma profundidade muitíssimo maior a qualquer decoração de sala de estar, duplicando visualmente a área quando a reflecte. Mas sabia que, se não gostar de grandes áreas espelhadas, a utilização de pequenos espelhos também tem um efeito muito positivo na decoração de um espaço pequeno?

Os espelhos pequenos criam pontos de luz, reflectindo-a e tornando o ambiente mais luminoso, por isso não se acanhe e use-os em abundância!

Neste projecto da autoria do gabinete Tiago Patrício Rodrigues, Arquitectura e Interiores os criadores optaram por incluir três pequenos espelhos redondos que criam interesse visual e dão mais luz à sala pequena com uma cor inusitada.

Mas há outra ideia excelente nesta foto! Já reparou no móvel da televisão? Quem disse que era preciso um móvel específico? Um antigo banco corrido, estrito e longo é o apoio perfeito para o ecrã, acompanhando  comprimento sem pesar na estreita largura!

5—Cores claras e neutras, móveis bem alinhados

A sala da imagem parece muito grande não é verdade? Puro efeito visual! O espaço não é muito, mas a organização dos móveis e, sobretudo, as cores escolhidas para a decoração fazem esta sala parecer muito mais ampla do que é na realidade.

A hegemonia dos tons de terra, neutros e muito claros, tem como contraponto de equilíbrio as notas de cor, simples e discretas, que vemos as almofadas. Um trabalho pleno de harmonia e elegância dos decoradores RG Home Stylist, de Lisboa!

6—Móveis embutido e prateleiras em pladur para um integração visual perfeita

Uma forma eficaz de dilatar os ambientes é apostar na integração visual que só uma boa camuflagem proporciona. 

Fazer uma parede falsa de pladur, à medida, com prateleiras e armários na mesma cor das paredes, de forma a que pouco sobressaiam dela é uma ideia inteligente e muito prática para ter o suporte para a televisão e para alguns detalhes decorativos pouco numerosos (mas bem escolhidos), sem pesar no olhar. Inspire-se nesta imagem espetacular de uma sala projectada pelos profissionais da Magnific Home, Lda.!

7—Quando a área é mesmo pequena também há soluções!

Tem uma sala de estar que partilha a mesma área com o quarto? Calma não desespere, há maneiras de preservar as duas funcionalidades com conforto, e sem prescindir do estilo.

Nesta proposta da GenesisDecor a cama recolhe para dentro de um móvel, que decora e dá apoio para a maior parte das funcionalidades do espaço, ficando a fazer uma companhia invisível à sala de estar até à hora de dormir!

8—Ver tudo à transparência

As salas decoradas com gosto não têm estilo definido. O estilo é aquele que de adapta a si, esta é uma verdade universal. 

Mas não temos dúvidas de que o estilo moderno facilita a tarefa quando falamos de áreas pequenas. A utilização de móveis em vidro adapta-se bem ao estilo moderno, minimalista ou industrial, mas também pode ser incorporado com sucesso num espaço mais clássico, e é uma excelente solução para ter móveis funcionais que não apresentam barreiras visuais, contribuindo para a sensação de liberdade que os espaços pequenos exigem. Inspire-se nesta sala da autoria do gabinete de design TWELVE FOUR HAUS!

9—O sofá tem de ser bem ponderado

A escolha de um sofá para sala pequena é um dos pontos que apresenta mais probabilidades de erro quando toca à decoração.

O sofá é um elemento com grande impacto visual e uma forte presença física que se impõe no ambiente. É por isso importantíssimo que na hora de escolher se abstenha de designs muito arrojados, volumosos ou muito grandes.

Comprar um sofá grande demais pode ser desastroso e fazer co que a sua sala de estar transmita uma sensação de aperto muito desagradável, precisamente o contrário daquilo que se pretende.

Neste projecto tão singelo e bonito da Architect Your Home a escolha recaiu sobre um sofá pequeno com estofados pouso espesso e um design leve que em nada comprometem a estética. Escolhas infalíveis!

10—Prateleiras e nichos

Na Homestories a criação de móveis à medida é uma opção sempre acarinhada. E nós sabemos como essa escolha pode ser importante numa sala pequena!

No projecto que vemos aqui os nichos estreitos destacam-se na parede como molduras e são parte fundamental da estética alegre que se quis incutir na pequena sala.

11—Decorações quase impalpáveis

Neste projeto da Homestories temos de bandeja duas ideias fabulosas para a decoração de uma sala de estar pequena:—vinis decorativas e elementos suspenso na parede!

Por detrás do sofá vemos um simples vinil decorativo que proporciona um efeito muito decorativo ao espaço sem acrescentar volume, e na parede oposta encontramos o ecrã de televisão suspenso da parede, adjuvado por uma estreita prateleira da cor da parede. Aqui o único elemento com volume proeminete é mesmo o sofá e isso dá muita amplitude ao espaço.

12—Quando o pouco espaço ainda é partilhado com a sala de jantar

Quando a sala de estar tem um espaço pequeno que ainda por cima tem de ser partilhado com a sala de jantar a chave é a disposição dos elementos. 

Repare nesta sala da autoria do gabinete SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design: o sofá foi encostado à mesa de jantar roubando o espaço de uma cadeira à mesa, mas oferecendo o seu braço amigo para servir de assento numa refeição informal!

A nossa listinha de ideias incríveis de hoje chegou ao fim, mas temos muito mais para si! Não deixe de ler o artigo ’As melhores opções de sofá para uma sala pequena’.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!