Open Space: é ainda uma tendência?

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Open Space, Santiago | Interior Design Studio Santiago | Interior Design Studio Industrial style bedroom
Loading admin actions …

Open Space, é uma palavra de origem inglesa, que está familiarizada assim no vocabulário português e sobretudo no mundo da arquitetura, de facto é daquelas palavras, que traduzindo perdem o tal estilo, mas na língua de Camões daria espaço aberto. 

É disso mesmo que viemos abordar no artigo de hoje, uma casa com espaço aberto, um conceito que tem vindo a ganhar cada vez mais fama no mundo da arquitetura de interior. No entanto, para quem pensa em adotar este estilo, poder-se-á questionar sobre vários pontos: será que é ainda uma tendência? Será que a minha casa fica privilegiada? Será que existem pontos negativos? Ou será ainda que existem outras formas de obter um interior moderno? Uma série de questões, de dúvidas, que abordaremos ao longo deste artigo, ao mesmo tempo que desmitificamos o conceito Open Space, com imagens verdadeiramente inspiradoras. No final só terá de reiterar a sua conclusão e se sim ou não quer alterar a organização da sua casa para este conceito aberto. 

Quer seguir-nos? Então venha que hoje o espaço é aberto…  

O que significa open space?

Já vimos que open space significa—espaço aberto, mas de que forma? É muito simples e a imagem fala por si, vejamos é um espaço que acolhe várias divisões, numa só área. Geralmente, os espaços comuns ou abertos são a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar, porém é bem possível que hajam outras divisões incluídas, como o quarto, por exemplo, tudo dependerá da arquitetura inicial do espaço. No caso dos lofts, é bem possível que tenham todas as áreas da casa em modo open space. 

Nas casas open space as diferentes 'divisões' são separadas pela organização dos respetivos móveis. Por exemplo um sofá permitirá criar a área de salão. As cozinhas com a sua ilha dividem esse espaço e a sala com a mesa de refeição. Nesta vertente aberta existe de facto uma maior rentabilização do espaço, a casa parece maior e tudo se torna bastante funcional, como prático. Para além de existir uma forte comunicação entre os vários espaços…

1- Está na moda porque ajuda a socializar e a comunicar

É isso mesmo neste tipo de espaço prevalece a comunicação e a socialização. Sabe aquele sentimento de solidão que sentimos por vezes na cozinha, quer a preparar o jantar ou a lavar a loiça, num open space isso já não existe, pois está-se em convivência com quem está na sala, dá para falar ou apenas sentir uma presença, a tarefa já não se torna tão aborrecida.

Por outro lado, o open space é fantástico no que toca à socialização, pois podemos receber amigos e não há paredes que impedem o relacionamento, o que favorece a troca de comunicação. Propomos que dê uma vista de olhos a este soberbo espaço do designer de interior Santiago Interior Design Studio, todo um open space super bem conseguido, abertura de espaço, sem nunca esquecer a privacidade. 

2- Promove uma ligação entre o interior e o exterior

No caso de habitações com espaço exterior, é comum ligá-lo também ao interior ou o interior ser ligado ao exterior… Na verdade é que estes dois espaços acabam por ser um só, procurando entre eles criar uma área de comunicação e de socialização… Sempre com uma porta aberta, onde a casa é só uma e tudo está unido. Se tenciona projetar uma casa com um open space entre o interior e o exterior, tenha em atenção a própria arquitetura, janelas imensas e onde a divisão principal tem de estar no patamar que dá diretamente para o jardim.

Veja como nesta sala pode-se perfeitamente desfrutar de um churrasco, do jardim, da piscina ou ainda do conforto da sala… É agora que nos deu uma certa vontade de partir as paredes da nossa casa para ter um tal open space! Wow!

3- É uma boa solução para apartamentos pequenos

Se pensava que o open space dizia só respeito a casas grandes e modernas, estava então enganado. É bem possível trazer para dentro do seu pequeno apartamento este conceito aberto, sem dúvida uma bela forma de aproveitar todos os metros quadrados da sua casa. Por outro lado, favorece a luminosidade e a funcionalidade do espaço. 

No seu pequeno apartamento pode procurar a melhor forma de abrir o espaço, um sofá a dividir uma área, optar por uma ilha de cozinha que cria sempre aquela quebra, enfim é tornar a área a mais polivalente e funcional possível.Tenha em conta as cores claras pois ajudarão a ampliar o espaço. Inspire-se! 

4- Deixou de ser uma tendência devido aos cheiros da cozinha

Num open space as cozinhas são abertas para o espaço da sala de estar e de jantar, e quando não são mais divisões incluídas. A principal desvantagem é o facto dos odores dos cozinhados se propagarem pela casa toda. Bom, é verdade que há cheiros que não incomodem de todo, pelo contrário, mas outros como o cheiro a fritos são sempre mais desagradáveis. Mas neste caso deverá procurar boas saídas de ar, exaustor e janelas abertas, sempre ajudarão a colmatar os cheiros. Pode ainda, procurar 'isolar' o mais possível a cozinha, afastando-a ao máximo dos outros espaços.  

5- As cozinhas são muitas vezes barulhentas

Outro inconveniente que poderá ser visto, vem também da cozinha, o barulho que se faz por lá, devido aos eletrodomésticos. Mas também é certo que não se mói sopa a toda a hora ou se faz sempre um batido na liquidificadora. Por isso, é uma questão de minutos e não será por isso que se vai deixar de ter um open space…

6. Nem sempre traz intimidade?

Há sempre esta grande questão à volta do open space, mas é uma situação que pode ser facilmente contornada. Pode ter um espaço totalmente aberto, mas com soluções que permitem maior privacidade, mesmo num espaço com esta filosofia. Pode procurar biombos, panéis deslizantes, separadores de ambiente, com os móveis, com cortinas, veja este fantástico quarto, pode servir de futura inspriação! 

Acreditamos que o open space permanecerá uma tendência no mundo dos interiores. 

É um fã?

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine