Fantástica Arquitetura de Casa de Campo em São Paulo

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
Casa de Campo - Quinta do Lago - Tarauata, Olaa Arquitetos Olaa Arquitetos Country style house
Loading admin actions …

Esta casa de campo maravilhosa junto à represa de Jurumirim, no interior de São Paulo, alia elegância e rusticidade de forma totalmente harmônica, que culmina na perfeita simplicidade das formas. O projeto desenvolvido por Olaa Arquitetos investe fortemente na combinação de formas tradicionais como a do chalé com volumes e proporções monumentais. Também combina materiais como a madeira, a pedra e o vidro para criar ambientes aconchegantes e ao mesmo tempo leves, em que a luz e o arejamento naturais se fazem sempre presentes. Por fim, a decoração é acolhedora, com um mobiliário com design moderno, discreto e em tons neutros. Conheça esta casa incrível que faz sonhar!

1. Fachada de madeira e vidro

A fachada desta casa de campo junto à represa de Jurumirim, no interior do estado de São Paulo, apresenta o formato tradicional de chalé, mas o pé-direito de 8,50 m e a estrutura de madeira e vidro renovam o design e permitem a integração com a natureza do entorno. 

2. Simplicidade monumental

Desde a perspectiva interna, a monumentalidade proporcionada pelo pé-direito altíssimo, aliada à transparência do vidro e o aconchego da madeira da estrutura, garante a farta luminosidade natural e a fruição da paisagem que se oferece no exterior. Um elemento de harmonia é a simplicidade obtida nas proporções e nas formas que são a base da construção. 

3. Varanda integrada

Ainda na fachada externa, uma ampla varanda se integra à área social interna através de grandes portas de correr. O espaço comporta tanto um estar quanto uma mesa para refeições. Além da madeira que se apresenta na estrutura da casa e nas vigas da cobertura do espaço, a pedra é outro elemento rústico que deixa sua marca, neste caso nos pilares de sustentação da fachada. 

4. Vista para a piscina

A fachada da casa se abre ainda para a bela piscina em meio a um jardim muito verde, com árvores crescidas, arbustos e gramados. Na imagem, temos uma visão completa do chalé com seus vários volumes. 

5. Sala de estar despojada

Voltando ao interior da casa, a sala de estar se destaca por seu ar despojado proporcionado por linhas retas e tons neutros em têxteis lisos. O mobiliário em madeira, porém, se une à estrutura da casa no mesmo material na tarefa de trazer calor e aconchego para o recinto.

6. Toque de elegância

A sala de jantar também investe na beleza da madeira de sua mesa e cadeiras, mas introduz um toque de elegância com o lustre de formas clássicas. Mas o rústico se reafirma com a parede de pedra na lateral. 

7. Área social integrada

Aqui temos mais claramente uma ideia da integração da área social, que compreende a sala de estar, a sala de jantar e a varanda, que se encontra fora da imagem. Também é possível perceber a leveza da estrutura e ter a sensação de luminosidade e de arejamento possibilitada pela presença do vidro em proporções tão amplas. 

8. Sala de TV rústica

Outro ambiente social é a sala de TV, onde a madeira e, principalmente, a pedra retornam triunfantes para emoldurar o aparelho de modo a destacá-lo de forma agradável. E ninguém passa frio nesta sala já que ela conta com aquecimento. Um detalhe a ser notado: a primeira aparição de cores vibrantes, com o vermelho do sofá que dá um toque mais informal. 

9. Quarto com varanda

O quarto principal também se destaca pela simplicidade na decoração, uma vez que a madeira cor de mel do teto, do piso, das janelas e portas-janelas é o que basta para torná-lo bonito e atraente. Aqui também a luz natural tem grande presença, graças às aberturas que dão acesso à varanda privada. 

10. Banheiro acolhedor

Neste banheiro, a madeira do piso, a pedra da bancada e da banheira e o vidro da janela se unem novamente para criar um espaço acolhedor, luminoso e arejado. As paredes e as louças brancas ajudam a ampliar o espaço. 

11. Cozinha espaçosa

Se a rusticidade é a nota que se destaca na decoração do resto da casa, na cozinha o rústico não abre mão da modernidade. Assim, todo o espaço é planejado, com muitos armários, gavetas e uma torre de fornos. No centro da cozinha espaçosa, a ilha com coifa reúne o fogão e a mesa de refeições com cadeiras com estrutura de metal. 

12. Adega discreta

E, por fim, um toque de refinamento surge na forma de uma grande adega construída sob a sala da casa. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine