Alpendres: puro conforto mesmo à porta de casa!

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
SOUTHERN COMFORT, SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS Rustic style house
Loading admin actions …

O alpendre, tal como o conhecemos, é um prolongamento da casa para o exterior que nos permite desfrutar do que a natureza envolvente oferece sem que tenhamos que abdicar do conforto típico de um espaço interior.

Ter uma casa com alpendre é um enorme privilégio. O alpendre afigura-se como um espaço aprazível e útil para que nos afastemos da azáfama do dia-a-dia, para descontrairmos e nos alhearmos à rotina e para relaxarmos com os nossos amigos e família ou na nossa própria companhia.

Se tivermos a oportunidade de acrescentar um alpendre à nossa casa, devemos projectá-lo com minúcia. O alpendre deve ter aquele encanto familiar e acolhedor que lhe é tão característico e mesclar de forma harmoniosa a natureza com o espaço habitacional.

É também importante planear o alpendre de forma a que o possamos usar ao longo de todo o ano. No Verão, um local para apanhar sol e aproveitar o bom tempo. No dias frios, um jardim de Inverno aconchegado. Parece-lhe bem? Para o ajudar nesse sentido, reunimos, neste livro de ideias, algumas dicas que consideramos oportunas.

Tome nota!

​1. O que deve considerar antes de construir um alpendre

Se está a pensar construir um alpendre em sua casa, deve fazê-lo da forma mais ponderada possível e seguir os passos certos para que, no final, o espaço seja confortável e funcional. No fundo, é assim com qualquer obra. A pressa é inimiga da perfeição.

Em primeiro lugar, reflicta sobre o uso que vai dar ao alpendre, pois é a partir daí que vai surgir a sua configuração. Se deseja apenas um espaço de protecção, um alpendre mais simples e despido será suficiente. Por outro lado, se aspira a ter um espaço de estar e/ou de refeições - uma espécie de sala no exterior -, a obra já ganhará contornos diferentes e mais intrincados.   

Depois deste primeiro passo e antes de partir para o projecto em si, é fundamental que perceba a configuração e o estilo da sua casa. O alpendre deve funcionar como um prolongamento da casa e não como um espaço autónomo e independente de tudo o resto. Outro factor importante e ao qual deve dedicar algum tempo—até porque a durabilidade e a qualidade do projecto depende muito dele—é o material a utilizar. Os tectos, o piso, as paredes e os móveis de exterior devem ser bem escolhidos e construídos num material que se adeque ao espaço, às condições do clima, e, claro está, às necessidades e ao orçamento do proprietário. Convém não esquecer que, tratando-se de um local ao ar livre, todos estes elementos estarão expostos a condições atmosféricas extremas e desgaste que daí advém.

Se deseja que o seu projecto vá um pouco mais além e se possa ir transformando ao longo do ano consoante as condições climáticas e os seus desejos, então pense na instalação de um sistema de janelas que converta o alpendre numa espécie de jardim de Inverno (na altura mais fria do ano) que possa, depois, com a chegada do calor, voltar a ser aberto e assim adaptar-se ao tempo de Verão.

​2. Ideias para a decoração do alpendre

Sendo o alpendre um ambiente projectado e construído para proporcionar bem-estar e conforto, a decoração é essencial. Uma decoração mal conseguida pode arruinar por completo um espaço com potencial e uma boa decoração pode transformar—no sentido positivo—um ambiente que, à partida, estava destinado ao insucesso.

Tendo em conta que se trata de uma área que aparece como uma transição entre o interior e o exterior, a mistura e o equilíbrio entre elementos naturais, mobiliário e decoração será essencial neste processo. Importará, ainda, combinar plantas de várias espécies—que se adaptem ao clima da sua área de residência—e espalhá-las de forma harmoniosa pelo ambiente. Crie jogos de cor, textura, luz e sombra, aproveitando as plantas e os respectivos vasos para marcar e dar destaque a determinadas zonas do alpendre.

Os móveis de exterior são, também eles, elementos fundamentais para a projecção de um alpendre relaxante e aconchegante. Aposte em sofás, poltronas, pufes, mesas de apoio e dê importância especial aos têxteis—almofadas, mantas e tapetes—e às respectivas cores e padrões. Tendo em conta que se trata de um espaço ao ar livre, o mobiliário deve ser num material apropriado e, em alguns casos, ser selado.

Por fim, e para terminar a decoração com um toque extra de elegância, trabalhe a iluminação. Aposte na utilização de lanternas com velas, candeeiros de exterior e pontos de luz directa e indirecta escondidos nas plantas que possam marcar espaços distintos da decoração.

​3. Que tipos de alpendre existem?

Quando pensamos num alpendre, idealizamos um espaço rústico de madeira que se prolonga à medida da fachada frontal da casa. Porém, há diferentes tipos de alpendres. 

São eles:

Alpendre frontal: o alpendre frontal é o mais comum, sendo também o mais utilizado em espaços urbanos (principalmente quarteirões residenciais). Além de um espaço de relaxamento e de convívio, a localização permite criar uma entrada distinta para a casa.

Alpendre traseiro: estes alpendres, por se situarem nas traseiras, garantem maior privacidade e são mais informais. Estão, por norma, ligados à cozinha e funcionam enquanto espaço de transição entre o interior da casa e o jardim (com o sem piscina). Os alpendres traseiros tendem a ser maiores.

Alpendre envolvente: são os que abrangem duas ou mais fachadas da casa. A principal vantagem é poder-se aceder ao alpendre a partir de várias divisões, o que o torna bastante flexível. Num alpendre envolvente, pode-se gerar uma pletora de áreas distintas.

Alpendre fechado: o alpendre fechado implica um investimento um pouco maior, mas é conveniente para quem não quer ser incomodado por condições atmosféricas extremas ou pelos insectos. Acaba por ser um alpendre mais versátil porque pode ser fechado ou aberto. O alpendre pode ser fechado com uma malha de filha de vidro, de alumínio, de aço, entre outras. Pode, ainda, fechar o alpendre com caixilharia de alumínio ou PVC. Há portas e janelas de PVC a cerca de 200€. É uma solução pouco custosa que melhora o isolamento.

​4. Alpendre com telhado: telha PVC ou telha de zinco

Se procura uma solução alternativas para o telhado do alpendre, considere a telha de zinco (também conhecida como telha galvanizada) ou a telha PVC.

As telhas de zinco são fáceis de instalar e, ao contrário do que se possa pensar, o zinco é um material resistente e duradouro que pode manter-se em bom estado durante décadas (entre 40 a 70 anos). Além do mais, são feitas a partir de materiais reciclados e podem, elas mesmas, ser recicladas no fim da vida. Em casos extremos, como um incêndio ou vento forte, também são seguras. Trata-se de um material não combustível e há certos tipos de telhas de zinco que aguentam rajadas de vento até 140 km/h.

Por outro lado, são mais caras do que outros materiais. As mais finas são baratas, mas não compensam pela fraca durabilidade. Como estão ligadas a painéis, podem expandir ou contrair. No que a isto diz respeito, a instalação é importante, pois as telhas devem poder respirar. Sugerimos, ainda, que compre telhas de zinco adicionais porque se precisar de expandir a área que elas cobrem pode não conseguir encontrar a cor certa.

A telha em PVC é mais uma opção. Estas telhas têm um bom tempo de vida e existem em diferentes cores e espessuras (quanto mais espessas, mais duráveis). No entanto, são um pouco mais caras do que os materiais para telhados convencionais. Ainda assim, o investimento vale a pena devido à resistência e à beleza que as telhas em PVC propiciam aos projectos. Tal como o zinco, resistem bem a tempestades, incêndios e à acção de químicos. Se a telha for profunda, escoa a água com mais agilidade. Além disso, se escolher telhas em PVC transparentes conseguirá que a luz natural inunde o ambiente. Estas telhas possuem um bom isolamento acústico e térmico, mas não superior ao das telhas cerâmicas que estão entre as mais usadas. Para mitigar esta falha, pode valer-se da colocação de uma manta entre o telhado e o forro.

5. Que profissionais o podem ajudar a projectar o seu alpendre?

Para uma construção desta natureza é oportuno contratar um profissional. Aqui na homify, temos uma vasta lista de profissionais organizada por categorias. No caso do alpendre, pode contratar um arquitecto, um arquitecto paisagista e um decorador. Filtre a sua pesquisa através da adição do seu código postal ou nome da área servida. Depois, entre em contacto com os gabinetes cujos projectos mais o cativam e peça orçamentos. 

- Inspire-se nestes alpendres para decorar o seu: 5 alpendres decorados com bom gosto para o Verão
- Para tirar mais ideias para exterior, consulte ainda a nossa secção dedicada a arrumos de jardim.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine