Casa na natureza selvagem

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Casa Campo / Ateliê - Vale das Videiras, Carlos Salles Arquitetura e Interiores Carlos Salles Arquitetura e Interiores Modern Houses
Loading admin actions …

A nossa casa é um espaço dinâmico, que se altera conforme as nossas necessidades práticas. Esta flexibilidade é inerente à arquitetura residencial, que pode abrigar os mais variados programas de necessidades. Hoje em dia tem sido comum adicionar espaços de trabalho ao programa residencial. Cada vez mais as pessoas trabalham em casa e trocam o ambiente formal e impessoal do trabalho, pela comodidade e conforto da própria casa, resultando em economia, mais comodidade e mais tempo com a família.

Homify apresenta hoje uma casa de campo magnífica, que é ao mesmo tempo um ateliê. A artista plástica Ana Durães, apaixonada pela pintura de telas, decidiu fundir a sua moradia com o seu espaço de trabalho, onde se sentisse mais á vontade para pintar e criar. O desafio ficou a cargo do estúdio de Carlos Salles Arquitetura e Interiores. A casa de campo está localizada em Petrópolis, Rio de Janeiro, no Vale das Videiras, uma região de natureza exuberante e de um atmosfera tranquila.

Curioso para desvendar todos os encantos e todas as surpresas desta casa de campo e espaço de criação? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa moderna e surpreendente, que reserva em seu interior inúmeras atrações e surpresas.

Fachada principal

A fachada da residência evidencia suas linhas curvas e sinuosas e seu caráter moderno. A forma da residência em S, com 18 metros de comprimento e largura variável, segue a curva de nível do terreno, adaptando-se às condições naturais do terreno. Uma ampla varanda frontal em balanço estende-se por todo o comprimento da edificação, proporcionando a moradora uma vista fabulosa da floresta nativa do Vale das Videiras. A cobertura da varanda intercala lajes e pergolados. E, o revestimento em concreto aparente reforça o estilo moderno e brutalista da edificação.

Galeria de arte

Assim como as superfícies externas, no interior da residência predomina a neutralidade do revestimento cimentício. A neutralidade das superfícies serve para destacar a presença da paisagem natural circundante e das telas da artista, que ornamentam o ambiente do ateliê. O pé-direito imponente do ambiente e a luz natural abundante, que invade o interior da residência pela claraboia e pelas amplas aberturas de vidro, realçam a sensação de sofisticação e o estilo contemporâneo do ambiente, que funde espaço de morar e espaço de criação.

Living room

Curiosamente, na parte posterior e laterais da construção foi utilizado uma trama de ferro e vidro, formando um gradil quadrangular, que faz referência à tradição local e às diversas construções locais que utilizam este elemento. Em um ateliê, a presença da luz natural é fundamental na compreensão e distinção das cores. Portanto, nesta sala de estar que funciona como ateliê, a luz natural é trazida de diversas maneiras, painéis de vidro, janelas quadriculadas e claraboia, de modo a inundar o interior de luz e também descortinar as vistas da paisagem natural circundante.

Piso de madeira

Além das obras de arte e das peças de mobiliário de madeira de estilo rústico, outro destaque do projeto de interiores é o piso de madeira de demolição, que dá um toque rústico ao ambiente e realça a sensação de aconchego. Além disto, a pátina das tábuas de madeira incrementa a paleta de cores do ambiente. 

Cozinha

Nesta imagem podemos ver a textura diferenciada da laje de concreto aparente, exibindo os veios das tábuas de pinho utilizadas como formas, que contrasta com as superfícies lisas das paredes. O piso de madeira e as paredes de concreto dão um toque rústico ao ambiente. A cozinha conta ainda com móveis embutidos, feitos de concreto aparente, como a bancada e a prateleira superior, que serve de suporte para objetos decorativos. Os utensílios da cozinha ficam expostos como objetos decorativos, realçando o estilo descontraído e jovial do ambiente. A cozinha, espaçosa e bem iluminada, abriga ainda uma pequena sala de jantar, com mesa redonda, e um sofá cor de rosa.

Dormitório

A suíte da casa esbanja conforto e rusticidade. O destaque é a combinação da cabeceira da cama feita de madeira, com o piso de madeira de demolição. As madeiras da cabeceira foram reaproveitadas das tábuas usadas para a execução das lajes texturizadas e a o piso de peroba rosa, feito de réguas largas sem rejuntamento ou beneficiamento é originária de uma antiga fazenda em Minas Gerais.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Vista privilegiada

A suíte é banhada de luz natural, que invade o ambiente através de uma ampla abertura que integra o dormitório ao jardim suspenso, situado sobre a cobertura da varanda da cozinha. O jardim suspenso serve de varanda privativa e proporciona à moradora o contato prazeroso com a natureza.

Banho

O banho da suíte é revestida de revestimento cerâmico, com destaque para as pastilhas cerâmicas de cor verde, que agregam praticidade e personalidade ao ambiente. A banheira de hidromassagem é revestida de pastilhas cerâmicas e de tábuas de madeira de demolição, que dão um toque de aconchego ao ambiente.

Se você deseja incrementar a decoração do banheiro com pastilhas cerâmicas, você precisará destas dicas.

Gazebo

O contato com a natureza é uma das maiores atrações desta casa situada em meio a mata nativa do Vale das Videiras. O projeto criou na área externa um espaço lounge, que conta com um deck de madeira, pergolado de madeira e mobiliário de madeira de estilo rústico, que proporcionam um espaço aconchegante e relaxante à moradora e convidados, que podem desfrutar das vistas espetaculares da paisagem de um ponto privilegiado.

Na natureza selvagem

Para uma artista que vive da criação, nada melhor do que o contato com a natureza para trazer tranquilidade e inspiração. Nesta propriedade, além das vistas privilegiadas para o Vale das Videiras a moradora pode contemplar os cavalos cavalgando livremente pela paisagem.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine