Decorar casas de banho: o que é que está em altas em 2018?

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Apartamento Rua Boavista / Lisboa - Apartment in Rua Boavista / Lisbon, Ivo Santos Multimédia Ivo Santos Multimédia Modern Bathroom
Loading admin actions …

casa de banho não é apenas um espaço funcional. É uma divisão de desfrute e de descanso. É lá que começamos o dia, que nos arranjamos e que, tantas vezes, tomamos um relaxante banho de imersão desligados de tudo. Se for uma casa de banho ampla, pode-se até incluir nela uma poltrona ou lareira e o ambiente torna-se ainda mais especial.

Hoje, vimos contrariar a ideia de que a casa de banho tem que ser uma área estéril e partilharemos consigo algumas sugestões de decoração que estão em altas agora em 2018. Está a par das tendências? Ora, mesmo que não esteja, neste artigo contamos-lhe tudo. Não tem que se deixar levar por tudo aquilo que é tendência, mas veja as que melhor se adaptariam à sua casa de banho, gosto pessoal e, claro está, orçamento.

E sabe que mais? As fotografias que ilustram este artigo são todas portuguesas, o que significa que pode entrar em contacto com os profissionais por elas responsáveis. Em cada uma delas, vai encontrar a etiqueta “contactar”. É só carregar e pôr mãos à obra.

Acompanha-nos?

​1. Mármore, o belo mármore

Se é um entusiasta de arquitectura e de decoração, então já terá reparado que o mármore tem vindo a ocupar um lugar cimeiro entre as tendências para a casa dos últimos anos. Em boa verdade, o mármore nunca deixou de ser um material especial, mas parece que foi devolvido a um pedestal e vemo-lo um pouco por toda a parte nas casas, desde os acabamentos aos detalhes de decoração.

E que melhor divisão do que a casa de banho para incorporar o mármore? Trata-se de um material que suporta bem o calor e a humidade e que é inegavelmente bonito e clássico. Por outro lado, possui uma superfície porosa que deve ser selada com regularidade.

O preço do mármore varia consoante a cor do mesmo. Não queremos dar-lhe um valor que o induza em erro, mas sublinhamos que quanto mais branco for o mármore, mais caro será.

​2. Um espelho que faça toda a diferença

Por vezes, olhamos para a nossa casa de banho e pensamos que ela precisa de uma mudança, mas não sabemos bem por onde começar, tampouco temos vontade ou disponibilidade financeira para fazer obras a fundo que levem a gastos avultados. Uma boa forma de introduzir essa mudança passa pela adição de peças de decoração que se destaquem e criem um ponto focal no espaço. Os espelhos são excelentes soluções nesse sentido. Escolha um espelho que sobressaia. Pode ter uma moldura ou até um formato diferentes. Os espelhos redondos com tira de cabedal ou corda, por exemplo, estão na moda e pode suspender um ou dois na sua casa de banho, tal como se vê na imagem acima.

Lembre-se, ainda, que os espelhos, para além de esteticamente bonitos, também oferecem dimensão aos espaços. Como reflectem aquilo que se lhes defronta, é como se a área duplicasse em tamanho. Esta ilusão de óptica é especialmente oportuna nas casas de banho exíguas e pode, de resto, ser um truque para outras divisões da casa.

​3. Cerâmica colorida: já ouviu falar sobre o ladrilho hidráulico?

Sabe aquelas peças de cerâmica inspiradas nas dos anos ’70 que são ricas em cores e desenhos geométricos e tornam qualquer espaço mais interessante e vibrante? Temos a certeza de que já as viu porque elas estão por todo o lado.

A cerâmica é, por excelência, o material mais usado para revestir as paredes e o chão das casas de banho. Mas, por que não variar e deixar os azulejos aborrecidos para dar lugar a estes tão mais vibrantes? O ladrilho hidráulico consiste numa peça de formato pequeno fabricado em cimento pigmentado em moldes trabalhados com uma prenda hidráulica à qual foram buscar o nome. Graças à sua capa esmaltada, o ladrilho hidráulico facilita a limpeza e pode ser utilizado na sua casa de banho de forma expressiva (cobrindo duas ou mais superfícies) ou apenas em detalhes (no chão, numa das paredes ou só nas paredes que circunscrevem a cabine de duche). Pode comprar ladrilho hidráulico colorido ou com apenas dois tons para uma abordagem mais simples.

​4. Ambiente com cimento queimado ou betão aparente

Já aqui lhe falámos sobre o mármore e o ladrilho hidráulico, mas não queríamos deixar de incluir, ainda no que diz respeito aos acabamentos, o cimento queimado ou betão aparente. À partida, estes nomes não dizem muito à maior parte das pessoas porque estão habituadas a ver tudo pintado e nada exposto. Hoje, já não é assim. Aqui na homify, vemos cada vez mais espaços com pisos e paredes em cimento queimado ou betão aparente. E desengane-se quem pensa que são espaços demasiado frios. A casa de banho acima é disso exemplo. Apesar do betão queimado, a atmosfera é convidativa, pois foram-lhe acrescentados pormenores em madeira que lhe oferecem conforto e aconchego e o espaço está bem iluminado tanto por luz natural, como por luz artificial. Além do mais, temos um duche italiano esplêndido e envidraçado que lembra os melhores duches de hotel.

Convém realçar que este material é extremamente durável e resistente, embora seja aconselhável encerá-lo duas vezes por ano para manter um aspecto bonito e protegê-lo. Se, por acaso, se fartar do material, basta colocar outro por cima. Não precisa de o retirar. Afinal de contas, é cimento e o cimento é a base para tudo! 

Identifica-se com o estilo minimalista ou industrial? Então, esta é a opção para si.

​5. A arrumação está sempre associada à decoração

Por muito bem decorada que esteja uma divisão, ela nunca sobressairá se estiver desorganizada e suja. A casa de banho é um espaço pequeno onde, não obstante, concentramos uma pletora de produtos de higiene pessoal e não só. Nesse sentido, importa projectar espaços de arrumação funcionais como:

Estantes, armários e prateleiras: são os sistemas de arrumação mais comuns. Se a sua casa de banho é pequena, pense na vertical e, em vez de ter estes móveis no chão, suspenda-os e não se esqueça de aproveitar as esquinas com estantes de parede de canto (encontra-as na IKEA a cerca de 14,99€).

Gavetas: quase todas as casas de banho têm uma ou outra gaveta, mas não basta tê-las, é preciso que o interior esteja arrumado. Para facilitar essa arrumação e o seu dia-a-dia, compre organizadores para o interior.

Cestos: os cestos são bonitos e proporcionam um toque rústico e aconchegante aos espaços. Em vez de ter todos e mais alguns produtos expostos, coloque-os dentro de cestos. Pode ter o cesto dos medicamentos, o cesto dos cremes, o cesto da maquilhagem e assim por diante. As caixas são igualmente práticas. Ao colocar os objectos dentro destes recipientes, conseguirá tornar o ambiente visualmente mais limpo e, por consequência, mais aprazível.    

Toalheiros: toalhas de banho, toalhas de rosto, toalhas de mão. Toalhas para a mãe, para o pai e para os filhos. O que fazer a tanta toalha? Pois é. Não se esqueça de planear bem este ponto e suspenda toalheiros a pensar em toda a família: uns maiores para as toalhas de banho e outros mais pequenos para as restantes. Lembre-se, ainda, de aproveitar o espaço por detrás da porta.

De resto, vale sempre a pena ter recipientes harmoniosos para as escovas de dentes, sabonete, cotonetes, entre outras coisas. As bandejas também são boas aliadas para, por exemplo, organizar os seus perfumes ou outros produtos com um packaging mais bonito.

​9. Preto

O preto é uma cor clássica à qual está inerente uma beleza intemporal. Com o preto, a sua casa de banho nunca passará de moda. Pode usá-lo em detalhes ou nos revestimentos para um efeito mais dramático, refinado e até teatral. O preto fica particularmente bem quando conjugado com acabamentos metálicos—dourado e prateado. Está preparado para modernizar a sua casa de banho com preto?

​8. Banheiras independentes ou banheiras no quarto

As banheiras independentes surgem quase como esculturas dentro do espaço. Podem ser modernas, minimalistas ou clássicas e ter ou não extras como jactos de hidromassagem, luzes embutidas, sistema de aquecimento de água ou apoio para a cabeça. É certo que é preciso algum espaço para ter uma banheira destas, embora as encontremos em formatos mais compactos e igualmente apetecíveis. A banheira independente pode estar inserida na casa de banho ou integrar o próprio quarto como nos hotéis e casas de luxo. Se a colocar no quarto, prepare-se para um acrescido romantismo na sua vida!

​6. Molduras. Na casa de banho? Sim, claro!

Em primeiro lugar, convém esclarecer uma coisa: a casa de banho é um espaço húmido e a humidade pode danificar um quadro. No entanto, isso não significa que não possa pôr molduras na casa de banho. Deve, simplesmente, escolher molduras com arte barata. Pode ser uma fotografia tirada e imprimida por si, uma frase inspiradora com uma tipografia divertida ou uma ilustração. A escolha é sua, mas deixe os seus Picasso na sala. Contudo, se a moldura fechar bem e o espaço for bem ventilado, a sua arte não se estragará assim tão rápido. Numa casa de banho pequena, use molduras pequenas ou só uma peça grande que se destaque no ambiente. Não sobrecarregue a divisão porque a funcionalidade está acima de tudo.

​7. Um lavatório fora de vulgar

As louças brancas com linhas simples continuam a estar entre as preferidas, mas há designers que vão mais além e substituem os tradicionais lavatórios brancos por outros mais originais que podem ser, por exemplo, em madeira, em pedra, em vidro ou em cobre com formas mais modernas ou rústicas. Há-os para todos os gostos.

​10. Profissionais

Entre em contacto com um designer de casas de banho e uma empresa de acessórios de casa de banho para levar a cabo o seu projecto. Um profissional da área ajudá-lo-á a rentabilizar o seu orçamento e a tirar o máximo de partido do espaço. Para restringir a sua pesquisa, basta inserir o seu código postal e nome da região onde vive.

Recomendado:
- Como fazer com que a sua casa de banho pareça um hotel de 5 estrelas

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine