Fachadas modernas que são de outro nível!

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Standard House, KWK Promes KWK Promes House
Loading admin actions …

Hoje na homify falamos-lhe do design contemporâneo no campo da arquitectura, neste caso, focando a importância das fachadas. Em cada país, os estilos e linguagens estéticas variam conforme as regiões mas em geral, podemos dizer que a arquitectura que se faz hoje em dia, coloca a funcionalidade e a estética em campos praticamente iguais, onde a ideia conceptual é cada vez mais explorada. Construir, renovar e aumentar,  a casa contemporânea pode incorporar estas soluções, no entanto deve sempre ter em conta o seu desenho original. A criação de um verdadeiro lar, deve ser abordada como um desafio que exibe o talento e as habilidades do arquitecto. Como clientes, esperamos um design de vanguarda, executado com um alto padrão e sensibilidade. A definição destas qualidades resulta no destaque da casa em relação às outras. Sonhamos em ter nossas próprias casas pensadas pelos arquitectos e designers, mas infelizmente, nada sai barato, e para muitos de nós, este continua a ser um objectivo por cumprir. 

Assim sendo, escolhemos para si alguns projectos marcantes e brilhantes, com um design contemporâneo para que possa inspirar-se durante o dia de hoje!

Fachada dinâmica

Quando imaginamos a nossa própria casa,  procuramos a imagem de uma casa moderna, elegante e construída com materiais de alta qualidade. Actualmente, as habitações que mais atraem sugerem uma forma presença no local, destacando-se das restantes e por vezes com formas incomuns, excepcionais e materiais exclusivos. Os interiores são muitas vezes impressionantes e únicos. A marca pessoal, a estética e o estilo são fundamentais para se obter uma excelente ideia de arquitectura ao nível da fachada.

Usando o vidro

Seja numa escala grande ou pequena, o vidro adiciona um toque impressionante e único à fachada. Todos nós gostamos de abrir os nossos espaços interiores para o exterior para o lugar ''respire'', criando assim uma ligação única entre cada sector. Vidro reflector ou opaco, são vários os tipos de acabamentos que pode escolher para a fachada, no entanto, não se esqueça: não é saudável ficarmos pelas quatro paredes do escritório ou da universidade, portanto, aproveite para relaxar no conforto da sua habitação ou aproveitar o resto do dia com um belo passeio no exterior.

Com madeira

A madeira é um dos materiais que mais nos surpreende na homify. A sua superfície mesclada por tons acastanhados e por vezes amarelados, representam toda a vivacidade e identidade de uma construção. Para criar uma singularidade e uma estética visual personalizada na fachada, procure as respostas nos elementos inerentes à Natureza. O uso da madeira como material principal na fachada garante um conforto ergonómico, uma resistência e uma durabilidade elevada tal como uma qualidade espacial única.  No entanto, não descarte o uso de outros materiais na decoração de cada espaço , tais como tecidos ou vidros, que criam diferentes ambientes no interior da sua casa.

Em metal

O metal é simplesmente um material bonito, barato e eficiente. Ele pode ser facilmente transformado para criar diferentes formas com grandes efeitos visuais. No projecto da imagem observamos um revestimento em metal com várias e interessantes pigmentações, sugerindo um atraente dinamismo, numa aparente interpretação contemporânea da habitação social. Este material usado para revestimento é utilizado de forma a economizar financeiramente e a longo prazo. Existe como uma óptima maneira de ajudar a arrefecer a sua casa nos meses mais quentes e a manter o calor durante o inverno. 

Curvilínea

Estamos acostumados a ver edifícios desenhados a partir de ângulos rectos, mas quase sempre questionamo-nos: haverá espaço para as formas curvilíneas? Menos frequentes na arquitectura funcional, a linha curva é uma raridade e ao mesmo tempo,  surpreendente bela. O arquitecto polaco Robert Konciezcny apresenta-nos um projecto fantástico, onde nos faz acreditar que até mesmo as cabanas de madeira podem ser curvilíneas.  Claramente pensamos que este projecto é único e não se assemelha a uma típica cabana. Construída em madeira através de um sistema de pré-fabricação, esta casa não só demonstra as vantagens do design sustentável, tal como é marcante para quem a vê e para quem a vive.

Fachada com plantas

Este tipo de casa geralmente sustentável e empenhada a promover um modo de vida mais natural e tranquilo pode ser a escolha mais inteligente possível. Viver em uma casa sustentável, onde a natureza ocupa um lugar importante na fachada, poderá ser uma experiência única durante a vida! 

Em tijolo

O tijolo é sinónimo de carácter e precisão no detalhe.  Este material oferece uma sensação de conforto, estabilidade, onde os seus tons acastanhados com um toque de terra conectam-se com o ambiente natural envolvente. A alvenaria de tijolo para a fachada também permite uma variedade de padrões e detalhes a serem criados, expressando a individualidade e personalidade do proprietário.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine