Iluminação para a sala de estar: 12 idéias para melhorar a decoração

Nicole Nunes—homify Nicole Nunes—homify
VIALE ABRUZZI, NOMADE ARCHITETTURA E INTERIOR DESIGN NOMADE ARCHITETTURA E INTERIOR DESIGN Classic style dining room
Loading admin actions …

Hoje, daremos algumas dicas e idéias sobre como iluminar a sala de estar a fim de obter os melhores resultados decorativos para tal ambiente.

iluminação é uma ferramenta fundamental, tanto do ponto de vista prático quanto do ponto de vista estético, em todo o lar. Em cada cômodo pode-se utilizar um sistema de iluminação especial para conseguir o efeito mais adequado, dependendo do seu uso específico. As luminárias, na verdade, não garantem apenas uma fonte de luz útil para que se enxergue melhor, mas também trazem mais conforto para a atmosfera de cada quarto. Dentre todos, a sala de estar é o lugar mais indicado para passar tempo com a família e os amigos, mas também pode ser aproveitada em momentos de intimidade, e portanto deve-se considerar um sistema de iluminação integrado que alterna diferentes tipos de lâmpadas e pontos de luz capazes de trazer mais versatilidade ao ambiente.

Antes de escolher e projetar sistemas luminotécnicos, é essencial considerar a disposição do espaço e sua largura, o layout das áreas funcionais dentro da metragem quadrada, bem como o estilo interior e a superfície dos acessórios escolhidos (para evitar desagradáveis efeitos da refração excessiva). 

1. Iluminação da sala de estar: luminárias de piso

Um dos tipos mais comuns e tradicionais para iluminar a sala de estar consiste de luminárias de piso. Disponíveis no mercado a partir de vários tipos, estes modelos diferem em material, tamanho, design e, claro, por feixe de luz, apresentando-se particularmente adequadas para colocar perto de sofás e poltronas. Desde o estilo mais moderno, com um arco em aço ideal para ambientes em estilo contemporâneo, até o mais clássico com cúpula de cetim para os espaços mais tradicionais.

Além disso, este tipo de iluminação conta com uma dupla utilidade, pois combina perfeitamente o aspecto funcional com o visual. Quando cuidadosamente escolhida, a luminária de piso é capaz de garantir uma contribuição estética considerável para todo o cômodo.

Dentre os aspectos que se deve ter em mente para obter uma atmosfera acolhedora, a instalação de um dimmer é a mais relevante, pois com este sistema é possível regular a intensidade da luz de acordo com a ocasião. 

2. Pendentes

Uma alternativa atemporal é, sem dúvida, as luminárias pendentes. Às vezes, penduradas sobre a mesa de café para iluminar a área de estar, às vezes no centro da sala para uma iluminação completa. As pendentes são capazes de decorar o ambiente com uma dose considerável de estilo.

Você pode escolher dentre os modelos mais modernos e icônicos, especialmente com focos múltiplos ou com um design inovador, para iluminar uma sala de estilo contemporâneo. Ou ainda, optar pelas formas mais clássicas, perfeitas para decorar ambientes tradicionais.

Do ponto de vista prático, deve-se considerar a área que se deseja iluminar: um ponto específico ou a sala como um todo? Então, os pontos de luz direcionados ou não devem ser escolhidos.

3. Luminárias de mesa

Apenas uma ferramenta de iluminação para a sala de estar ou um verdadeiro protagonista decorativo? A luminária de mesa encaixa-se perfeitamente na segunda categoria, pois é um elemento que se sobressai.

Especialmente se a sala de estar inclui prateleiras, estantes, uma cômoda, uma mesa entre o sofá e a poltrona ou qualquer outro móvel que ofereça área de apoio.

Esta variante de iluminação para a sala de estar é muito versátil devido à possibilidade de mover o ponto de luz de uma peça de mobiliário para outra, criando uma conexão entre os diferentes cômodos em um ambiente integrado. A luminária de mesa é particularmente recomendada em ambientes com aparência retrô, como neste exemplo. 

4. Originalidade

Como vemos, há muitas formas de iluminar a sala de estar, inclusive a partir de idéias originais e únicas. Inclusive, há sistemas de iluminação com um charme atemporal e bastante adequado para inúmeros estilos e configurações de interiores. 

Desde peças fixas à ajustáveis, as lâmpadas de parede são perfeitas para melhorar certos pontos do espaço ou para iluminar um elemento decorativo peculiar. As luzes de teto também contribuem significativamente para a atmosfera da sala de estar, tornando-o extremamente relaxante e delicada.

5. O canto da leitura

O canto de leitura é um espaço que não pode ser ignorado em muitas salas de estar. Este espaço de relaxamento, que muitas vezes é composto por uma poltrona, uma pequena mesa e acessórios ornamentais, pede por uma iluminação funcional. Mesmo com a presença de outros tipos de iluminação no ambiente, é necessário complementar tal canto com uma luminária ajustável para direcionar o feixe de luz de acordo com o desejado.

6. Luminárias embutidas no forro

As luminárias de embutir podem ser compostas por lâmpadas de neon ou led, quentes ou frias… São ideais para instalar na presença de tetos falsos. Tal modelo garante brilho total e a máxima discrição em todo o perímetro da sala, principalmente para quem prefere um estilo ultramoderno e minimalista. Além disso, estas luminárias também podem desenhar os contornos da sala ou destacar uma única parte da alvenaria, dependendo do efeito desejado.

Ainda, é possível planejar a divisão do seu sistema por porções de espaço, de modo a alternar os ambientes que serão iluminados. Já as luminárias de embutir no piso representam uma ferramenta essencial para decoras paredes e outros elementos verticais que merecem alguma ênfase.

7. Perfis de LED

Uma alternativa igualmente adequada para espaços de estilo minimalista são as faixas LED, que podem ser instaladas ao longo dos perfis de paredes, pisos ou tetos falsos, com base no resultado luminoso a ser obtido e a iluminação preexistente. Além das opções clássicas de LEDs de luz fria ou quente, você também pode experimentar as variantes coloridas—muitas vezes ajustáveis—para iluminar a sala de estar com estilo.

8. Mais pendentes

Cada vez mais, as salas de estar com um layout aberto incluem outras áreas funcionais, como cozinhas e salas de jantar. Em casos assim, pode-se colocar um conjunto de luminárias pendentes sobre a mesa de jantar que sejam selecionadas de acordo com a forma da própria mesa, mas que esteja em harmonia com o resto do ambiente.

As reinterpretações atuais dos lustres clássicos são de fato um sistema de iluminação de grande impacto e conforto, desenhados especificamente para ambientes integrados modernos. 

9. Nichos iluminados

Mesmo a parede equipada pode dar sua contribuição luminosa à sala. Como? Por exemplo através de compartimentos especialmente abertos e com interiores iluminados. Pequenos nichos com luzes embutidas, adequados para destacar peças decorativas.

10. Lâmpadas icônicas

Se é verdade que a iluminação simples, discreta e às vezes até imperceptível, é uma aliada preciosa para decorar a sala de estar, também é verdade que as versões mais emblemáticas de lâmpadas e lustres tornam-se verdadeiras vantagens para o ambiente. 

11. Iluminação integrada e coordenada

Mas qual o melhor sistema de iluminação para a sala de estar? Em geral, é sempre preferível adotar um sistema integrado e coordenado de várias soluções, a serem planejados de acordo com cada lugar. Lustres e lâmpadas de parede, como também tiras de LED, garantem uma iluminação difusa, enquanto os pequenos pontos embutidos no teto, luminárias de piso com braços direcionais, e as pendentes aperfeiçoarão o único canto ou área funcional.

12. Combinando estilos

Normalmente, uma boa idéia é escolher um sistema de iluminação que inclua peças coordenadas em harmonia estilística, evitando combinações muito contrastantes. No entanto, para quem quer um ambiente com um olhar eclético, pode se atrever com uma mistura entre estilos, desde que haja uma coerência.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine