Paredes de vidro: 7 ideias para dividir o ambiente com elegância e luz natural

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Paredes de vidro: 7 ideias para dividir o ambiente com elegância e luz natural

Josi Monteiro—homify Josi Monteiro—homify
Classic style dining room by T+T ARCHITETTURA Classic
Loading admin actions …

As divisórias de vidro têm um valor estético significativo porque dão uma sensação de amplitude para qualquer ambiente pequeno.

O projeto deve ser comandada por um arquiteto, orientando os profissionais da instalação, para que possam avaliar se as paredes, o teto e o chão são adequados para a parede de vidro, ou ancorando os suportes, e que tipo de vidro é mais adequado ao propósito estético e funcional da sua residência. As possibilidades são diferentes, janelas fixas, portas deslizantes, com moldura ancorada ou com trilhos deslizantes, entre outras ideias. 

É difícil dar indicações de preços, porque o valor dependerá do projeto da qualidade, força, tratamento e desempenho do vidro. Além disso, a instalação, o sistema de ancoragem, o quadro e o tamanho da parede influenciam muito no orçamento. As intervenções nas paredes afetam o preço total, por exemplo, para painéis deslizantes retráteis ou para criar uma abertura parcial de uma parede. A este respeito, deve notar-se que a possibilidade de intervir em separar um espaço deve ser avaliada por um técnico especializado, um engenheiro de construção, que poderá aconselhar o tipo de estrutura que será utilizada para suportar o peso da parede sobreposta. 

Convidamos você a seguir conosco e se inspirar nas ideias dos profissionais da nossa plataforma.

1. Parede de vidro para dividir ambientes

As possíveis soluções são diferentes e mudam de acordo com a distribuição dos ambientes. Para as paredes de partição, na verdade, não significam necessariamente uma estrutura transparente que vai do chão ao teto porque mesmo uma abertura parcial leva ao mesmo resultado de iluminação natural e continuidade do ambiente.

Neste ambiente podemos observar que as divisórias de vidro fornecem apelo visual combinado com uma separação prática de espaços. Elas também dão uma sensação de continuidade, permitindo que a luz e a visão passem.

De luminárias translúcidas clássicas a painéis decorativos vibrantes, essas divisórias de vidro versáteis e lindas brincam com a luz e as formas.

- Se você deseja mais ideias para renovar o seu lar, acesse: Porquê e como isolar termicamente as paredes da sua casa

2. A parede de vidro ilumina o ambiente naturalmente

As divisórias de vidro são uma excelente maneira de trazer a luz natural da sala de estar para a entrada ou para o corredor, eliminando a sensação de fechamento e dando uma visão mais aberta para essas áreas de passagem. A possibilidade de fechar as portas permite evitar que os cheiros dos alimentos ou os ruídos e as vozes cheguem aos quartos.

Neste espaço as divisórias em vidro vem com molduras de metal e refletem estilo ao ambiente. Nesta composição, a primeira coisa que atrai os olhos é a construção das linhas finas de metal, que criam sensação de altura. A cor do metal faz o espaço parecer luxuoso e especial, no entanto, tenha cuidado com as opções de cores, pois podem facilmente sobrecarregar o ambiente.

3. Por que escolher uma partição de vidro?

O vidro, com sua leveza, acrescenta elegância e modernidade ao ambiente e também é um material versátil que pode ser utilizado em qualquer espaço.

Os principais motivos pelos quais uma partição de vidro é geralmente escolhida são: 

  • amplificar e iluminar o ambiente; 
  • entrada de luz natural para as antigas áreas escuras; 
  • permitir a continuidade visual entre áreas destinadas a diferentes funções, mas incluídas no mesmo espaços.

A ampla abertura da parede é coberta por uma porta de correr com divisórias de vidro do chão ao teto. Será perfeito para residências com teto alto. A imagem nos mostra a variedade de materiais e funções que uma divisória pode ter. As portas de vidro são perfeitas para pequenos espaços, abrem a sala e permitem que a luz viaje livremente.

4. Para isolar a sala de jantar

A necessidade de encontrar a concentração para estudar ou para trabalhar requer um um ambiente silencioso ou pelo menos parcialmente sem ruídos. Ao mesmo tempo, se o espaço disponível é limitado, uma divisão de alvenaria poderia remover a luz. Em tais casos, uma parede divisória de vidro pode ser a solução mais prática e visualmente agradável para separar o ambiente e ainda manter o silêncio, assim como podemos ver na acima, onde a sala de estar é separada da sala de jantar. Esta atraente divisória de vidro apresenta molduras de madeira esculpidas, que ajudam a realçar o recanto do ambiente separado, proporcionando uma sensação de quase casulo para eles.

5. Para separar a cozinha

As divisórias de vidro são uma solução amplamente adotada para separar a cozinha da sala de jantar e, mais geralmente, da sala de estar. Quer se trate de uma área de espaço aberto ou de um espaço dedicado à cozinha e à área de jantar, uma partição transparente permite a passagem da luz natural e a continuidade visual entre os ambientes. 

A possibilidade de fechar assegurará que você possa ventilar a cozinha sem passar pelos odores gerados pela preparação dos alimentos ou, possivelmente, o frio quando a janela da cozinha está aberta e as pessoas estão na sala.

Nesta imagem o uso das portas de vidro em toda a extensão da parede, ajuda a definir limites sem obstruções e acrescenta uma sensação de fluxo ininterrupto. Em vez de paredes, partições de vidro transparentes são usadas para separar fisicamente a área da cozinha e sala de estar. A moldura em madeira branca deixa o ambiente mais harmonioso entre os espaços.

6. Parede de vidro para apreciar o exterior

No exemplo, vemos, em vez disso, uma parte de um grande espaço aberto, destinado ao relaxamento e recreação, foi delimitada por uma separação transparente para apreciar a natureza. O resultado é um pequeno oásis verde e a área da piscina protegida das crianças.

Também ajuda o outro lado do deck a ficar em harmonia com o interior da casa, para que se possa apreciar a beleza do jardim sem estar no meio da agitação de um lar.

7. Parede de vidro para apreciar o jardim vertical

Usar portas de vidro ou até mesmo uma parede de portas para se conectar ao seu jardim garante uma sensação real à sua residência, além de maximizar a luz natural e fornecer visualizações ininterruptas de praticamente qualquer coisa que você queira exibir. Uma extensão de vidro ou portas corrediças de vidro do chão ao teto também ajudam a misturar o interior e o exterior.

Como dissemos, uma das maiores vantagens das divisórias de vidro é permitir que a luz natural alcance áreas que seriam excluídas na presença das paredes de alvenaria. Nesta proposta vemos uma bela parede transparente com visão para o jardim vertical, assim a sala de jantar um toque mágico e ar fresco. 

- Continue a sua leitura, acesse: Como fazer uma limpeza energética em casa e atrair prosperidade.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!