O que é que as casas de banho de luxo têm de especial? Nós dizemos-lhe!

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Hélène de Tassigny Modern Bathroom
Loading admin actions …

Neste artigo, vamos falar-lhe sobre casas de banho de luxo. Mas, o que é isso do luxo? Parece-nos que, nos dias que correm, essa palavra tem vindo a adquirir um novo significado. Quando pensamos num espaço luxuoso, se calhar a imagem que nos atravessa a mente já não é propriamente a de um espaço com ornamentos magnificentes e superfícies douradas, mas sim a de um ambiente sofisticado e com elementos de alta qualidade dentro da sua simplicidade. Numa casa de banho, o luxo pode traduzir-se numa banheira antiga de linhas requintadas, numa parede de mármore ou num conjunto toalhas turcas.

Aqui na homify, somos precisamente por essa beleza intemporal associada ao que é singelo, mas especial. Hoje, partilharemos consigo algumas dicas para escolher as peças e o design certos para uma casa de banho de luxo.

Entre connosco no maravilhoso mundo das casas de banho de capa de revista.

1. Os must have de uma casa de banho de luxo

Internal photo Trombe Ltd Modern Bathroom
Trombe Ltd

Internal photo

Trombe Ltd

Como é natural, uma casa de banho de luxo não tem que reunir todas as características que se seguem, mas terá, por certo, algumas.

Veja quais são, a nosso ver, os must have de uma casa de banho de luxo:

Qualidade de acabamentos: o luxo é, antes de tudo, qualidade. Uma casa de banho de luxo deverá ter acabamentos resistentes e, por conseguinte, duradouros. Os materiais mais usados nestes espaços são o mármore, o aço cromado, a cerâmica (cara) e as madeiras nobres. As superfícies espelhadas e envidraçadas são também uma constante nas casas de banho de luxo.

Um projecto de iluminação especial: a iluminação é mais importante do que imagina para o sucesso decorativo de um espaço. Uma casa de banho de luxo deverá ter um projecto lumínico de topo com pontos de luz directa e indirecta e candeeiros de design (statement). Poder regular a intensidade da luz é também uma mais-valia.

Drummonds Case Study: European Retreat, Denmark Drummonds Bathrooms BathroomBathtubs & showers
Drummonds Bathrooms

Drummonds Case Study: European Retreat, Denmark

Drummonds Bathrooms

A banheira perfeita: não há casa de banho de luxo sem banheira até porque poder tomar um longo, quente e relaxante banho de imersão é um dos prazeres desta vida. A banheira é o centro das atenções da casa de banho, uma espécie de diamante que deve ocupar um espaço de destaque e ter um design que sobressaia, seja ele clássico ou moderno. Para além do design, a banheira poderá ter características fora do normal como jactos de hidromassagem, apoio para a cabeça, sistema de aquecimento de água, luzes embutidas, entre outras. Inspire-se nas imagens que acompanham este artigo para escolher a sua banheira.

Mas sem esquecer a cabine de duche: por muito confortável que seja ter uma banheira, também é prático ter uma cabine de duche para o dia-a-dia. A cabine deverá ser espaçosa e poderá conter um assento e jactos para massagem. Deverá ainda ser possível regular a intensidade e a pressão do chuveiro. Pode também ter um chuveiro fixo e outro manual.

Tecnologia: luzes que se acendem automaticamente ao entrar na casa de banho, tampas de sanita que se levantam quando se aproxima, torneiras por sensor, banheiras com luzes embutidas de todas as cores, banheiras que se esvaziam sozinhas quando sai do banho, banheiras com sistemas de massagem com diferentes intensidades: estes são alguns luxos tecnológicos para a casa de banho.

Bons têxteis: toalhas de banho turcas ou de algodão egípcio, uma carpete ou um tapete confortável para pousar os pés depois do banho: aposte nos têxteis para usufruir do espaço com pleno conforto. Além do mais, não se esqueça que os têxteis são decorativos e completam o estilo da casa de banho.

Lareira: quem resiste às chamas a crepitar numa lareira? Já se imaginou a tomar um banho de imersão mesmo em frente a uma? É, sem dúvida, o verdadeiro luxo! 

Arquitectura e design de excelência: as casas de banho de luxo inserem-se, por norma, em casas e apartamentos projectadas por arquitectos de renome, o que lhes confere, de imediato, acrescido valor.

2. Decoração de uma casa de banho de luxo

Drummond's Case Study: London Townhouse, Notting Hill Drummonds Bathrooms BathroomBathtubs & showers
Drummonds Bathrooms

Drummond's Case Study: London Townhouse, Notting Hill

Drummonds Bathrooms

Para além das características do espaço e daquilo que ele inclui em termos de acabamentos, iluminação, tecnologia e equipamento, o luxo materializa-se na decoração. É a decoração que, verdadeiramente, personaliza uma divisão e nos deixa a saber mais sobre quem a utiliza. Como decorar uma casa de banho de luxo?

Eis as nossas sugestões:

Sofás, poltronas ou banquetas: as casas de banho de luxo são quase sempre verdadeiros spas privados pelo que merecem uma decoração à altura. Incorpore no espaço uma bonita poltrona ou um sofá com um estofo em capitonê, por exemplo. Estas peças são úteis, decorativas e, acima de tudo, oferecem conforto aos espaços.

Candeeiros luxuosos: pode tornar o ambiente mais especial com um candeeiro de design ou um candeeiro antigo de lustre e cristal. Nada chama mais a atenção do que um belo candeeiro a coroar uma banheira luxuosa.

Bandejas: as bandejas são aquela peça statement e a melhor parte é que se encontram bandejas francamente bonitas a preços muito acessíveis. Nas casas de banho de luxo, é comum vermos bandejas como suporte para perfumes, maquilhagem ou até para toalhas pequenas de mão para as visitas. As caixas (tipo caixa de jóia) também compõem a decoração.

Conjunto para beber chá ou café: uma casa de banho de luxo é um espaço de repouso e de relaxamento. Tal como num spa, reserve um recanto da divisão para ter um bule eléctrico e/ou uma máquina de café com chávenas bonitas para poder bebericar aquilo de que mais gosta enquanto toma o seu banho de imersão.

Toucador: para além do lavatório e da superfície ao redor, insira um toucador no espaço só para se arranjar, pentear e/ou maquilhar! Complemente-o com uma cadeira estofada confortável e com um bonito espelho.

Espelhos: para além de darem dimensão aos espaços, os espelhos também lhes emprestam beleza e sofisticação. Favoreça espelhos com molduras interessantes, retro-iluminados ou embutidos. Tudo depende do estilo da casa de banho.

Flores e plantas: todos os espaços ganham quando decorados com flores e plantas. Mostre que está atento aos detalhes e decore a casa de banho com uma ou outra jarra com um arranjo de flores graciosas como jasmins ou orquídeas.

Velas: as velas rematam a decoração de qualquer espaço. Espalhe velas—aromáticas ou não—pela sua casa de banho para gerar um ambiente zen.

3. Os materiais mais usados nas casas de banho de luxo

Mármore: o mármore é um material que associamos inevitavelmente ao luxo. É extremamente durável e empresta, por certo, aos espaços uma certa sensação de indulgência e de extravagância. Para mais, tem uma beleza clássica e intemporal. Embora os mármores nacionais sejam mais baratos, é mais fácil encontrar, nas lojas, os mármores importados. O preço varia consoante a cor e as características. Quanto mais liso e claro for o mármore, mais caro. Os mármores brancos importados são os mais caros. A eles sucede-se o mármore travertino e o imperador.

Aço cromado: o aço cromado gera aquele efeito sharp que se procura numa casa de banho moderna e minimalista. É resistente (mas não mais que o aço inox), pelo que se trata de uma boa escolha para espaços com as características da casa de banho (humidade, temperatura alta, uso diário, etc.). Este material com prestígio está disponível em diferentes acabamentos.

Madeira: a madeira está sempre está sempre entre as escolhas no que à materialidade de um espaço concerne. É versátil, apelativa e tem uma performance surpreendentemente boa em ambientes húmidos. Entre a lista das melhores madeiras, temos a madeira de ébano que tem uma maravilhosa superfície lisa e suave, o mogno, o sândalo ou a teka.

Metais: use metais dourados, acobreados e prateados nos pormenores como torneiras, puxadores, nos chuveiros e até na própria maçaneta da porta.

Azulejos, porcelana e cerâmica: são os materiais mais usados nas casas de banho e existem numa panóplia de estilos, preços e com diferentes acabamentos.

Papel de parede: não é comum encontrarmos papel de parede nas casas de banho, pelo que a mera introdução deste material no projecto faz logo a diferença. Ao escolher, não se esqueça que o papel deve ser resistente à humidade.

​4. Papel de parede na casa de banho

Por vezes, os nossos leitores questionam-nos sobre o uso de papel de parede na casa de banho. É possível? Sim, é. O papel de parede tem o poder de marcar o carácter de um espaço. Não há melhor forma de tornar um ambiente mais estimulante do que com uma ou duas paredes revestidas com papel de parede. Pode ser colorido ou não, com ou sem textura e até lavável. Para as casas de banho, aconselhamos o uso de papéis de parede de vinil. São resistentes à humidade e à limpeza. Numa cozinha, são também a melhor opção já que não absorvem gordura.

5. Quanto custa projectar uma casa de banho de luxo

O custo de uma casa de banho pode variar largamente. Vai começar a construí-la do zero? Vai remodelar a sua? Pensa pagar a um decorador, arquitecto ou designer? Pondera usar produtos nacionais ou internacionais? Que tamanho tem o espaço? Como vê, são vários os factores que têm impacto no orçamento final.

A melhor opção é sempre entrar em contacto com várias empresas de design de casas de banho. Consulte os portefólios de cada uma para ficar a conhecer projectos já terminados e para escolher os profissionais com cujo estilo mais se identifica. Fale com eles sobre as ideias que tem para o espaço, esteja aberto a opiniões e novas ideias e peça orçamentos. Convém, pelo menos, pedir três orçamentos para comparar. Apesar de o valor, como lhe dissemos, ser imensamente relativo, o custo de uma casa de banho de luxo andará entre os 30 000€ e os 65 000€.

Veja 10 das mais luxuosas casas de banho da homify!

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!