O projecto da casa perfeita

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
PROJEKT DOMU ASTRID (MAŁA) G2 , Pracownia Projektowa ARCHIPELAG Pracownia Projektowa ARCHIPELAG Modern Houses
Loading admin actions …

Hoje, vamos explorar o surpreendente projecto de uma casa de estilo moderno. A tipologia desta moradia adequa-se às necessidades de uma família tradicional, tendo, no entanto, sido projectada para estar na vanguarda em muitos aspectos.

Estamos perante uma casa localizada nos subúrbios, perto do campo. Apesar disso, o estilo escolhido para a casa é moderno, ainda que tradicional em termos de formato. Podemos, portanto, falar sobre um projecto que chegou a um bom compromisso entre estilo, design e funcionalidade.

A moradia foi projectada pelo estúdio polaco Archipelag que realizou, posteriormente, a construção. Vamos conhecer o projecto em pormenor.

O projecto

fachada é, principalmente, composta por paredes brandas rebocadas alternadas com paredes em pedra e em madeira, uma mais fria, outra mais quente, respectivamente. A casa tem dois níveis: no piso térreo está a sala de estar completa e um terraço; no piso superior encontra-se a área de dormir.

A moradia está bastante optimizada pelo que, olhando para esta fotografia, parece uma casa de luxo. Contudo, foi conseguida com um orçamento limitado.

As traseiras

De uma perspectiva superior, podemos ter uma ideia mais clara deste edifício com destaque para a parte de trás. A casa está rodeada por um grande jardim que é, sem dúvida, uma das suas melhores características. A sala de estar abre-se para o exterior através de grandes portas de vidro deslizantes.

No telhado, podemos distinguir um sistema de painéis fotovoltaicos. Para iluminar os andares superiores, sem varandas, optou-se pela inserção de clarabóias que, visualmente, complementam a própria planta.

A sala de estar

Chegamos, finalmente, ao interior da casa. Como mencionámos, o piso térreo integra uma ampla sala de estar bem conectada com o grande jardim. Os interiores foram projectados para acomodar o jovem casal com dois filhos que encomendou o projecto. A sala é o espaço mais importante da casa. Neste caso, possui um design fresco e moderno complementado por notas de cor que o tornam muito mais interessante, assim como alguns elementos de mobiliário e pormenores arquitectónicos curiosos como o espaço para arrumar a lenha.

Cozinha

Atravessando a sala de estar, chegamos à cozinha. Aqui, o mobiliário desenvolve-se em forma de “U” ao longo da parede. O principal destaque é a incrível luminosidade deste espaço que, juntamente com os móveis claros e modernos, o tornam arejado e agradável. Cozinhar ou lavar a louça com a natureza a entrar pela janela é, sem dúvida, muito mais apetecível. Repare ainda que, ao contrário dos armários inferiores, os superiores incluem portas em vidro fosco. Porque não optar por esta solução em sua casa?

A entrada

Voltemos ao exterior. Nesta imagem, podemos ver a entrada principal que acolhe de forma hospitaleira os moradores e os convidados. Para além disso, o seu posicionamento mais recuado garante total privacidade e até uma maior sensação de segurança. A casa, ainda que pequena, inclui também uma garagem muito bem disfarçada que se mistura na perfeição com o conjunto.

Para acabar

Terminamos com uma espectacular vista nocturna da casa que acabámos de conhecer. O jardim bem iluminado, a espreguiçadeira e as luzes douradas no exterior formam uma composição familiar encantadora.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine