Impressionante: a reforma que transformou uma residência por completo (com a planta baixa!)

Nicole Nunes—homify Nicole Nunes—homify
Casa del Porche de Piedra, LLIBERÓS SALVADOR Arquitectos LLIBERÓS SALVADOR Arquitectos Single family home
Loading admin actions …

Frequentemente, com o passar dos anos, as casas precisam de uma intervenção intensa, algo que mude o seu aspecto por completo. Às vezes, ao comprar uma casa já construída, é necessário adequa-la aos gostos pessoais dos novos moradores, ou ainda, simplesmente modernizar um lar que já é habitado há anos pela mesma família. Independente dos motivos, uma renovação total é sempre bem-vinda.

E por falar em renovação total, hoje nós vamos conhecer o projeto impressionante que transformou uma residência por completo. A sua estrutura não foi integralmente modificada, mantendo viva a essência da casa, no entanto todos os seus revestimentos foram substituídos, algumas intervenções pontuais foram realizadas nas fachadas, e o seu interior foi modernizado.

A partir de sua fachada é difícil acreditar que se trata da mesma casa, mas venha conosco e conheça mais sobre o antes e depois deste projeto. Inclusive, temos as plantas de antes e depois para compartilhar com você!

Fachada principal antes

Começamos o nosso tour com uma imagem da situação em que a fachada principal encontrava-se antes da intervenção arquitetônica. Como vemos, a casa via-se um tanto antiquada, com o jardim frontal danificado e uma pintura desgastada. Os toldos para protejer o terraço frontal eram uma solução que estaria bem para resolver um problema temporariamente, pois não eram os mais atraentes. 

A fachada nova

Impressionante! A fachada nova é completamente diferente da que vimos anteriormente, mas como sua estrutura principal não foi modificada ainda podemos notar alguns detalhes que indicam tratar-se da mesma residência (para os que não acreditam). A porta principal e as janelas continuam na mesma posição, bem como o terraço frontal e a escada que dá acesso ao mesmo.

Cobertura nova

Sem dúvidas, os elementos que se sobressaem neste ambiente são o revestimento de pedras rústicas e a cobertura nova, com uma estrutura de madeira aparente. As vigas e os pilares de madeira entram em total harmonia com as pedras robustas, dando um toque rústico e campestre à nova casa.

Entrada principal

Antes de explorarmos os demais ambientes deste lar, visitaremos o acesso da casa, que também foi totalmente renovado. Bem como vemos, além da grama ressecada, os limites do jardim já estavam quebrando e clamando por uma intervenção.

De muro novo!

Agora, a entrada principal conta com um muro completamente novo que está em equilíbrio com a nova fachada, todo feito com as mesmas pedras robustas e rústicas. Apenas com um portão de acesso, o jardim frontal da casa ganhou mais privacidade e discrição. 

Piscina antes

Uma agradável surpresa! Seu jardim frontal é mais espaçoso do que imaginávamos e inclui uma piscina para otimizar a área de lazer da casa. No entanto, a mesma também via-se antiquada, com revestimentos, tanto internos quanto externos, já bastante antigos.

Por outro ângulo…

A partir deste ângulo, também notamos que o piso seco da área de lazer não era dos mais agradáveis e atraentes. Puro concreto, sem nenhum tratamento ou revestimento.

Agora, uma área de lazer mais confortável…

E como já era de se imaginar, a piscina toda entrou no projeto de reforma!

… E muito atraente!

E não apenas a piscina foi renovada, como toda a área de lazer. Onde antes havia um piso de concreto que parecia não ter sido finalizado, agora há um piso cerâmico, material que entra em harmonia com a pedra e a madeira da nova fachada. 

Planta antes

E antes de conhecermos um pouco mais dos seus ambientes internos, que tal comparar a transformação deste lar a partir das plantas de projeto?

Planta atualizada

Como vemos, o terraço foi ampliado e a piscina sofreu uma pequena alteração para facilitar o acesso. O desenho de piso da área externa também sofreu pequenas alterações e agora é mais moderno. Por dentro, os cômodos foram reformados para ganhar tanto mais espaço quanto um layout mais despojado e contemporâneo.

Cozinha

Os ambientes internos sofreram algumas alterações a fim de ganhar mais espaço, iluminação natural e um layout moderno. A cozinha nova conta com uma distribuição em L que traz mais praticidade ao dia-a-dia dentro deste espaço. O tampo da bancada é todo vermelho, incorporando mais estilo e originalidade ao ambiente.

Quarto

Em contraste com os ambientes externos, o interior da casa é completamente moderno. No quarto, os tons neutros predominam e toques mais vivos ficam por conta dos detalhes decorativos, como a roupa de cama.

Banheiro

O banheiro também é todo moderno, com superfícies brancas e lisas, com exceção da parede da banheiro que possui um revestimento de pedras, detalhe que remete ao estilo rústico da fachada principal.

Corredor

A distribuição dos cômodos internos é feita a partir de um corredor, que apesar de não seu muito amplo recebe bastante iluminação natural. Além disso, as cores claras que foram utilizadas neste ambiente trazem uma sensação de amplitude e frescor.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine