Escadas interiores—muito mais do que acessos!

Stairs, EMME Atelier de Interiores EMME Atelier de Interiores Stairs
Loading admin actions …

Escadas interiores… Quem não gosta delas? Subi-las é mais controverso, mas apreciá-las como parte integrante do estilo interior de tantas casas é normalmente um prazer! 

No entanto quando chega a hora de escolher as escadas certas para uma casa nossa as dúvidas assaltam-nos. Como escolher? Qual é o material mais durável? Que tipo de escadas se adapta melhor ao meu caso? A escolha é muito variada e, na verdade, pode não depender exclusivamente do nosso gosto, seja numa casa nova ou numa renovação. As condicionantes espaciais podem deitar por terra tanto os nossos sonhos de grandeza como as nossas modestas aspirações. 

Se está perante este dilema nós na homify estamos aqui para ajudar e não queremos que lhe restem dúvidas! Venha connosco, descubra as respostas às suas perguntas e perceba o que deve ter em conta na hora de planear as escadas da sua nova casa.

Escadas!

Já o dissemos:—as escadas são elementos fundamentais na arquitetura! São elas que permitem transitar entre pisos e por isso em termos profissionais são chamadas de núcleos de circulação vertical

Mas quando falamos de escadas na realidade estamos referir-nos a um circuito, mais ou menos linear, composto de degraus, suporte, corrimão e muitos outros elementos, que variam conforme o tipo de construção deste elemento funcional. Na prática isto traduz-se numa grande variedade de formas, materiais e acabamentos de deixar qualquer um confuso. No entanto planear uma secção de escadas não é uma ciência oculta! Apesar de normalmente serem, e deverem ser, planeadas por um arquiteto pode tentar fazê-lo sozinho, como se vê no artigo ’Como calcular e projetar você mesmo uma escada!’ Se não conseguir fazê-lo sozinho pelo menos terá uma noção exata do que pretende e das dimensões mais apropriadas para mostrar ao profissional que contratar! 

As escadas interiores fazem parte do núcleo funcional de qualquer casa com mais de um piso, e por isso devem estar bem integradas no estilo da própria construção para haver equilíbrio, mesmo se depois decidir por um caminho de decoração totalmente diferente. Se é um apaixonado por escadas atreva-se a fazer das suas o ponto central do estilo de sua casa!

Nunca se esqueça, seja na compra de uma casa, ou na planificação de uma construção,  garanta que as escadas têm as seguintes características:

- Largura mínima da entre 80 e 90 cm; 

- Degraus com profundidade de 25 cm e 19 cm; 

- Corrimão num dos lados, pelo menos;

- Pavimento anti-derrapante nos degraus.

Que formato escolher?

E chegamos ao núcleo do problema que enfrentamos de imediato quando estamos a construir ou a renovar uma habitação:—que formato de escada escolher?

A resposta a esta questão não é imediata e deve ter em conta diversos fatores, mas antes de mais é importante saber que modelos existem, de forma resumida.

Escadas retas:

- escadas de uma só direção—são a mais vulgares e permitem transpor a altura através de um ou mais lances de escadas sem mudança de direção.

- escadas em L—têm uma inflexão de 90º para um dos lados, feita através de um patamar ou de degraus em leque.

- escadas em U—semelhantes às anteriores mas com uma mudança de direção no sentido contrário ao do lance inicial. São estas da imagem, um trabalho do SHI Studio!

Escadas curvas:

- escadas em caracol—têm um eixo central donde de onde partem os degraus em leque, permitindo a subida em espiral.

- escadas curvas—são escadas com curvas no percurso, mas sem eixo central, o que muitas vezes paz parecer que flutuam no ar.

Para decidir o formato a escolher é preciso ter em conta o seu gosto e o estilo da própria habitação, e depois pesar os prós e os contras de cada modelo.

Prós e contras:

- escadas com uma só direção—estas são as escadas mais comuns pois são fáceis de desenhar e de construir, mas as desvantagens podem não compensar a escolha. Estas escadas, sobretudo no interior por serem usadas muitas vezes, podem tornar-se incómodas e inseguras devido à sua inclinação, especialmente quando o espaço não é muito. O espaço que ocupam também é uma desvantagem, não sendo adequadas para áreas pequenas. 

- escadas em L  em U—estas escadas ocupam menos espaço do que as anteriores, permitindo uma subida mais suave dos lances, e por isso são muito indicadas para escadas de interior, no entanto são mais difíceis de planear e podem bastante mais caras do que as anteriores.

- escadas em caracol—estas escadas são compactas e bastante baratas, pelo que são ótimas escadas interiores. Têm também uma estética única e uma graça inconfundível que podem ser uma mais-valia para o estilo dos interiores da sua habitação. No lado das desvantagens é importante dizer que a sua subida pode tornar-se difícil para pessoas com dificuldades de mobilidade e a largura desigual dos degraus pode gerar acidentes, sendo por isso menos recomendadas para casas com crianças ou idosos.

Personalizadas ou pré-fabricadas? Os preços!

Esta é uma escolha delicada, uma vez que os preços podem variar bastante… As escadas personalizadas, desenhadas e construídas à medida do espaço, serão à partida mais caras, sendo que o valor vai depender diretamente dos materiais escolhidos, como veremos mais à frente. Neste caso o melhor é apresentar os seus gostos ao arquiteto responsável pelo projeto e deixar que seja ele a indicar-lhe o preço em função das suas especificações e do desenho. Mas para ter uma ideia saiba que uma escada simples, sem revestimento ou qualquer outro acabamento pode custar mais de 170 Euros por metro quadrado (só mesmo a estrutura em betão armado da escada)! 

As escadas pré-fabricadas apresentam-se em muitos modelos e materiais, como uma opção mais em conta, mas como menos opções estéticas. As escolhas pré-fabricadas apontam normalmente para escadas de ferro, escadas de madeira ou uma combinação destes materiais. Mas cuidado com ideias pré-concebidas! Atualmente existem no mercado empresas que fabricam e instalam escadas modulares com tantas alternativas de combinações para personalização que podem ficar mais caras do que as construídas ’in loco’! 

Outra vantagem de escolher escadas pré-fabricadas é a garantia de cumprirem com todos os regulamentos, coisa que pode não conseguir com profissional mal escolhido.

Em Portugal uma escada de ferro pré-fabricada reta, com um desenho industrial muito simples, para uma subida de 2,9m custa-lhe cerca de 700 euros. Uma escada de madeira de pinho com as mesmas características pode custar-lhe apenas 100, mas tenha em conta a manutenção e a durabilidade.

Como planear a instalação de umas escadas pré-fabricadas

Se optar pelas escadas pré-fabricadas há todo um planeamento que deve ser feito. Normalmente os fornecedores ajudam e põem à disposição do cliente um profissional para o ajudar a acertar nas medidas com o modelo escolhido, e até para dar sugestões importantes.

Mas se escolher a via faça você mesmo é importante saber como fazer:

- em primeiro lugar é importante que as escadas escolhidas sejam compatíveis com o espaço disponível, por isso já deverá ter ido em conta os modelos disponíveis e avaliado as vantagens e desvantagens para o seu caso, como explicámos atrás.

- deverá medir muito bem a área do compartimento onde a escada será instalada e tentar perceber com exatidão que espaço irá a escada roubar, tendo em conta que uma escada demasiado estreita poderá representar alguns perigos. 

- Se pretende uma escada em caracol perceba se pode instalar um modelo que não tenha as medidas mínimas de 1,20m e diâmetro, mas não se esqueça de deixar pelo menos 10 cm entre a escada e a parede, ou paredes, para poder passar a mão pelo corrimão em segurança. Isto significa que a abertura no piso tem de contemplar essas medidas.

- nunca se esqueça de solicitar todas as garantias referentes ao elemento. Isso vai assegurar-lhe que as escadas que adquirir serão seguras e duráveis.

- há escadas que precisam de elementos de fixação à parede, por isso tem de se certificar de que está estruturalmente apta para suportar a carga.

O estilo!

Como harmonizar o estilo das escadas com o estilo da casa? Esta é uma questão importante, mas lembre-se que o mais importante é o equilíbrio estético, muito mais do que ter um estilo específico. 

Se bem que as escadas podem ser por si próprias um elemento criador de uma determinada tendência, como as escadas de madeira maciça e com textura apontam para um estilo rústico, isso não é uma obrigatoriedade. O estilo eclético é o mais livre, e permite-lhe misturar elementos diferentes, mas também é o mais arriscado, pois pode ficar pouco equilibrado.

Assim tem dois caminhos:—ou segue a tendência estilística da casa e escolhe umas escadas dentro dessa estética, ou opta por romper com o look pré estabelecido e usa as escadas como elemento de contraste.

Se costuma mudar de ideias e de estilo com frequência aconselhamos a que opte por escadas simples, com menos impacto visual, mas que façam brilhar a decoração. As escadas de madeira simples, ou com elementos de madeira (como o revestimento dos degraus), são excelentes para conciliar com qualquer estilo que lhe apeteça.

As escadas interiores de casas modernas devem ser também modernas, pois colocar umas escadas clássicas num ambiente vanguardista vai ficar somente estranho. Uma ideia perfeita para habitações moderna e minimalistas são as escadas suspensas, fixadas na parede ou suportadas por cabos… Se revestidas de um material de cor semelhante à das paredes vão parecer etéreas, camuflando-se no ambiente e tornando a área visualmente mais ampla. Se revestidas de um material ou cor contrastante vão surgir como um elemento visual de destaque, em torno do qual pode gravitar todo o estilo do espaço!

Escadas interiores madeira

designer para lhe proporcionar as

aqui

Materiais e acessórios

As escadas interiores de betão são um clássico da modernidade, e as novas tecnologias de utilização deste material tornam estas escadas perfeitamente adaptáveis a qualquer habitação. E não se esqueça dos revestimentos… Uma escada de betão pode ter degraus ou outros elementos revestidos de madeira, ferro ou aço! 

As misturas de materiais, associadas a designs arrojados e originais, como as escadas da imagem estão muito na moda e ficam perfeitas. 

Quando pensar no material para as suas escadas foque-se no estilo que pretende, mas não descure o preço, a durabilidade e a manutenção. Umas escadas interiores de betão terão uma durabilidade equivalente à da própria casa e pode personalizá-las de várias maneiras, seja com revestimento dos de graus ou com outro corrimão. O corrimão pode ser um elemento de muita personalização de umas escadas! Embora haja quem prefira que ele não exista, a instalação de um corrimão acaba por ser consensual por motivos de segurança e funcionalidade. 

Se adora escadas de madeira lembre-se de investir em qualidade! A madeira precisa de muita manutenção ao longo dos anos, podendo ganhar folgas e começar a fazer ruídos incómodos se for de má qualidade ou não tiver a manutenção necessária. O metal também é uma aposta interessante para o interior, sobretudo quando há uma tendência para ambientes mais industriais. 

As escadas de metal podem ser em ferro forjado ou aço inoxidável, mas com estas últimas há que ter cuidado com promoções em pechinchas… Antes de comprar confirme se é mesmo aço inoxidável aproximando-lhe um íman. Se o íman colar não é aço inoxidável e vai ficar com umas escadas manchadas com corrosão dentro de algum tempo. 

Por último, seja qual for a escada que escolher não se esqueça de a iluminar convenientemente. Um bom projeto de iluminação das escadas interiores não só as vai tornar mais seguras (o perigo que é ter escadas mal iluminadas!), como vai dar-lhes o destaque que merecem!     

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine