12 quartos pequenos, mas com grandes ideias para se inspirar

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

12 quartos pequenos, mas com grandes ideias para se inspirar

Fernanda Maranha—homify Fernanda Maranha—homify
 Bedroom by MINBAI, Modern
Loading admin actions …

Quando o espaço do quarto é pouco, é preciso buscar soluções para otimizar cada metro quadrado. Para isso, antes de tudo, é preciso identificar o elemento que não pode faltar: a cama.

Nesse sentido, algumas das possíveis soluções podem estar intimamente ligadas com a cama. Neste livro de ideias vamos compartilhar 12 ideias muito eficazes para um quarto pequeno. Inspire-se conosco!

1. Cores neutras ou claras

Se já pensou de algumas maneiras mas sempre chega à conclusão que por mais que abra mão de itens, não há maneira de ganhar espaço em seu quarto, experimente incluir cores neutras e claras, porque as cores mais fortes podem causar fadiga visual.

Você pode iniciar com a roupa de cama que é fácil de instalar. Se gostar do resultado, com mais tempo pode começar a ter as paredes e móveis com esses tons.

2. Cama dobrável

Uma cama que se dobra ou se esconde em um buraco da parede é uma solução excelente para os quartos com tamanho limitado, já que com esse mecanismo sobre espaço livre para a circullação.

3. Adaptar a cama ao espaço

Se seu quarto além de ser pequeno tem uma forma peculiar, mude a sua cama para um lugar que te ajude a aproveitar o máxmo que puder da estrutura do cômodo. Por exemplo, se o teto é inclinado que na parte mais baixa fique o pé da cama, e na mais alta, a cabeceira, posto que por conforto e funcionalidade, se precisa de mais espaço na parte alta do que na baixa.

4. Cama bem alta

Aproveitar o espaço de um quarto pequeno também implica em tirar proveito das dimensões do piso ao teto. Uma cama alta pode ser a maneira que te permitirá usar o espaço debaixo dela, e também, com prateleiras, utilizar as áreas mais altas.

5. Espaço branco e pequeno

Quando o espaço é escasso, a regra de ouro é optar pelo branco e cores claras para criar uma ilusão de ótiva. Comece pintando a área ao redor da cama para que veja, antes de dormir e ao despertar, com essa vista começará a creer que seu quarto já não é tão pequeno como antes, e tudo graças à claridade.

6. Janela desenhada acima da cama

Se por casualidade seu quarto não tem janela, você pode simular uma bem acima de sua cabceira, com desenhos, adesivos ou quadros. Isso dará uma perspectiva de abertura e extensão.

7. Dimensões menores na cama e seus contornos

Se não há espaço de sobra, não é uma boa ideia ter em um local pequeno, móveis muito grandes, é totalmente incoerente. O melhor é ter concordância: no quarto pequeno, a cama e os outros móveis também dever ser.

8. Cama com prolongação estratégica

Se você conta com espaço a frente da cama, instale um sofá, banquinho ou baú; desse modo você prolonga um pouco a cama e ocupa espaço sem ter que sacrificar outras áreas.

9. Proximidade entre entrada, janela e cama

Atreva-se a colocar sua cama na mesma parede onde tem a porta ou as janelas maiores. Com isso conseguirá uma acomodação mais estratégica, pois será apenas uma parede ocupada por itens que em um quarto não podem faltar.

10. Cama mais estreita

A cama de solteiro tem uma largura muito eficaz para dormir serenamente. De fato não é adequada para duas pessoas, mas se o quarto é de apenas uma pessoa, não é uma ideia ruim enquanto mantiver seu conforto.

11. Banheira perto da cama?

Quando o espaço é muito reduzido, se permitem muitas coisas, especialmente quanto ao conforto. Por exemplo, não é mal visto, como este exemplo nos demonstrar, ter perto da cama artigos de banheiro ou vestuário, sempre que o seu conforto não seja afetado.

12. Base da cama e piso: relação íntima

Sem muitos móveis, você pode ter um quarto que, apesar de pequeno, seja completamente funcional. Ainda é possível criar um design interior em que existam formas que funcionem como móveis—como a base da cama acima. Com isso terá menos móveis no quarto.

 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!